TRF2 marca presença na posse do ministro Barroso na presidência do STF e do CNJ

Publicado em 29/09/2023

O presidente e o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargadores federais Guilherme Calmon e Aluisio Mendes, e a corregedora regional da Justiça Federal da 2ª Região, desembargadora federal Leticia De Santis Mello, prestigiaram a solenidade de posse do ministro Luís Roberto Barroso na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta quinta-feira, 28 de setembro.

Também marcando a presença do TRF2 no evento histórico estiveram as desembargadoras federais Simone Schreiber e Carmen Silvia de Lima Arruda.

Na ocasião, os magistrados do regional sediado no Rio de Janeiro ouviram o novo chefe do Judiciário brasileiro declarar, no discurso de posse, que trabalhará pelo incremento da eficiência da justiça e por avanços na pauta dos direitos fundamentais.

A fala do ministro converge para pautas também definidas como prioritárias pela atual gestão do TRF2, empossada em abril deste ano. Exemplo recente disso foi a criação do Fórum de Direitos Humanos e Fundamentais da Justiça Federal da 2ª Região.

Criado em agosto por meio da Resolução TRF2 nº 34, o fórum visa a facilitar o intercâmbio entre colegiados especiais da Corte que já atuam em várias frentes de prevenção e combate ao preconceito e à discriminação em suas várias formas, bem como de promoção dos direitos humanos e fundamentais. Dentre estes, estão as comissões de “equidade racial”, “justiça móvel e cidadania e “acessibilidade e inclusão”.

Já para o âmbito da competência do CNJ, o presidente recém-empossado afirmou que a atuação dará destaque à promoção da independência e da produtividade do Judiciário, ao aumento da participação de mulheres e pessoas pretas e pardas nos tribunais, e à implementação e ampliação do uso de inovações tecnológicas e ferramentas de inteligência artificial dedicadas à jurisdição e à gestão dos acervos processuais.

 

Na foto com o ministro Barroso, três das autoridades do TRF2 que prestigiaram a cerimônia: Leticia De Santis Mello (3ª, a partir da esquerda), Aluisio Mendes (4º) e Guilherme Calmon (6º)
Compartilhar: