Revista Habeas Data Criança Cidadã: CCJF para menores

Publicado em 23/10/2009

Proporcionar experiências diversas sobre a arte de contar histórias. Com esse objetivo, o Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) oferece oficinas que visam a despertar esse dom nos participantes, através de exercícios, brincadeiras e contações. Após os quatro encontros previstos no curso, o aluno percebe que todos nós passamos a vida contando histórias e criando narrativas de nossa própria existência. Afinal de contas, a vida é uma história que cada um contribui para inventar.
        Ainda no mês de outubro, o CCJF promoverá oficinas de reciclagem artística, não só para crianças, mas também para a terceira idade. O objetivo é garantir aos participantes a oportunidade de transformar seu “lixo” (tampinhas, rolhas, rolos de papel higiênico, filtros de café usados e secos, botões, bijuterias, e o que mais a imaginação inventar) em arte, preparando, desde já, seus presentes de natal sem nenhum custo. O programa estimula a criatividade, conscientizando para a questão socioambiental.
       Outra atividade desenvolvida pelo CCJF é programa de “Visitas Orientadas” para alunos de escolas das redes pública e privada, dos ensinos fundamental, médio ou superior. Além do passeio pelo espaço, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a história do prédio do CCJF, que foi sede do Supremo Tribunal Federal de 1909 a 1960, incorporando, nesse contexto, a reforma urbana do prefeito Pereira Passos, a inauguração da Avenida Central (atual Rio Branco) e a história do próprio Rio de Janeiro, como capital do Brasil. Na ocasião, os estudantes também são brindados com uma  pequena palestra sobre a reforma Haussman, que mudou as feições de Paris no final do século 19, e a influência francesa no Rio de Janeiro. O programa propõe, ainda, uma reflexão sobre preservação do patrimônio, cultura, justiça e sociedade.
        O CCJF fica na Avenida Rio Branco, nº 241, Cinelândia e os agendamentos devem ser feitos de segunda a sexta, das 12h às 19h. Mais informações também podem ser obtidas nos telefones 3261-2552, 3261-2567 ou através do e-mail edu.ccjf@trf2.gov.br.

 

A íntegra da matéria acima pode ser lida na versão eletrônica da revista Habeas Data Especial – Criança Cidadã, que você pode acessar clicando aqui.

Compartilhar: