Presidente do TRF2 reúne-se com presidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil

Publicado em 24/08/2017

O presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes, recebeu no seu gabinete, na quinta-feira, 24/8, o presidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, da OAB, o advogado Humberto Adami. A visita foi prestigiada também pela advogada Suzimar Clementino, que integra a comissão estadual da seccional fluminense da OAB, sobre o mesmo tema.

 

André Fontes, Suzimar Clementino e Humberto Adami
André Fontes, Suzimar Clementino e Humberto Adami

 

Na ocasião, Humberto Adami apresentou ao desembargador um relato das atividades culturais e acadêmicas desenvolvidas pelas duas Comissões e convidou André Fontes para tomar parte em eventos que estão sendo produzidos, ainda no segundo semestre deste ano.

O mais próximo desses eventos está agendado para acontecer em setembro, na sede da OAB no Rio de Janeiro. O presidente do TRF2 deverá palestrar sobre o manejo do meio ambiente pelas comunidades quilombolas e indígenas, com a finalidade de alimentação e produção de medicamentos, em um congresso que discutirá “A Gastronomia e a Reparação da Escravidão”.

André Fontes é autor de um trabalho acadêmico, promovido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), sobre a transferência inversa de tecnologia. O estudo do professor e desembargador abordou as pesquisas realizadas por laboratórios europeus, feitas com plantas brasileiras, a partir do conhecimento dos povos tradicionais. Várias dessas pesquisas acabaram resultando na produção de fármacos depois comercializados globalmente: “É motivo de grande satisfação a lembrança do dr. Humberto Adami, que, dentre outras qualificações, figura ao lado das grandes personalidades do movimento de reconhecimento do direito à reparação e à indenização da comunidade negra, pela escravização, em razão da sua combativa atuação no Instituto de Advocacia Racial e Ambiental, o IARA”, afirmou André Fontes, durante a visita.

Compartilhar: