TRF2 e CCJF promovem lançamento de revista e palestras sobre “Fenomenologia, Direito e Ética”

Publicado em 07/10/2009

        O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) e o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) realizarão no dia 21 de outubro, quarta-feira, das 9h30min às 17h, na Sala de Sessões do CCJF (av. Rio Branco nº 241, Cinelândia), o evento “Lançamento & Seminário”. Na ocasião, a Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf) e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançarão a Revista “Fenomenologia e Direito – Volume 2, Número 2”. Além disso, será realizado seminário com o objetivo de discutir o tema “Fenomenologia, Direito e Ética”.
        Após a abertura do evento, que ficará a cargo do diretor-geral do CCJF, desembargador federal André Fontes,o professor doutor da UFRJ, Aquiles Côrtes Guimarães, falará, a partir das 9h30min, sobre “Objeto e objetivismo na fenomenologia de Husserl”. Após debate com a platéia, será a vez do também professor doutor da UFRJ, Fernando Rodrigues, abordar o tema “Direito e Princípio em R. Dworkin”. Já às 11h, Rafael Hadock Lobo, professor doutor da UFRJ, palestrará sobre “A Justiça e o Rosto do Outro em Levinas”, também seguido de debate.
        Na parte da tarde, a partir das 14h, o professor doutor da Universidade Caxias do Sul, André Brayer de Farias, abordará o tema “Receber o outro: sobre a tensão ético-política da hospitalidade em Levinas e Derrida”, seguido de debate. Às 14h30min, o professor doutor da Universidade Gama Filho, Paulo Sérgio Costa, discorrerá sobre “O problema do Outro e o terceiro em Levinas”. Em seguida, será a vez da palestra “Prudência e Justiça em Aristóteles”. Na ocasião, o professor doutor da Universidade Gama Filho, Edson Peixoto de Resende Filho, falará sobre o assunto. Por fim, a partir das 16h, a professora mestre Nathalie Barbosa de La Ladena, da Universidade Federal de Juiz de Fora, palestrará sobre “O Conceito de Direito em Kant”, também seguido de debate. 
        O evento será aberto ao público, as inscrições são gratuitas e maiores informações podem ser obtidas no telefone (21) 3261-2550. O Centro Cultural Justiça Federal fica na av. Rio Branco, 241, no centro do Rio.
        A programação conta com o apoio da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf) e a organização ficará a cargo da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), e da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes).

 

Compartilhar: