TRF2 adere à Campanha Outubro Rosa pela conscientização da prevenção do câncer de mama

Publicado em 02/10/2023

Com o objetivo de sensibilizar o público sobre a importância da prevenção do câncer de mama, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) promove, no mês de outubro, reforço da Campanha Outubro Rosa, através da divulgação de peças digitais em suas redes sociais, matérias sobre o tema na área de “Destaques” da Intranet e da Internet, além da colocação da logomarca da campanha na interface desses portais, a fim de atender à identidade do Outubro Rosa.

Campanha Outubro Rosa

O movimento nasceu na década de 1990 e é celebrado anualmente, com o intuito de estimular a participação da população no controle do câncer de mama, compartilhando informações sobre o tema, promovendo a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e ainda, contribuindo para a redução da mortalidade.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo – depois do câncer de pele não melanoma – respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O Ministério da Saúde oferece tratamento através do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

Quais são os fatores de risco?

1. Fatores ambientais e comportamentais: obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a raios-x;

2. Fatores da história reprodutiva e hormonal: primeira menstruação antes de 12 anos, mulheres sem filhos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter amamentado, menopausa após os 55 anos, uso de contraceptivos hormonais, reposição hormonal pós-menopausa (principalmente por mais de cinco anos);

3. Fatores genéticos e hereditários: história familiar de câncer em ovário, casos de câncer de mama na família (principalmente antes dos 50 anos), história familiar de câncer de mama em homens, alteração genética.

Sinais e sintomas

Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
Alterações no mamilo;
Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
Saída espontânea de líquido dos mamilos.

Como prevenir?

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

Praticar atividade física regular;
Alimentar-se saudavelmente;
Manter o peso corporal adequado;
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
Amamentar.

Detecção precoce

Mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos, para mulheres de 50 a 69 anos. Mulheres com risco elevado para a doença devem conversar com seu médico para decidir a conduta a ser adotada.

Atenção: O SUS oferece exame de mamografia para todas as idades, quando há indicação médica.

Para mais informações, busque o acompanhamento de especialistas ou acesse:

Sociedade Brasileira de Mastologia – www.sbmastologia.com.br

Instituto Nacional de Câncer – https://www.gov.br/inca/pt-br

Compartilhar: