TRF2 recebe estudantes de Direito da Unesa para visita guiada

Publicado em 11/05/2023

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) recebeu em sua sede, na quarta-feira, 10/5, estudantes do 1º período de Direito da Universidade Estácio de Sá (Unesa), Campus Presidente Vargas, para uma visita guiada. Acompanhados pelo professor Ulisses Simas, os estudantes tiveram a oportunidade de ouvir uma apresentação do juiz federal Fabrício Fernandes de Castro sobre a atuação da Justiça Federal, responsável por processar e julgar ações em que a União, suas autarquias, fundações e empresas públicas figurem como autoras ou rés, bem como nas causas que afetam a esfera federal, como, por exemplo, as que envolvem a proteção do meio ambiente ou do patrimônio histórico e artístico nacional.

 

O juiz federal Fabrício Fernandes de Castro discorreu sobre a atuação da Justiça Federal para os estudantes da Unesa

 

Professor, autor e titular da 19ª Vara Federal do Rio de Janeiro, o magistrado também discorreu sobre a carreira da magistratura e sobre o trabalho dos juízes, e respondeu a várias perguntas dos visitantes. Na sequência, o assessor-chefe de Relações Institucionais e Cerimonial do TRF2, Alfredo Bottino, e o assessor de Comunicação, André Camodego, também fizeram apresentações aos estudantes sobre serviços prestados pela Corte para advogados, partes e para a população em geral. Após as explanações, os estudantes foram acompanhados até a 4ª Turma do TRF2, especializada em matéria tributária, onde assistiram a uma sessão de julgamento do órgão colegiado.

A visita guiada integra o programa coordenado pela Assessoria de Relações Institucionais e Cerimonial para promover o conhecimento sobre as atividades do tribunal, a transparência institucional e ainda para aproximar o Poder Judiciário da sociedade, em especial, daquelas e daqueles que se preparam para ser operadores do Direito.

 

Acompanhados pelo professor Ulisses Simas (no centro), estudantes do 1º período de Direito da Unesa, Campus Presidente Vargas, visitam o TRF2
Compartilhar: