Foto de duas mulheres, fundo de um foyer de teatro, com paredes brancas e frisos e colunas douradas. A mulher da esquerda é branca, meia-idade, cabelos escuros na altura do pescoço. Ela usa um vestido de gala azul piscina sem mangas e um leve tecido, uma echarpe transparente no mesmo tom do vestido. Ela olha para a câmera sorrindo. Usa uma gargantilha prateada no pescoço. A mulher ao seu lado, à direita, é branca, meia-idade, cabelos escuros na altura do pescoço. Usa um vestido de gala azul bordado, de mangas longas e ombros à mostra. Ela também olha para a câmera, sorrindo.


com
Georgia Szpilman
Dília Tosta
Ruben Gabira

2 de março
das 19h às 20h

Teatro do CCJF
R$40 (R$20 meia)
classificação livre


Público-alvo
amantes de música e público em geral

Sinopse
O concerto Cartas de Amor de Francisco Mignone para sua Jô une as composições do maestro a suas palavras de amor e encantamento pela concertista e pianista Maria Josephina, ‘sua Jô’, como gostava de chamá-la. A soprano Georgia Szpliman e a pianista Dília Tosta nos trazem, nesse concerto, uma outra face deste grande compositor e maestro, buscando mostrar o homem amoroso por trás do gênio musical. Suas composições vão dando vida às palavras, desnudando sua característica romântica e delicada, e, também, revelando uma pessoa sempre atenta ao amor.

Programa

  • Três Pequenas Valsas de Esquina
  • 3ª Valsa de Esquina
  • Improviso
  • Alma Adorada
  • Quando Uma Flor Desabrocha
  • 8ª Valsa De Esquina
  • Doce Nome De Você
  • Três Pintas
  • Cantiga De Ninar
  • Ãria da Domitila (João Guilherme Ripper) *
  • A Folhinha de Pimenta
  • Se Tu Soubesses

* A inclusão da ária da ópera Domitila, do compositor Guilherme Ripper, veio da necessidade de demonstrar os segredos e a magia das cartas de amor, retratadas nesta composição, trazendo mais força e dramaticidade ao concerto.

Ficha técnica

Georgia Szpilman – Apresentação, textos e canto (soprano)
Dília Tosta – Piano
Ruben Gabira – Direção cênica

Georgia Szpilman
Tem como destaque a versatilidade.
Integrante do corpo artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro como cantora, tem se apresentado em diversas óperas. No entanto, não se limita ao mundo operístico. Tem vasta experiência em música de câmera, em música popular brasileira e jazz. Busca compositores importantes para nossa história, como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Cláudio Santoro, Pixinguinha, Villa Lobos e Francisco Mignone. Georgia transforma seus concertos em uma grande contação de histórias, nos quais a música se torna moldura para a obra desses grandes compositores.

Dília Tosta
Professora acompanhadora da Escola de Música da UFRJ, Dília tem se dedicado a acompanhar cantores – em formação ou profissionais -, brasileiros e estrangeiros. Possui vasta experiência como co-repetidora: muitos dos instrumentistas e cantores hoje consagrados foram acompanhados por esta grande pianista, não só em seus concertos, como também durante sua formação

Ruben Gabira
Iniciou sua carreira no musical Chorus Line como ator, cantor e bailarino, sendo indicado na categoria revelação APETESP. Para aprimorar seu canto, ficou por 13 anos em Viena, onde participou em mais de 30 musicais, tais como West Side Story, Cabaret, A Noviça Rebelde, Evita, Hair, Kiss me Kate, entre outros. Ainda em Viena, participou como Orfeu no Teatro Odeon de Viena. No Brasil, foi indicado como melhor ator para o prêmio Bibi Ferreira de Teatro Mus,ical como a protagonista Bernadete do musical Priscilla, a Rainha do Deserto. Atua em seriados e novelas da TV Globo, além de dirigir e atuar em curtas para o cinema.