08, 09 e 10 | mar 2021

ON-LINE
em nosso
Canal YouTube

APRESENTAÇÃO

O Centro Cultural Justiça Federal, CCJF, em sua missão de aproximar a Justiça da sociedade, e em sintonia com Objetivo 5 - Igualdade de Gênero, que indica “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, realiza a quarta edição do evento MULHER, PODER E DEMOCRACIA.

Nesta edição será dada ênfase na Meta 5.a, que prevê “Empreender reformas para dar às mulheres direitos iguais aos recursos econômicos, bem como o acesso à propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, serviços financeiros, herança e os recursos naturais, de acordo com as leis.”

OBJETIVO

Refletir sobre as várias metas do ODS 5 da Agenda 2030 da ONU.

PROGRAMAÇÃO

9h30 ABERTURA

Palavras do Diretor Geral do Centro Cultural Justiça Federal, CCJF, Desembargador Federal Dr. Ivan Athié, e da Diretora Executiva do Centro Cultural Justiça Federal, CCJF, Dra. Maria Geralda de Miranda.

 

10h PALESTRA DE ABERTURA

Dra. Maria Tereza Uille Gomes

Conselheira do Conselho Nacional de Justiça. Presidente da Comissão Permanente dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030. Coordenadora do Comitê Interinstitucional da Agenda 2030 e do Laboratório de Inovação, Inteligência e ODS - LIODS/CNJ. Professora titular de Mestrado em Direito - Universidade Positivo. Doutora em Sociologia pela UFPR, Mestra em Educação pela PUC-PR e especialista em Direito Processual Penal e Direito Administrativo. Ex Procuradora Geral de Justiça do Estado do Paraná.

 

Dra. Simone Schreiber

Desembargadora Federal do Tribunal Regional da Segunda Região, TRF2. Mestra em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC-RJ. Doutora em Direito Público pela UERJ. Professora associada de Direito Processual Penal da Escola de Ciências Jurídicas da UNIRIO. 

 

Mediadora Dra. Maria Geralda de Miranda

Professora do PPG em Desenvolvimento Local da UNISUAM. Doutora em Estudos Culturais pela UFF. Pós-doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, em Narrativas Visuais pela Universidade Clássica de Lisboa e em Estudos Culturais Africanos pela UFRJ.

 

 

14h/14h40 MULHER E AGROECOLOGIA

Ms. Rosiele Cristiane Ludtke

Camponesa Agroecóloga, atuante na Coordenação Nacional do MPA-Movimento dos Pequenos Agricultores, Mestra em Agroecologia, coordena o grupo de Feirantes FlorESer Agroecológico de Paraiso do Sul, participa do coletivo de gênero do MPA.​

 

Leila Denise Meurer

Camponesa, atua na Coordenação Nacional do MPA-Movimento dos Pequenos Agricultores, Rondônia.

 

Mediadora Dra. Luciana Pinto Teixeira

Professora da USU e da UNIVERSO. Engenheira Agrícola e Ambiental. Doutora e Mestra em Engenharia Mecânica pelo PGMEC da UFF.

 

15h/15h40 DESAFIOS DA MULHER NO JUDICIÁRIO

Dra. Priscilla Pereira da Costa Correa

Juíza Titular na Seção Judiciária do Rio de Janeiro. Integrante da Comissão Ajufe Mulheres. Mestra em Justiça Administrativa pela UFF/RJ. Docente no Mestrado Profissional da ENFAM. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Direito, Desenvolvimento Sustentável e impactos das decisões judiciais/PPGD.

 

Dra. Adriana Ramos de Mello

Juíza Titular do I Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital (TJRJ). Mestra em Direito (UCAM). Mestra em Criminologia e Doutora em Direito Público e Filosofia Jurídico-política pela Universidade de Barcelona. Em 2014, foi a vencedora do Prêmio Innovare, com o Projeto Violeta, uma iniciativa que acelera o acesso à justiça das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Professora da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, e do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia, o NUPEGRE.

 

Mediadora Dra. Sandra Akemi Shimada Kishi 

Procuradora Regional da República, Ministério Público Federal. Mestra em Direito Ambiental pela UNIMEP. Professora convidada nos cursos de especialização em Direito Ambiental da UNIMEP. 

 

16h/16h40 MULHER E EMPREENDEDORISMO

Dra. Leinimar de Jesus Alves Pires

Bacharel, Mestra e Doutora em Letras pela PUCRJ, Bacharel e Licenciada em Filosofia pela UFRJ. Doutorado Sanduíche na Université de la Sorbonne Nouvelle, Paris III (2011). Pesquisadora convidada na Freie Universität (Universidade Livre de Berlin), Alemanha (2011). Concluiu o curso de Aprofundamento em Conhecimentos Cervejeiros - Beer Expert pela escola Cervejeira Science of Beer em 2020.  Pesquisa sobre o tema Mulher e Cerveja.

 

Jackie de Botton

Diretora e sócia fundadora da The School of Life Brasil. Produtora do documentário Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar em 2011. Fez parte da equipe que fundou o Instituto Endeavor no Brasil. Produziu a primeira TEDx Brasil. 

 

Mediadora Dra. Patrícia Maria Dusek

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local (PPGDL) da UNISUAM, onde também leciona para o Curso de Direito. Pós Doutora pela Universitá di Pisa (2015). Doutora em Direito pela UVA.

 

 

17h30/19h OFICINA DE ESCRITA: A REPRESENTATIVIDADE NA LITERATURA

Ministrada por Maya Falks

Publicitária, jornalista e escritora, atua como jornalista, resenhista e curadora no projeto Bibliografia Cotidiana, leitora crítica e mentora no Escritório Literário. É autora de 6 livros publicados, entre eles os mais recentes Santuário e Eu também nasci sem asas.

Descrição: Através de conversas e compartilhamento das vivências da autora, tem como objetivo, convidar para  uma reflexão do papel da mulher na literatura, tanto como escritora quanto como personagem, passando pela mulher leitora. O que se busca é uma literatura abrangente, que seja um ambiente seguro para todas as mulheres, suas cores, origens, sexualidades e corpos.

Alguns pontos a serem abordados:

- Como as mulheres, em sua diversidade, se veem representadas na literatura

- Diversidade étnica – representação negra, indígena, oriental e europeia

- Diversidade sexual – literaturas LBTA

- Diversidade estética – a gordofobia das entrelinhas

- Adaptações literárias – a maneira como as personagens são adaptadas para outras mídias

Mínimo de 5 e máximo de 20 inscritos (sem pré-requisitos)

 

 

INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS (WORKSHOPS E OFICINA)

Envie um e-mail para cineteatro.ccjf@trf2.jus.br colocando o nome do curso pretendido em ASSUNTO. Será encaminhado por e-mail a todos os inscritos, nos dias dos cursos, um link para a sala de videoconferência. O recebimento do link não garante sua participação, ela só ocorre com sua entrada na sala de videoconferência, até o limite das vagas.

10h/10h40 MULHER E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

Dra. Andrea Maciel Pachá 

Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Escritora. Ex Conselheira do CNJ no biênio 2007/2009. Professora de Direito de Família na Pós-Graduação da PUC Rio e Formadora da Enfam. Mestranda em Direitos Humanos e Saúde Pública na Fiocruz. Presidente do fórum de Direito, Arte e Cultura na Emerj. Autora de “A vida não é justa”, “Segredo de Justiça” e “Velhos são os outros”, editados pela Intrínseca. Colunista de O Globo e comentarista da CBN.

 

Dra. Lená Medeiros de Menezes

Professora Titular de História Contemporânea da UERJ. Pesquisadora do CNPq. Doutora em História. Professora Emérita da UERJ. Presidenta do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro.

 

Mediadora Arlinda Cantero Dorsa
Vice Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local e Docente do curso de Direito, UCDB-MS.

 

14h/14h40 MAGISTRATURA E GÊNERO

Dra. Ana Paula Sciammarella

Professora da UNIRIO. Doutora e mestra em Sociologia e Direito pela UFF. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas sobre Práticas e Instituições Jurídicas (NUPIJ/UFF). Integra os grupos de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisa em Lutas Sociais (NELUTAS/UNIRIO) e o Núcleo de Pesquisa em Sociologia do Direito (NSD/UFF). Integra, ainda, o Laboratório de Estudos em Gênero, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos (LEGS/UNIRIO). 

 

Dra. Maria Domitila Prado Manssur

Juíza de Direito Titular II da 16ª Vara Criminal da Capital. Corregedora Permanente do SANCTVS – Anexo de Atendimento de Crimes da Violência contra Infante, Idoso, Pessoa com Deficiência e Vítima de Tráfico Interno de Pessoa.

 

Mediadora Dra. Angela Maria Roberti Martins  

Professora Adjunta de História Moderna e Contemporânea da UERJ. Doutora em História Social pela PUC-SP. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Prática de Ensino (LPPE) do IFCH da UERJ, desde 2015.

 

15h/15h40 VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: FÍSICA E VIRTUAL

Dra. Tani Maria Wurster

Juíza Federal do TRF/4a Região, mestra em direito pela Universidade Federal do Paraná e Coordenadora da Comissão Ajufe Mulheres, da Ajufe.

 

Dra. Janaina Matida 

Professora da Faculdade de Direito da Universidad Alberto Hurtado, Chile. Doutora em Direito pela Universitat de Girona, Espanha. Associada do Instituto de Defesa do Direito de Defesa.

 

 

Mediadora Dra. Iamara da Silva Viana

Professora na PUC-Rio. Pós-doutorado em História pela UFRJ. Doutora em História Política pela UERJ, com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris).

 

 

16h/16h40 EMPODERAMENTO DA MULHER PELA CULTURA

Ms. Adelaide Paula

Professora- mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília. É autora de livros infanto-juvenis e lançou em 2020 seu primeiro romance de entretenimento intitulado Mãe - o silêncio atrás da porta. É pesquisadora de questões de gênero e raça no grupo Mayombe da Universidade de Brasília. Atua como agente cultural no projeto “Leia mulheres negras”, divulgando a literatura produzida e protagonizada por mulheres negras.

 

Dra. Helena Teodoro

Conselheira do FUNDO ELAS. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais e em Pedagogia. Mestra em Educação e doutora em Filosofia. Faz Pós-doutorado em História Comparada. Atuou como Vice-presidente do Fundo ELAS e como Jurada do Estandarte de Ouro do Jornal O Globo durante 27 anos.

 

Mediadora Dra.  Vanessa Berner

Professora Titular da UFRJ, na Faculdade Nacional de Direito e coordenadora do Laboratório de Direitos Humanos (LADIH) da UFRJ. Doutora e Mestra em Direito pela UFMG, com estágio na Universidad Complutense de Madrid (1996).

 

17h30/19h WORKSHOP CONTINUIDADE E CINEMA

Ministrado por Márcia Bessa

Doutora em Memória Social (UNIRIO), Mestra em Ciência da Arte (UFF), graduada em Comunicação Social - Habilitação Cinema e Vídeo (UFF) e licenciada em Artes Visuais (FAMOSP). Desenvolveu estágio de doutorado no Department of Cinema & Media Studies (UChicago), sob a orientação de Tom Gunning. Tem experiência de mais de 20 anos nas áreas de Produção e Continuidade para Cinema e Audiovisual, de Educação Superior e de Pesquisa Científica. Atualmente é produtora e artista A/v no Coletivo DUO2X4, docente na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR/IBAv) e pós-doutoranda em Cinema e Audiovisual (PPGCINE/UFF).

Faixa Etária: a partir dos 16 anos (sem pré-requisitos)

Descrição: Função essencial a uma equipe técnica de cinema e audiovisual – e desempenhada sobretudo por mulheres –, a continuidade é responsável por manter o controle minucioso de um processo e ambiente que primam pela ruptura e desordem. A filmagem dos diversos planos que compõem uma obra cinematográfica não segue a lógica e cronologia estipuladas no roteiro literário e, sim, as especificidades e custos da produção do projeto. Isso significa dizer, que um filme é produzido em pequenos pedaços desordenados e misturados, bem diferente do produto finalizado que vemos projetado na tela. E a continuísta justamente desempenha o ofício que possibilita a junção de todas as unidades fílmicas em um todo coerente e viável narrativamente por ocasião da montagem do material.

 

INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS (WORKSHOPS E OFICINA)
Envie um e-mail para cineteatro.ccjf@trf2.jus.br colocando o nome do curso pretendido em ASSUNTO.
Será encaminhado por e-mail a todos os inscritos, nos dias dos cursos, um link para a sala de videoconferência. O recebimento do link não garante sua participação, ela só ocorre com sua entrada na sala de videoconferência, até o limite das vagas.

9h/9h40  LIDERANÇAS FEMININAS NO AUDIOVISUAL

Daniela Pfeiffer

Professora nas Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA, e professora convidada na ESPM RJ e PUC RS. Fundadora da empresa Pfeiffer Cultural, consultora e parecerista em editais nacionais e internacionais. Mestra em Comunicação Social e Especialista em Comunicação e Imagem pela PUC-Rio. Formada em Produção Cultural pela UFF. Foi Diretora do Centro Técnico Audiovisual.

 

Ilda Santiago

Diretora executiva, diretora de programação e relações internacionais do Festival do Rio – Rio de Janeiro International Film Festival. Formada em Jornalismo e Cinema pela UFF. Fundadora do Grupo Estação. Sócia do Filmes do Estação, empresa de distribuição, ligada ao Grupo Estação, onde foi diretora de aquisição.

 

Mediadora Adriane Figueirola Buarque de Holanda

Professora de Publicidade, Jornalismo e Administração da ESPM Rio e da Universidade Veiga de Almeida. Doutora e Mestra em Comunicação. Graduada em Comunicação Social. Coordenadora da Agência Escola Origem da ESPM RIO.

 

 

10h/10h40 MULHERES NA CIÊNCIA

Dra. Janaína Dutra Silvestre Mendes

Física Médica e divulgadora científica. Doutora em Radioproteção e Dosimetria pelo IRD. Mestra em Radiologia pela UFRJ. Atua como física médica da seção de Medicina Nuclear do INCA. Mantém um canal de divulgação científica chamado Becquereladas, escreve para o blog Cientistas Feministas, é membra do comitê executivo da Women in Nuclear Brasil e cofundadora da Yalodé-Rede de Cientistas Feministas. Mãe de dois filhos, esteve em licença maternidade em 2015 e 2017.

 

Dra. Cristiani Vieira Machado

Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Médica, com mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pela UERJ e Pós-Doutorado em Ciência Política. Pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Ensp/Fiocruz. Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva-Abrasco (2018-2020).

 

Mediadora Dra. Márcia T. Cavalcanti

Professora da USU e da FAMATH. Professora colaboradora do MPGTQAC-USU. Doutora e Mestra em Ciência da Informação, IBICT. Integrante do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais, Larhud.

 

 

11h/11h40 PALESTRA DE ENCERRAMENTO

Dra. Ivana Farina Navarrete Pena

Procuradora de Justiça do Ministério Público de Goiás. Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Bacharel em Economia (UCG) e Direito (UFG). Foi Presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) nos biênios 1994/1996 e 1996/1998. Foi Secretária de Direitos Humanos e Defesa Coletiva no CNMP de 2017 a 2019.

 

Mediadora Dra. Maria Augusta de Castilho

Professora no Curso de História e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local - Mestrado/Doutorado, na Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, sendo também responsável pelo Laboratório de História. Pós-doutorado em Linguística (2000) e Doutora em Ciências Sociais, USP.

 

 

14h MESA DE COMUNICAÇÕES 1 

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DA WEB OF SCIENCE - Gabriela Mangini Stang, Antonio Carlos Cantero Dorsa e Gabriela Oshiro Reynaldo

FEMINICÍDIO: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR DO MAPEAMENTO DE TESES (2016 – 2019) - Gabriela Mangini Stang, Deborah Yoshie Arima, Arlinda Cantero Dorsa

O EMPODERAMENTO COMO ALICERCE DO DESIGN: PROPOSTA DE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA NO NOVO CENÁRIO PÓS-PANDEMIA - Vitória Basile Carballo

DA LEGÍTIMA DEFESA DA HONRA AO CRIME DE FEMINICÍDIO: UMA ANÁLISE FEMINISTA DO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO BRASIL - Bibiana de Paiva Terra

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UM ESTUDO E MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES DE MESTRADO EM 2018 - Renata Borges, Isabele Cabreira Borges, Arlinda Cantero Dorsa

 

 

15h MESA DE COMUNICAÇÕES 2 

POTENCIALIDADES PARA O EMPREENDEDORISMO FEMININO NA ROTA DE INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (RILA) NO ESTADO DE MATO GROSSO  DO SUL - Deborah Yoshie Arima, Theodora Cação Zanchett, Arlinda Cantero Dorsa e Edilene Maria Oliveira

ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE AO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DE MULHERES ARTESÃS - Carla Favoni de Abreu e Jaqueline de Melo Barros

UM PANORAMA SOBRE AS MULHERES EMPREENDEDORAS -Ana Flávia Zanin ; Aline Carvalho de Almeida; Milena Salazar; Érika Santos Silva

ESTUDANTES, NORMALISTAS, PROFESSORAS, ACADÊMICAS E PESQUISADORAS: A TRAJETÓRIA DA MULHER BRASILEIRAS NO CAMPO DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO -Joseane Monteiro Maurício, Stela Maria Meneghel

ATUAÇÃO DE MULHERES NAS FLORESTAS PLANTADAS BRASILEIRAS UM PANORAMA -Enrico Veiga Lisita

 

 

16h MESA DE COMUNICAÇÕES 3 

OS DESAFIOS E AS CONQUISTAS DAS MULHERES NEGRAS NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO Lais Moreira de Souza e

Ricardo William Guimarães Machado

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO SISTEMA PRISIONAL: EM BUSCA DA GARANTIA DE DIREITOS DAS MULHERES LGBTQIA+ PRIVADAS DE LIBERDADE -  Leticia Lucia Silva Santos e Jaqueline de Melo Barros

A ATUAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL DE MULHERES ATIVISTAS MORADORAS DE FAVELAS DO RIO DE JANEIRO - Sandra Monica da Silva Schwarzstein

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHERES NEGRAS NO BRASIL - Miliane Favoni de Albuquerque, Rosiele de Lima Carlos, Jaqueline de Melo Barros

A VIDA DA MULHER REFUGIADA: TRAUMAS, DESAFIOS E RECOMEÇOS - Denise Moraes do Nascimento Vieira, Mariza Reis Almeida e Maria Geralda de Miranda

 

17h30/19h WORKSHOP POEMA COLAGEM

Ministrante: Maya Monstra

Poeta e Colagista, autora do livro Fera Ferida Made in Mauá (Ed. Penalux 2020) está em duas antologias da Editora Urutau, tem textos e colagens na Ruído Manifesto, Ensaio e Germina. Mais sobre a autora: @mostrapoeta

Descrição: A partir da técnica da apropriação, a poeta fala sobre o processo criativo e orienta sobre o uso de materiais na prática do poema colagem.

Faixa Etária: a partir dos 16 anos (sem pré-requisitos)

Mínimo de 3 e máximo de 13 inscritos

MATERIAIS

Para um melhor aproveitamento separe:

  • Livros/ revistas que possam ser recortados
  • Cola de preferência bastão
  • Tesoura e estilete
  • Uma folha neutra caso o aluno foque apenas no poema
INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS (WORKSHOPS E OFICINA)
Envie um e-mail para cineteatro.ccjf@trf2.jus.br colocando o nome do curso pretendido em ASSUNTO.
Será encaminhado um link para uma sala de videoconferência a todos os inscritos no dia do curso escolhido. O recebimento do link não garante sua participação, ela só ocorre com sua entrada na sala de videoconferência, até o limite das vagas.
19h30 ENCERRAMENTO ACORDE! VOCAL E CORAL DIVERSUS
Grupo vocal formado por vozes femininas e coral, sob direção de Cris Delanno.

14h MESA DE COMUNICAÇÕES 4 

VIOLAÇÕES AOS PRINCÍPIOS DO TRABALHO DECENTE E DOS DIREITOS DAS MULHERES NO MS ENTRE 2016-2020 - Antonio Lopes Lins Neto, Dhyego Fernandes Alfonso, Marianna Leão Alvarenga Barbosa e Dolores Pereira Ribeiro Coutinho

CONSTITUIÇÕES BRASILEIRA E PORTUGUESA À LUZ DO TRABALHO  DECENTE: SUBSÍDIOS PARA ESTUDOS DA IGUALDADE DE GÊNERO NO TRABALHO - Michele de Sousa Assis, Luiz Filipe Novoa Borges de Barros e Dolores Pereira Ribeiro Coutinho

AS VIOLAÇOES DO TRABALHO DECENTE E AS RELAÇÕES DE TRABALHO FEMININO NO ESTADO DE GOIÁS NO ANO DE 2019  - Adenésio Mariano da Silva Junior ; Gabrielly Dias Petersen ; Gabriel Henrique de Souza Santos ; Dolores Pereira Ribeiro Coutinho

