CineDebate

13 de agosto
terça, das 18h às 21h

local
Teatro

valor
Gratuito

inscrições
midorifilmes@gmail.com

 

classificação indicativa A16 (16 anos)

 

Sinopse

Neste 13 de agosto, celebraremos o 40º aniversário de lançamento do longa-metragem Amor Maldito, dirigido pela cineasta Adelia Sampaio.
Com o lançamento do filme em 1984, Adelia Sampaio torna-se a primeira cineasta negra a ter um longa-metragem exibido em circuito comercial no Brasil.

O filme Amor Maldito conta a história de Fernanda (Monique Lafond) e Sueli (Wilma Dias), duas mulheres que vivem um romance proibido, enfrentando preconceitos e desafios sociais. Baseado em um fato real, e lançado ao final da ditadura militar, o enredo aborda a lesboafetividade de forma pioneira na América Latina, destacando a coragem e a resistência das protagonistas diante da opressão de uma sociedade machista e hipócrita.

Prestes a completar 80 anos, Adelia Sampaio continua a ser uma figura inspiradora para o cinema brasileiro. Seu trabalho em Amor Maldito não apenas promoveu uma quebra de barreiras, mas também lançou luz sobre a necessidade de uma maior diversidade e inclusão na indústria cinematográfica. Seu legado é um testemunho da força e resiliência das mulheres negras e LGBTQIAPN+ no cinema, na arte e na sociedade.
Para esta celebração, o Centro Cultural da Justiça Federal abre seu teatro para a exibição comemorativa de Amor Maldito, seguida da realização de um debate sobre o pioneirismo da obra e o legado de Adelia Sampaio.

Programa

18h: Exibição de Amor Maldito
20h: Debate sobre o pioneirismo de Amor Maldito e o legado de Adelia Sampaio

Ficha técnica

Filme: Amor Maldito
Gênero: Drama
Direção e argumento: Adelia Sampaio
Roteiro: José Louzeiro
Produção: Francisco Damásio e Adelia Sampaio
Elenco: Monique Lafond, Wilma Dias, Mário Petráglia, Emiliano Queiroz, Neuza Amaral, Isolda Cresta, Jalusa Barcellos, Vinicius Salvatori, Nildo Parente, Tony Ferreira, Catarina Bonakle, Julia Miranda e Marcus Vinicius.
Data de lançamento: 13 de agosto de 1984

Realização

Midori Produções Artísticas; Sebastiana Mídias e Produções; JOR Produções; Poética Marginal

Apoio

ÃRIS Fotocoletivo (Registro fotográfico do evento)