Quadro preenchido de formas orgânicas. À esquerda, tomando grande parte do espaço, uma forma rosa, na qual está escrito, em letras brancas: EDITAL DE ARTES VISUAIS. Acima, de cima para baixo: formas orgânicas nas cores vermelho, marrom e branco. Em baixo, da esquerda para direita, formas orgânicas nas cores azul, cor de abóbora e amarelo.

residência em estúdios

Casa Europa
Rio de Janeiro

ação conjuta

Centro Cultural Justiça Federal
Consulado Geral da França
Goethe-Institut

a quem se destina

artistas visuais que vivem
no estado do Rio de Janeiro

inscrições
4 a 27 ago 23

período da residência
25 set 23 a 12 jan 24

exposição das obras selecionadas
13 jan a 25 fev 24

bolsa
R$ 14 mil

contato
imprensa.ccjf@trf2.jus.br

Acesse o edital

 

Resultado da seleção

As três pessoas selecionadas para desenvolver seus trabalhos em estúdios individuais da Casa Europa são:

  • Guilhermina Augusti
  • Loren Minzú
  • Tainan Cabral.

Sobre a residência

O Centro Cultural Justiça Federal, o Consulado Geral da França e o Goethe-Institut no Rio de Janeiro, no âmbito da cooperação franco-alemã #JuntesnaCultura, lançam, em ação conjunta inédita, edital de residência para artistas visuais que vivem no estado do Rio de Janeiro. Os artistas ocuparão durante três meses estúdios localizados no centro da cidade, no edifício Casa Europa, que abriga o Consulado Geral da França, onde desenvolverão projeto de trabalho que, finalizado, será exposto em mostra no Centro Cultural Justiça Federal. Uma equipe de curadores acompanhará o processo até a mostra final.

A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte a artistas visuais que vivem e trabalham no Estado do Rio de Janeiro, proporcionando espaço de trabalho e produção artística além de suporte financeiro básico através de uma bolsa de trabalho.

Dentre as inscrições recebidas, três delas serão selecionadas. A seleção será realizada por uma comissão de curadores e especialistas em artes visuais. Os artistas receberão uma bolsa no valor de R$ 14.000,00 (quatorze mil reais) e uma seleção das obras desenvolvidas na residência será exposta no Centro Cultural Justiça Federal no período de 13 de janeiro a 25 de fevereiro de 2024.