EXÉRCITO E FORÇAS POLICIAIS: O PARADIGMA DA INSERÇÃO DE MULHERES - Milena Barbosa Salazar ; Aline Carvalho de Almeida ; Ana Flávia Zanin ; Arlinda Cantero Dorsa

VOLUNTÁRIAS DA PÁTRIA: UMA ANÁLISE DA FIGURA DO HERÓI A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE TRÊS MULHERES NA GUERRA DO PARAGUAI (1864-1870) - Luiz Jeha Pecci de Oliveira, Gabriela Oshiro Reynaldo,  Arlinda Cantero Dorsa

15h MESA DE COMUNICAÇÕES 5 

O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA DIVISÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NA BASE DE DADOS WEB OF SCIENCE - Hanae Caroline Quintana Shiota,  Antônio Carlos Cantero Dorsa e Arlinda Cantero Dorsa

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM TEMPOS DE PANDEMIA - Aline Carvalho de Almeida , Ana Flávia Zanin , Milena Barbosa Salazar e Érika Santos Silva

FAMÍLIA MONOPARENTAL CHEFIADA POR MULHERES: O CASO DE MÃES DE FILHOS COM DEFICIÊNCIA - Juliana Oliveira de Carvalho, Rebeca Freitas Spittle, Ricardo William Guimarães Machado

TRABALHO DOMÉSTICO E MULHERES: UMA ANÁLISE SOBRE COMO A REFORMA TRIBUTÁRIA PODE CONTRIBUIR PARA A REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO - Alessandra Soares Freixo e Camilla Cavalcanti Rodrigues Cabral

ANÁLISE DOS ESPAÇOS FEMININOS NA AGRICULTURA FAMILIAR BRASILEIRA NO CONTEXTO DO  OBJETIVO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 5 E AS PREMISSAS DE JUSTIÇA AMBIENTAL - Sthefanie Aguiar da Silva

“ORDINÁRIA OU BONITINHA”: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO CINEMA E NAS REDES SOCIAIS - Dáfini Lisboa Cabreira, Dolores Pereira Ribeiro Coutinho e Mário Márcio da Rocha Cabreira

CORPO FEMININO, RAÇA E TRABALHO: UM DIÁLOGO ENTRE SILVIA FEDERICI E ÂNGELA DAVIS -Letícia Rodrigues da Silva Santos

Comissão Organizadora

Reis Friede • Presidente do TRF2

Ivan Athié • Diretor Geral do CCJF

Maria Geralda de Miranda • Diretora Executiva do CCJF

Simone Schreiber • Desembargadora Federal do TRF2

Márcia Teixeira Cavalcanti • Assessora de Relações Institucionais do CCJF

Aretuza Ribeiro Silveira • Assessora Executiva do CCJF

Mônica Valéria de Carvalho Góes • Diretora de Cultura e Administração do CCJF

Thereza Cristina Pereira Balthazar • Setor de Comunicação, Tecnologia e Educação do CCJF

Wanderley Lemgruber de Sousa • Setor de Comunicação, Tecnologia e Educação do CCJF

Francisco Cordeiro • Assistente da Direção Executiva do CCJF

Eduardo Barbuto Bicalho • Setor de Publicação do CCJF

Elaine Pauvolid Hamburger • Setor de Artes Cênicas e Audiovisuais do CCJF

Comissão Científica

Dr.ª Adrianna Cristina Lopes Setemy • Doutora em História Social pela UFRJ

Dr.ª Ângela Maria Roberti Martins • Doutorado em História Social pela PUC-SP

Dr.ª Arlinda Cantero Dorsa • Doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP

Dr.ª Jaqueline de Cassia Pinheiro Lima • Doutora em Sociologia pelo IUPERJ

Dr.ª Kátia Eliane Santos Avelar • Doutora em Ciências pela UFRJ

Dr.ª Marcia Teixeira Cavalcanti • Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ

Dr.ª Maria Alice Costa • Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ

Dr.ª Marilene Antunes Sant’Anna • Doutora em História Social pela UFRJ

Dr.ª Marta de Carvalho Silveira • Doutora em História Social pela UFF

Dr.ª Nilza Rogéria de Andrade • Doutora em Serviço Social pela PUC-Rio

Dr.ª Patrícia Dusek • Doutora em Direito Público pela UVA

Dr.ª Renata de Oliveira Batista Rodrigues  • Doutora em Letras Vernáculas-Literatura Brasileira pela UFRJ