TRF2 lança Relatório PopRuaJud RJ 2023: Um panorama sobre serviços prestados e sobre público assistido pelo evento

Publicado em 13/11/2023

Para esclarecer os desafios enfrentados e o alcance da prestação de serviços à população em situação de rua, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) divulgou o primeiro Relatório PopRuaJud RJ 2023. O documento compila dados abrangentes de triagem coletados durante a segunda edição anual do mutirão PopRuaJud que este ano aconteceu de 12 a 14 de setembro, uma iniciativa de três dias que visou fornecer serviços sociais imprescindíveis às pessoas em situação de extrema vulnerabilidade econômica e social. O evento ocorreu em área de aproximadamente 10 mil metros quadrados no estacionamento da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro e reuniu diversos profissionais, voluntários e órgãos governamentais e não governamentais dedicados a atender às necessidades multifacetadas da população em situação de rua. Ao todo foram 60 parceiros reunidos em prol da causa.

O Relatório PopRuaJud RJ 2023 abrange uma gama de informações, oferecendo uma análise das condições socioeconômicas, das necessidades de cidadania e dos desafios enfrentados pelos indivíduos que vivem nas ruas. Os dados foram recolhidos a partir do processo de triagem, daqueles que desejavam serviços da cadeia documental, cartorial, de justiça ou de proteção social oferecidos no evento. Do total de 2.100 frequentadores, 1.074 passaram pela triagem em busca desses serviços. O público restante apenas fez uso dos serviços de fornecimento de alimentação – lanche matinal e almoço –, higiene pessoal, doação de roupas novas e usadas, saúde, atenção aos pets e lazer.

 

 

Os organizadores do evento, as juízas federais Ana Carolina Vieira de Carvalho e Valéria Caldi, da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ), e o servidor João Coelho, do TRF2, lembram que o destaque do evento é o esforço colaborativo das várias partes interessadas, incluindo empresas privadas, organizações públicas, ONGs, profissionais de saúde, operadores do direito e assistentes sociais, dentre outros. “A sinergia desses diversos grupos contribuiu para o sucesso do PopRuaJud RJ 2023, criando um ambiente de apoio onde os necessitados puderam ter acesso a uma gama de serviços essenciais”, lembra Ana Carolina. “É o esforço coletivo na tentativa de resolver deficiências sistêmicas”, ressalta Valéria Caldi.

O Relatório PopRuaJud RJ 2023 detalha numericamente os quantitativos de serviços prestados e desenvolve uma análise sociográfica do público. Sobre o relatório, João Coelho menciona a tentativa de proporcionar um olhar que fosse para além dos números e que retratasse a atmosfera de alegrias e esperanças que também caracterizaram o evento. “Além da interpretação dos dados, demos atenção aos registros fotográficos, eles dizem muito! Inclusive destacamos na capa o atento olhar do fotógrafo Flávio Roitman, servidor da Casa”.

O Relatório traça um roteiro do evento a fim de possibilitar maior compreensão sobre o que foi o mutirão interinstitucional e atesta o compromisso do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e seus parceiros na defesa da justiça social e na promoção de uma sociedade mais inclusiva. Boa leitura!

Clique para acessar o Relatório PopRuaJud RJ 2023.

Compartilhar: