Presidente e corregedor regional do TRF2 visitam o Comando Aéreo Leste, no Rio de Janeiro

Publicado em 02/09/2021

O presidente e o corregedor regional do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargadores federais Messod Azulay e Theophilo Miguel, visitaram nesta quinta-feira, 2/9, o Comando Aéreo Leste, no centro do Rio de Janeiro, onde foram recebidos pelo comandante da instituição, major brigadeiro Luiz Guilherme Silveira de Medeiros. Na data, os magistrados conheceram as instalações da unidade responsável pela representação do Comando da Aeronáutica nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Também participaram do encontro o juiz federal auxiliar da Presidência do TRF2, José Arthur Diniz Borges, o coronel aviador Eduardo Almeida da Silva, assessor de relações institucionais do Comando Aéreo Leste e o subcomandante da unidade, coronel aviador Filipe Fernandes Moreira, que fez uma detalhada apresentação da história, da missão, da estrutura e das atividades desempenhadas pelo órgão incumbido da gestão administrativa da Força Aérea nos três estados.

Em sua explanação, o militar destacou o percurso do Comando Aéreo Leste, organizado em 2020 a partir do antigo III Comando Aéreo Regional (Comar), que remonta à criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941. Em seguida, o coronel aviador Filipe Moreira discorreu sobre os recursos de equipamentos e humanos empregados pela força na proteção do espaço aéreo sob responsabilidade do Brasil, que se estende além das fronteiras, sobre o Oceano Atlântico, atingindo 22 milhões de quilômetros quadrados. Ele explicou, ainda, que o Comando Aéreo Leste atua nos eventuais litígios judiciais envolvendo, principalmente, o patrimônio da Força Aérea.

Dirigindo-se ao brigadeiro Luiz Guilherme Medeiros, o presidente Messod Azulay agradeceu a oportunidade de conhecer mais sobre a importância estratégica do órgão e se declarou muito impressionado com os avanços tecnológicos da instituição: “É indiscutível a qualidade e o grau de profissionalismo atingidos pela Aeronáutica. Tenho certeza de que sua gestão muito tem contribuído para esses resultados. Tivemos aqui uma apresentação de algo que só pode ser obtido graças a uma grande adesão, resiliência e capacidade de absorção e desenvolvimento de tecnologia e conhecimento, por parte de todos os envolvidos” declarou.

A partir da esquerda: Cel. Av. Eduardo Almeida da Silva, Des. Fed. Messod Azulay, Maj. Brig. Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, Des. Fed. Theophilo Miguel, J.F. José Arthur Diniz Borges e Cel. Av. Filipe Fernandes Moreira

 

 

Compartilhar: