Rio de Janeiro ganha Cartilha com direitos das pessoas com deficiências*

Publicado em 13/12/2017

Na última quarta-feira, 13 de dezembro, o salão nobre da Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi palco do lançamento da “cartilha dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, promovida pela vereadora Luciana Novaes. Entre os convidados presentes, estavam a juíza federal e presidente da Subcomissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRF2, Claudia Valeria Mello. Em novembro, o Tribunal promoveu em sua sede no Rio de Janeiro, o “I Fórum Nacional de Acessibilidade e Inclusão – Fonaci”.

A cartilha dos Direitos da Pessoa com Deficiência é o resultado da demanda vista diante da falta de informação sobre esses direitos tão fundamentais para garantir maior autonomia e dignidade para às pessoas com deficiência.

Em uma das falas das pessoas presentes na plateia, o cientista social Everton Sampaio (deficiente visual) disse: “Temos que usar essas leis, e o legal da cartilha é que ela é simplificada, com uma linguagem acessível. É muito importante que as pessoas tenham acesso aos seus direitos. É cobrando mais que vamos criar a cultura de que somos todos iguais”, afirmou.

Clique no link para ler a cartilha dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

*Com informações da revista PCD

 

Compartilhar: