Fundo verde escuro. Sobre ele, uma forma orgânica circular verde em tom mais claro, preenchido por grafismos sugerindo veias de folhas. Ao centro, a chamada 21ª Semana Nacional de Museus, sendo que ‘semana nacional de museus’ está colocada, uma palavra em cada linha, abaixo do ‘ª’ de 21ª. “21ª†está desenhado como grafismos, isto é, a forma dos números e letra é composta por grafismos geométricos. Abaixo, na base da imagem, dentro de um retângulo marrom claro, as palavras “INSTITUIÇÃO PARTICIPANTEâ€

com
Rafael Nogueira
Regina Reis
Pedro Colares Heringer
Rosani Godoy

mediação
Klara W. Freire

19 de maio (6a-feira)
às 14h
Sala de Sessões do CCJF

transmissão simultânea
no YouTube do CCJF

Gratuito

classificação livre

 

Público-alvo

Arquivistas, bibliotecários, museólogos, profissionais da informação e público interessado no tema.

Sinopse

Mesa de conversa sobre a prática no âmbito da memória, abordando os aspectos técnicos e enfatizando, principalmente, a singularidade de cada profissão e seus esforços em prol da manutenção da longevidade dos itens sob sua responsabilidade. Tal prática leva em consideração os três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global; Ação Climática; Vida na Terra.

O evento integra a 21ª Semana Nacional dos Museus e também faz parte das ações do Programa Justiça & Memória, do CCJF.

Participantes

Klara W. Freire – Graduada em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, mestre em Ciência da Informação pela UFRJ e especialista em Biblioteconomia. Bibliotecária do TRF2 desde 2012, atualmente é responsável pelo Setor de Biblioteca do CCJF.


Rafael Nogueira – Bacharel em Arquivologia (UFF), especialista em Planejamento, Organização e Direção de Arquivos (UFF/AN). Analista Judiciário/Arquivologia no Setor de Arquivo (SETARQ/NUGEBI/SAT) do Tribunal Regional Federal-2ª Região.


Regina Reis – Graduada em Arquivologia e História pela UFF. Possui pós-graduação em sua área de atuação. Arquivista do Setor de Arquivo (SETARQ/NUGEBI/SAT) do Tribunal Regional Federal-2ª Região.


Pedro Colares Heringer – Graduado em Museologia; Mestre em Arqueologia; MBA em políticas públicas. Atua no Ibram desde 2010, com experiência em elaboração de Planos Museológicos e Plano de Gestão de Riscos.​


Rosani Godoy – Graduada e mestre em Biblioteconomia pela UNIRIO. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Ocupa o cargo de Chefe da Biblioteca de Obras Raras da Escola de Belas Artes da UFRJ. Possui experiência na área de Biblioteconomia e Documentação e Conservação e Preservação de Acervos Raros.