08, 09 e 10 | mar 2021

ON-LINE
em nosso
Canal YouTube

APRESENTAÇÃO

O Centro Cultural Justi√ßa Federal, CCJF, em sua miss√£o de aproximar a Justi√ßa da sociedade, e em sintonia com Objetivo 5 - Igualdade de G√™nero, que indica ‚ÄúAlcan√ßar a igualdade de g√™nero e empoderar todas as mulheres e meninas‚ÄĚ, da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustent√°vel, realiza a quarta edi√ß√£o do evento MULHER, PODER E DEMOCRACIA.

Nesta edi√ß√£o ser√° dada √™nfase na Meta 5.a, que prev√™ ‚ÄúEmpreender reformas para dar √†s mulheres direitos iguais aos recursos econ√īmicos, bem como o acesso √† propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, servi√ßos financeiros, heran√ßa e os recursos naturais, de acordo com as leis.‚ÄĚ

OBJETIVO

Refletir sobre as v√°rias metas do ODS 5 da Agenda 2030 da ONU.

PROGRAMAÇÃO

9h30 ABERTURA

Palavras do Diretor Geral do Centro Cultural Justiça Federal, CCJF, Desembargador Federal Dr. Ivan Athié, e da Diretora Executiva do Centro Cultural Justiça Federal, CCJF, Dra. Maria Geralda de Miranda.

 

10h PALESTRA DE ABERTURA

Dra. Maria Tereza Uille Gomes

Conselheira do Conselho Nacional de Justiça. Presidente da Comissão Permanente dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030. Coordenadora do Comitê Interinstitucional da Agenda 2030 e do Laboratório de Inovação, Inteligência e ODS - LIODS/CNJ. Professora titular de Mestrado em Direito - Universidade Positivo. Doutora em Sociologia pela UFPR, Mestra em Educação pela PUC-PR e especialista em Direito Processual Penal e Direito Administrativo. Ex Procuradora Geral de Justiça do Estado do Paraná.

 

Dra. Simone Schreiber

Desembargadora Federal do Tribunal Regional da Segunda Regi√£o, TRF2. Mestra em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC-RJ. Doutora em Direito P√ļblico pela UERJ. Professora associada de Direito Processual Penal da Escola de Ci√™ncias Jur√≠dicas da UNIRIO.¬†

 

Mediadora Dra. Maria Geralda de Miranda

Professora do PPG em Desenvolvimento Local da UNISUAM. Doutora em Estudos Culturais pela UFF. P√≥s-doutora em Pol√≠ticas P√ļblicas e Forma√ß√£o Humana pela UERJ, em Narrativas Visuais pela Universidade Cl√°ssica de Lisboa e em Estudos Culturais Africanos pela UFRJ.

 

 

14h/14h40 MULHER E AGROECOLOGIA

Ms. Rosiele Cristiane Ludtke

Camponesa Agroec√≥loga, atuante na Coordena√ß√£o Nacional do¬†MPA-Movimento dos Pequenos Agricultores, Mestra em Agroecologia, coordena o grupo de Feirantes FlorESer Agroecol√≥gico de Paraiso do Sul, participa do coletivo de g√™nero do MPA.‚Äč

 

Leila Denise Meurer

Camponesa, atua na Coordena√ß√£o Nacional do MPA-Movimento dos Pequenos Agricultores, Rond√īnia.

 

Mediadora Dra. Luciana Pinto Teixeira

Professora da USU e da UNIVERSO. Engenheira Agr√≠cola e Ambiental. Doutora e Mestra em Engenharia Mec√Ęnica pelo PGMEC da UFF.

 

15h/15h40 DESAFIOS DA MULHER NO JUDICI√ĀRIO

Dra. Priscilla Pereira da Costa Correa

Ju√≠za Titular na Se√ß√£o Judici√°ria do Rio de Janeiro. Integrante da Comiss√£o Ajufe Mulheres. Mestra em Justi√ßa Administrativa pela UFF/RJ. Docente no Mestrado Profissional da ENFAM. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Direito, Desenvolvimento Sustent√°vel e impactos das decis√Ķes judiciais/PPGD.

 

Dra. Adriana Ramos de Mello

Ju√≠za Titular do I Juizado da Viol√™ncia Dom√©stica e Familiar contra a Mulher da Capital (TJRJ). Mestra em Direito (UCAM). Mestra em Criminologia e Doutora em Direito P√ļblico e Filosofia Jur√≠dico-pol√≠tica pela Universidade de Barcelona. Em 2014, foi a vencedora do Pr√™mio Innovare, com o Projeto Violeta, uma iniciativa que acelera o acesso √† justi√ßa das mulheres v√≠timas de viol√™ncia dom√©stica e familiar. Professora da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Presidente do F√≥rum Permanente de Viol√™ncia Dom√©stica, Familiar e de G√™nero, e do N√ļcleo de Pesquisa em G√™nero, Ra√ßa e Etnia, o NUPEGRE.

 

Mediadora Dra. Sandra Akemi Shimada Kishi 

Procuradora Regional da Rep√ļblica, Minist√©rio P√ļblico Federal. Mestra em Direito Ambiental pela UNIMEP. Professora convidada nos cursos de especializa√ß√£o em Direito Ambiental da UNIMEP.¬†

 

16h/16h40 MULHER E EMPREENDEDORISMO

Dra. Leinimar de Jesus Alves Pires

Bacharel, Mestra e Doutora em Letras pela PUCRJ, Bacharel e Licenciada em Filosofia pela UFRJ. Doutorado Sanduíche na Université de la Sorbonne Nouvelle, Paris III (2011). Pesquisadora convidada na Freie Universität (Universidade Livre de Berlin), Alemanha (2011). Concluiu o curso de Aprofundamento em Conhecimentos Cervejeiros - Beer Expert pela escola Cervejeira Science of Beer em 2020.  Pesquisa sobre o tema Mulher e Cerveja.

 

Jackie de Botton

Diretora e sócia fundadora da The School of Life Brasil. Produtora do documentário Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar em 2011. Fez parte da equipe que fundou o Instituto Endeavor no Brasil. Produziu a primeira TEDx Brasil. 

 

Mediadora Dra. Patrícia Maria Dusek

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local (PPGDL) da UNISUAM, onde também leciona para o Curso de Direito. Pós Doutora pela Universitá di Pisa (2015). Doutora em Direito pela UVA.

 

 

17h30/19h OFICINA DE ESCRITA: A REPRESENTATIVIDADE NA LITERATURA

Ministrada por Maya Falks

Publicit√°ria, jornalista e escritora, atua como jornalista, resenhista e curadora no projeto Bibliografia Cotidiana, leitora cr√≠tica e mentora no Escrit√≥rio Liter√°rio. √Č autora de 6 livros publicados, entre eles os mais recentes Santu√°rio e Eu tamb√©m nasci sem asas.

Descrição: Através de conversas e compartilhamento das vivências da autora, tem como objetivo, convidar para  uma reflexão do papel da mulher na literatura, tanto como escritora quanto como personagem, passando pela mulher leitora. O que se busca é uma literatura abrangente, que seja um ambiente seguro para todas as mulheres, suas cores, origens, sexualidades e corpos.

Alguns pontos a serem abordados:

- Como as mulheres, em sua diversidade, se veem representadas na literatura

- Diversidade √©tnica ‚Äď representa√ß√£o negra, ind√≠gena, oriental e europeia

- Diversidade sexual ‚Äď literaturas LBTA

- Diversidade est√©tica ‚Äď a gordofobia das entrelinhas

- Adapta√ß√Ķes liter√°rias ‚Äď a maneira como as personagens s√£o adaptadas para outras m√≠dias

Mínimo de 5 e máximo de 20 inscritos (sem pré-requisitos)

 

 

INSCRI√á√ēES PARA OS CURSOS (WORKSHOPS E OFICINA)

Envie um e-mail para cineteatro.ccjf@trf2.jus.br colocando o nome do curso pretendido em ASSUNTO. Será encaminhado por e-mail a todos os inscritos, nos dias dos cursos, um link para a sala de videoconferência. O recebimento do link não garante sua participação, ela só ocorre com sua entrada na sala de videoconferência, até o limite das vagas.

10h/10h40 MULHER E PARTICIPA√á√ÉO POL√ćTICA

Dra. Andrea Maciel Pachá 

Ju√≠za de Direito do Tribunal de Justi√ßa do Estado do Rio de Janeiro. Escritora. Ex Conselheira do CNJ no bi√™nio 2007/2009. Professora de Direito de Fam√≠lia na P√≥s-Gradua√ß√£o da PUC Rio e Formadora da Enfam. Mestranda em Direitos Humanos e Sa√ļde P√ļblica na Fiocruz. Presidente do f√≥rum de Direito, Arte e Cultura na Emerj. Autora de ‚ÄúA vida n√£o √© justa‚ÄĚ, ‚ÄúSegredo de Justi√ßa‚ÄĚ e ‚ÄúVelhos s√£o os outros‚ÄĚ, editados pela Intr√≠nseca. Colunista de O Globo e comentarista da CBN.

 

Dra. Len√° Medeiros de Menezes

Professora Titular de Hist√≥ria Contempor√Ęnea da UERJ. Pesquisadora do CNPq. Doutora em Hist√≥ria. Professora Em√©rita da UERJ. Presidenta do Instituto Hist√≥rico e Geogr√°fico do Rio de Janeiro.

 

Mediadora Arlinda Cantero Dorsa
Vice Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local e Docente do curso de Direito, UCDB-MS.

 

14h/14h40 MAGISTRATURA E GÊNERO

Dra. Ana Paula Sciammarella

Professora da UNIRIO. Doutora e mestra em Sociologia e Direito pela UFF. Pesquisadora do N√ļcleo de Pesquisas sobre Pr√°ticas e Institui√ß√Ķes Jur√≠dicas (NUPIJ/UFF). Integra os grupos de pesquisa N√ļcleo de Estudos e Pesquisa em Lutas Sociais (NELUTAS/UNIRIO) e o N√ļcleo de Pesquisa em Sociologia do Direito (NSD/UFF). Integra, ainda, o Laborat√≥rio de Estudos em G√™nero, Sa√ļde e Direitos Sexuais e Reprodutivos (LEGS/UNIRIO).¬†

 

Dra. Maria Domitila Prado Manssur

Ju√≠za de Direito Titular II da 16¬™ Vara Criminal da Capital. Corregedora Permanente do SANCTVS ‚Äď Anexo de Atendimento de Crimes da Viol√™ncia contra Infante, Idoso, Pessoa com Defici√™ncia e V√≠tima de Tr√°fico Interno de Pessoa.

 

Mediadora Dra. Angela Maria Roberti Martins  

Professora Adjunta de Hist√≥ria Moderna e Contempor√Ęnea da UERJ. Doutora em Hist√≥ria Social pela PUC-SP. Coordenadora do Laborat√≥rio de Pesquisa e Pr√°tica de Ensino (LPPE) do IFCH da UERJ, desde 2015.

 

15h/15h40 VIOL√äNCIA CONTRA A MULHER: F√ćSICA E VIRTUAL

Dra. Tani Maria Wurster

Juíza Federal do TRF/4a Região, mestra em direito pela Universidade Federal do Paraná e Coordenadora da Comissão Ajufe Mulheres, da Ajufe.

 

Dra. Janaina Matida 

Professora da Faculdade de Direito da Universidad Alberto Hurtado, Chile. Doutora em Direito pela Universitat de Girona, Espanha. Associada do Instituto de Defesa do Direito de Defesa.

 

 

Mediadora Dra. Iamara da Silva Viana

Professora na PUC-Rio. P√≥s-doutorado em Hist√≥ria pela UFRJ. Doutora em Hist√≥ria Pol√≠tica pela UERJ, com est√°gio na √Čcole des Hautes √Čtudes en Sciences Sociales (EHESS/Paris).

 

 

16h/16h40 EMPODERAMENTO DA MULHER PELA CULTURA

Ms. Adelaide Paula

Professora- mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Bras√≠lia. √Č autora de livros infanto-juvenis e lan√ßou em 2020 seu primeiro romance de entretenimento intitulado M√£e - o sil√™ncio atr√°s da porta. √Č pesquisadora de quest√Ķes de g√™nero e ra√ßa no grupo Mayombe da Universidade de Bras√≠lia. Atua como agente cultural no projeto ‚ÄúLeia mulheres negras‚ÄĚ, divulgando a literatura produzida e protagonizada por mulheres negras.

 

Dra. Helena Teodoro

Conselheira do FUNDO ELAS. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais e em Pedagogia. Mestra em Educação e doutora em Filosofia. Faz Pós-doutorado em História Comparada. Atuou como Vice-presidente do Fundo ELAS e como Jurada do Estandarte de Ouro do Jornal O Globo durante 27 anos.

 

Mediadora Dra.  Vanessa Berner

Professora Titular da UFRJ, na Faculdade Nacional de Direito e coordenadora do Laboratório de Direitos Humanos (LADIH) da UFRJ. Doutora e Mestra em Direito pela UFMG, com estágio na Universidad Complutense de Madrid (1996).

 

17h30/19h WORKSHOP CONTINUIDADE E CINEMA

Ministrado por Márcia Bessa

Doutora em Memória Social (UNIRIO), Mestra em Ciência da Arte (UFF), graduada em Comunicação Social - Habilitação Cinema e Vídeo (UFF) e licenciada em Artes Visuais (FAMOSP). Desenvolveu estágio de doutorado no Department of Cinema & Media Studies (UChicago), sob a orientação de Tom Gunning. Tem experiência de mais de 20 anos nas áreas de Produção e Continuidade para Cinema e Audiovisual, de Educação Superior e de Pesquisa Científica. Atualmente é produtora e artista A/v no Coletivo DUO2X4, docente na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR/IBAv) e pós-doutoranda em Cinema e Audiovisual (PPGCINE/UFF).

Faixa Etária: a partir dos 16 anos (sem pré-requisitos)

Descri√ß√£o: Fun√ß√£o essencial a uma equipe t√©cnica de cinema e audiovisual ‚Äď e desempenhada sobretudo por mulheres ‚Äď, a continuidade √© respons√°vel por manter o controle minucioso de um processo e ambiente que primam pela ruptura e desordem. A filmagem dos diversos planos que comp√Ķem uma obra cinematogr√°fica n√£o segue a l√≥gica e cronologia estipuladas no roteiro liter√°rio e, sim, as especificidades e custos da produ√ß√£o do projeto. Isso significa dizer, que um filme √© produzido em pequenos peda√ßos desordenados e misturados, bem diferente do produto finalizado que vemos projetado na tela. E a continu√≠sta justamente desempenha o of√≠cio que possibilita a jun√ß√£o de todas as unidades f√≠lmicas em um todo coerente e vi√°vel narrativamente por ocasi√£o da montagem do material.

 

INSCRI√á√ēES PARA OS CURSOS (WORKSHOPS E OFICINA)
Envie um e-mail para cineteatro.ccjf@trf2.jus.br colocando o nome do curso pretendido em ASSUNTO.
Será encaminhado por e-mail a todos os inscritos, nos dias dos cursos, um link para a sala de videoconferência. O recebimento do link não garante sua participação, ela só ocorre com sua entrada na sala de videoconferência, até o limite das vagas.

9h/9h40  LIDERANÇAS FEMININAS NO AUDIOVISUAL

Daniela Pfeiffer

Professora nas Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA, e professora convidada na ESPM RJ e PUC RS. Fundadora da empresa Pfeiffer Cultural, consultora e parecerista em editais nacionais e internacionais. Mestra em Comunicação Social e Especialista em Comunicação e Imagem pela PUC-Rio. Formada em Produção Cultural pela UFF. Foi Diretora do Centro Técnico Audiovisual.

 

Ilda Santiago

Diretora executiva, diretora de programa√ß√£o e rela√ß√Ķes internacionais do Festival do Rio ‚Äď Rio de Janeiro International Film Festival. Formada em Jornalismo e Cinema pela UFF. Fundadora do Grupo Esta√ß√£o. S√≥cia do Filmes do Esta√ß√£o, empresa de distribui√ß√£o, ligada ao Grupo Esta√ß√£o, onde foi diretora de aquisi√ß√£o.

 

Mediadora Adriane Figueirola Buarque de Holanda

Professora de Publicidade, Jornalismo e Administração da ESPM Rio e da Universidade Veiga de Almeida. Doutora e Mestra em Comunicação. Graduada em Comunicação Social. Coordenadora da Agência Escola Origem da ESPM RIO.

 

 

10h/10h40 MULHERES NA CIÊNCIA

Dra. Janaína Dutra Silvestre Mendes

Física Médica e divulgadora científica. Doutora em Radioproteção e Dosimetria pelo IRD. Mestra em Radiologia pela UFRJ. Atua como física médica da seção de Medicina Nuclear do INCA. Mantém um canal de divulgação científica chamado Becquereladas, escreve para o blog Cientistas Feministas, é membra do comitê executivo da Women in Nuclear Brasil e cofundadora da Yalodé-Rede de Cientistas Feministas. Mãe de dois filhos, esteve em licença maternidade em 2015 e 2017.

 

Dra. Cristiani Vieira Machado

Vice-Presidente de Educa√ß√£o, Informa√ß√£o e Comunica√ß√£o da Funda√ß√£o Oswaldo Cruz (Fiocruz). M√©dica, com mestrado e doutorado em Sa√ļde Coletiva pela UERJ e P√≥s-Doutorado em Ci√™ncia Pol√≠tica. Pesquisadora do Departamento de Administra√ß√£o e Planejamento em Sa√ļde da Funda√ß√£o Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) e docente permanente do Programa de P√≥s-gradua√ß√£o em Sa√ļde P√ļblica da Ensp/Fiocruz. Membro do Conselho Deliberativo da Associa√ß√£o Brasileira de Sa√ļde Coletiva-Abrasco (2018-2020).

 

Mediadora Dra. Márcia T. Cavalcanti

Professora da USU e da FAMATH. Professora colaboradora do MPGTQAC-USU. Doutora e Mestra em Ciência da Informação, IBICT. Integrante do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais, Larhud.

 

 

11h/11h40 PALESTRA DE ENCERRAMENTO

Dra. Ivana Farina Navarrete Pena

Procuradora de Justi√ßa do Minist√©rio P√ļblico de Goi√°s. Conselheira do Conselho Nacional de Justi√ßa (CNJ). Bacharel em Economia (UCG) e Direito (UFG). Foi Presidente da Associa√ß√£o Goiana do Minist√©rio P√ļblico (AGMP) nos bi√™nios 1994/1996 e 1996/1998. Foi Secret√°ria de Direitos Humanos e Defesa Coletiva no CNMP de 2017 a 2019.

 

Mediadora Dra. Maria Augusta de Castilho

Professora no Curso de História e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local - Mestrado/Doutorado, na Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, sendo também responsável pelo Laboratório de História. Pós-doutorado em Linguística (2000) e Doutora em Ciências Sociais, USP.

 

 

14h¬†MESA DE COMUNICA√á√ēES 1¬†

VIOL√äNCIA CONTRA A MULHER: AN√ĀLISE DE ARTIGOS CIENT√ćFICOS DA WEB OF SCIENCE - Gabriela Mangini Stang, Antonio Carlos Cantero Dorsa e Gabriela Oshiro Reynaldo

FEMINIC√ćDIO: UMA AN√ĀLISE INTERDISCIPLINAR DO MAPEAMENTO DE TESES (2016 ‚Äď 2019) - Gabriela Mangini Stang, Deborah Yoshie Arima, Arlinda Cantero Dorsa

O EMPODERAMENTO COMO ALICERCE DO DESIGN: PROPOSTA DE COMBATE √Ä VIOL√äNCIA DOM√ČSTICA ATRAV√ČS DA TECNOLOGIA NO NOVO CEN√ĀRIO P√ďS-PANDEMIA - Vit√≥ria Basile Carballo

DA LEG√ćTIMA DEFESA DA HONRA AO CRIME DE FEMINIC√ćDIO: UMA AN√ĀLISE FEMINISTA DO ENFRENTAMENTO √Ä VIOL√äNCIA CONTRA AS MULHERES NO BRASIL - Bibiana de Paiva Terra

VIOL√äNCIA DOM√ČSTICA: UM ESTUDO E MAPEAMENTO DAS DISSERTA√á√ēES DE MESTRADO EM 2018 - Renata Borges, Isabele Cabreira Borges, Arlinda Cantero Dorsa

 

 

15h MESA DE COMUNICA√á√ēES 2¬†

POTENCIALIDADES PARA O EMPREENDEDORISMO FEMININO NA ROTA DE INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (RILA) NO ESTADO DE MATO GROSSO  DO SUL - Deborah Yoshie Arima, Theodora Cação Zanchett, Arlinda Cantero Dorsa e Edilene Maria Oliveira

ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE AO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DE MULHERES ARTESÃS - Carla Favoni de Abreu e Jaqueline de Melo Barros

UM PANORAMA SOBRE AS MULHERES EMPREENDEDORAS -Ana Fl√°via Zanin ; Aline Carvalho de Almeida; Milena Salazar; √Črika Santos Silva

ESTUDANTES, NORMALISTAS, PROFESSORAS, ACAD√äMICAS E PESQUISADORAS: A TRAJET√ďRIA DA MULHER BRASILEIRAS NO CAMPO DAS CI√äNCIAS DA EDUCA√á√ÉO -Joseane Monteiro Maur√≠cio, Stela Maria Meneghel

ATUAÇÃO DE MULHERES NAS FLORESTAS PLANTADAS BRASILEIRAS UM PANORAMA -Enrico Veiga Lisita

 

 

16h MESA DE COMUNICA√á√ēES 3¬†

OS DESAFIOS E AS CONQUISTAS DAS MULHERES NEGRAS NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO Lais Moreira de Souza e

Ricardo William Guimar√£es Machado

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO SISTEMA PRISIONAL: EM BUSCA DA GARANTIA DE DIREITOS DAS MULHERES LGBTQIA+ PRIVADAS DE LIBERDADE -  Leticia Lucia Silva Santos e Jaqueline de Melo Barros

A ATUA√á√ÉO POL√ćTICA E SOCIAL DE MULHERES ATIVISTAS MORADORAS DE FAVELAS DO RIO DE JANEIRO - Sandra Monica da Silva Schwarzstein

VIOL√äNCIA DOM√ČSTICA CONTRA MULHERES NEGRAS NO BRASIL - Miliane Favoni de Albuquerque, Rosiele de Lima Carlos, Jaqueline de Melo Barros

A VIDA DA MULHER REFUGIADA: TRAUMAS, DESAFIOS E RECOMEÇOS - Denise Moraes do Nascimento Vieira, Mariza Reis Almeida e Maria Geralda de Miranda

 

17h30/19h WORKSHOP POEMA COLAGEM

Ministrante: Maya Monstra

Poeta e Colagista, autora do livro Fera Ferida Made in Mauá (Ed. Penalux 2020) está em duas antologias da Editora Urutau, tem textos e colagens na Ruído Manifesto, Ensaio e Germina. Mais sobre a autora: @mostrapoeta

Descrição: A partir da técnica da apropriação, a poeta fala sobre o processo criativo e orienta sobre o uso de materiais na prática do poema colagem.

Faixa Etária: a partir dos 16 anos (sem pré-requisitos)

Mínimo de 3 e máximo de 13 inscritos

MATERIAIS

Para um melhor aproveitamento separe:

  • Livros/ revistas que possam ser recortados
  • Cola de prefer√™ncia bast√£o
  • Tesoura e estilete
  • Uma folha neutra caso o aluno foque apenas no poema
INSCRI√á√ēES PARA OS CURSOS (WORKSHOPS E OFICINA)
Envie um e-mail para cineteatro.ccjf@trf2.jus.br colocando o nome do curso pretendido em ASSUNTO.
Será encaminhado um link para uma sala de videoconferência a todos os inscritos no dia do curso escolhido. O recebimento do link não garante sua participação, ela só ocorre com sua entrada na sala de videoconferência, até o limite das vagas.
19h30 ENCERRAMENTO ACORDE! VOCAL E CORAL DIVERSUS
Grupo vocal formado por vozes femininas e coral, sob direção de Cris Delanno.

14h MESA DE COMUNICA√á√ēES 4¬†

VIOLA√á√ēES AOS PRINC√ćPIOS DO TRABALHO DECENTE E DOS DIREITOS DAS MULHERES NO MS ENTRE 2016-2020 - Antonio Lopes Lins Neto, Dhyego Fernandes Alfonso, Marianna Le√£o Alvarenga Barbosa e Dolores Pereira Ribeiro Coutinho

CONSTITUI√á√ēES BRASILEIRA E PORTUGUESA √Ä LUZ DO TRABALHO¬† DECENTE: SUBS√ćDIOS PARA ESTUDOS DA IGUALDADE DE G√äNERO NO TRABALHO - Michele de Sousa Assis, Luiz Filipe Novoa Borges de Barros e Dolores Pereira Ribeiro Coutinho

AS VIOLA√áOES DO TRABALHO DECENTE E AS RELA√á√ēES DE TRABALHO FEMININO NO ESTADO DE GOI√ĀS NO ANO DE 2019¬† - Aden√©sio Mariano da Silva Junior ; Gabrielly Dias Petersen ; Gabriel Henrique de Souza Santos ; Dolores Pereira Ribeiro Coutinho

EX√ČRCITO E FOR√áAS POLICIAIS: O PARADIGMA DA INSER√á√ÉO DE MULHERES - Milena Barbosa Salazar ; Aline Carvalho de Almeida ; Ana Fl√°via Zanin ; Arlinda Cantero Dorsa

VOLUNT√ĀRIAS DA P√ĀTRIA: UMA AN√ĀLISE DA FIGURA DO HER√ďI A PARTIR DAS HIST√ďRIAS DE TR√äS MULHERES NA GUERRA DO PARAGUAI (1864-1870) - Luiz Jeha Pecci de Oliveira, Gabriela Oshiro Reynaldo,¬† Arlinda Cantero Dorsa

15h MESA DE COMUNICA√á√ēES 5¬†

O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA DIVIS√ÉO DO TRABALHO DOM√ČSTICO: AN√ĀLISE BIBLIOM√ČTRICA NA BASE DE DADOS WEB OF SCIENCE - Hanae Caroline Quintana Shiota,¬† Ant√īnio Carlos Cantero Dorsa e Arlinda Cantero Dorsa

VIOL√äNCIA CONTRA A MULHER EM TEMPOS DE PANDEMIA - Aline Carvalho de Almeida , Ana Fl√°via Zanin , Milena Barbosa Salazar e √Črika Santos Silva

FAM√ćLIA MONOPARENTAL CHEFIADA POR MULHERES: O CASO DE M√ÉES DE FILHOS COM DEFICI√äNCIA - Juliana Oliveira de Carvalho, Rebeca Freitas Spittle, Ricardo William Guimar√£es Machado

TRABALHO DOM√ČSTICO E MULHERES: UMA AN√ĀLISE SOBRE COMO A REFORMA TRIBUT√ĀRIA PODE CONTRIBUIR PARA A REDU√á√ÉO DAS DESIGUALDADES DE G√äNERO - Alessandra Soares Freixo e Camilla Cavalcanti Rodrigues Cabral

AN√ĀLISE DOS ESPA√áOS FEMININOS NA AGRICULTURA FAMILIAR BRASILEIRA NO CONTEXTO DO¬† OBJETIVO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENT√ĀVEL 5 E AS PREMISSAS DE JUSTI√áA AMBIENTAL - Sthefanie Aguiar da Silva

‚ÄúORDIN√ĀRIA OU BONITINHA‚ÄĚ: VIOL√äNCIA CONTRA A MULHER NO CINEMA E NAS REDES SOCIAIS - D√°fini Lisboa Cabreira, Dolores Pereira Ribeiro Coutinho e M√°rio M√°rcio da Rocha Cabreira

CORPO FEMININO, RA√áA E TRABALHO: UM DI√ĀLOGO ENTRE SILVIA FEDERICI E √āNGELA DAVIS -Let√≠cia Rodrigues da Silva Santos

Comiss√£o Organizadora

Reis Friede ‚ÄĘ Presidente do TRF2

Ivan Athi√© ‚ÄĘ Diretor Geral do CCJF

Maria Geralda de Miranda ‚Äʬ†Diretora Executiva do CCJF

Simone Schreiber ‚Äʬ†Desembargadora Federal do TRF2

M√°rcia Teixeira Cavalcanti ‚Äʬ†Assessora de Rela√ß√Ķes Institucionais do CCJF

Aretuza Ribeiro Silveira ‚ÄĘ Assessora Executiva do CCJF

M√īnica Val√©ria de Carvalho G√≥es ‚Äʬ†Diretora de Cultura e Administra√ß√£o do CCJF

Thereza Cristina Pereira Balthazar ‚Äʬ†Setor de Comunica√ß√£o, Tecnologia e Educa√ß√£o do CCJF

Wanderley Lemgruber de Sousa ‚Äʬ†Setor de Comunica√ß√£o, Tecnologia e Educa√ß√£o do CCJF

Francisco Cordeiro ‚Äʬ†Assistente da Dire√ß√£o Executiva do CCJF

Eduardo Barbuto Bicalho¬†‚ÄĘ Setor de Publica√ß√£o do CCJF

Elaine Pauvolid Hamburger ‚Äʬ†Setor de Artes C√™nicas e Audiovisuais do CCJF

Comissão Científica

Dr.¬™ Adrianna Cristina Lopes Setemy ‚ÄĘ Doutora em Hist√≥ria Social pela UFRJ

Dr.¬™ √āngela Maria Roberti Martins ‚ÄĘ Doutorado em Hist√≥ria Social pela PUC-SP

Dr.¬™ Arlinda Cantero Dorsa ‚ÄĘ Doutora em L√≠ngua Portuguesa pela PUC-SP

Dr.¬™ Jaqueline de Cassia Pinheiro Lima ‚Äʬ†Doutora em Sociologia pelo IUPERJ

Dr.¬™ K√°tia Eliane Santos Avelar ‚Äʬ†Doutora em Ci√™ncias pela UFRJ

Dr.¬™ Marcia Teixeira Cavalcanti ‚ÄĘ Doutora em Ci√™ncia da Informa√ß√£o pelo IBICT/UFRJ

Dr.¬™ Maria Alice Costa ‚ÄĘ Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ

Dr.¬™ Marilene Antunes Sant‚ÄôAnna ‚ÄĘ Doutora em Hist√≥ria Social pela UFRJ

Dr.¬™ Marta de Carvalho Silveira ‚Äʬ†Doutora em Hist√≥ria Social pela UFF

Dr.¬™ Nilza Rog√©ria de Andrade ‚ÄĘ Doutora em Servi√ßo Social pela PUC-Rio

Dr.¬™ Patr√≠cia Dusek ‚Äʬ†Doutora em Direito P√ļblico pela UVA

Dr.¬™ Renata de Oliveira Batista Rodrigues¬† ‚Äʬ†Doutora em Letras Vern√°culas-Literatura Brasileira pela UFRJ