Na foto, um palco com uma tela branca ao fundo e do lado esquerdo, a sombra de duas pessoas sentadas em uma cadeira. Uma delas está no colo da outra. As duas se abraçam, como se uma estivesse consolando a outra. Elas estão em uma espécie de palco. À frente delas, um piso de madeira, localizado em um nível mais baixo. Essa imagem ocupa a metade direita da foto. A outra metade é escuridão, com exceção de uma câmera fotográfica (ou filmadora) em um tripé que registra as duas pessoas sentadas e abraçadas.

Realização de um curta-metragem no final do curso.

curso teórico prático

com os professores
Antonio Karnewale
Maria Assunção

carga horária
32 horas

inscrições
link será divulgado pelo instagram
perfil @‌quitanda.atuacao

2, 9 e 16 dez
sábados, das 14h às 18h

local
Sala de Sessões (28 out)
Sala de cursos (demais dias)

valor
R$1.800,00*

*Bolsas de 50% e 100% para estudantes de teatro carentes selecionados pelos professores no total de cinco alunos.

 

 

Ementa

Abordagem teórico-prática da interpretação realista e naturalista a partir da dramaturgia teatral, da palavra e dos processos de criação a partir dela e das especificidades artísticas e técnicas da linguagem com a câmera e do teatro.

Realização de um curta-metragem no final do curso. Observação: esse curta pode ser um média, ou cenas em dupla, de acordo com o perfil da turma formada e dos atores da Oficina.

Conteúdo Programático

  • Prática da atuação realista com foco no teatro e na transposição para o audiovisual;
  • Estudos da atuação performativa como pré-requisito para a improvisação com e sem o uso do rasaboxe;
  • Estudos de atuação narrativa e exercícios de leitura para maior intimidade com a palavra e, consequentemente, com o texto teatral;
  • Exercícios de ritmo, espaço e tempo a partir da leitura dos textos;
  • Leitura de textos poéticos que aproximem à sua “subjetividade”;
  • Conscientização do corpo na fala e da fala no corpo no espaço e para a câmera;
  • Pesquisa de possibilidades poéticas das palavras, por meio de exercícios que coloquem disponível para a cena;
  • Análise de cenas do audiovisual.

Professores

Antonio Karnewale, é ator, diretor e preparador de elencos no teatro e na tv, em espetáculos, séries e telenovelas. É professor de atuação em teatro e audiovisual da Faculdade Cesgranrio. Como preparador, seu trabalho mais recente foi a novela Todas as flores, da Globo Produções. É sócio-fundador da Quitanda, estudos e práticas de atuação.

Maria Assunção é atriz, jornalista, preparadora de elenco e Doutora em Teatro. Atualmente é professora de interpretação e teoria na Faculdade Cesgranrio. Também integra a equipe da próxima novela da TV Globo, Renascer. É sócia-fundadora da Quitanda junto com Antonio Karnewale.