dramaturgia

Na foto, uma mulher branca olha fixamente para a câmera com a boca levemente aberta. Ela possui cabelos ondulados pretos um pouco abaixo dos ombros; usa terno preto e blusa de botão branca. Está apoiada em uma mesa de madeira com tampo de vidro que possui vários livros em cima. Ao fundo, um ambiente que parece ser de uma biblioteca, com várias estantes de estrutura de ferro com inúmeros livros organizados.

4 de julho a 25 de agosto
quintas a sábados às 18h
domingos às 17h

local
Sala de Leitura

valor
R$40 (meia R$20)

 

 

classificação indicativa A12 (12 anos)

 

fotografia: Guga Melgar

Sinopse

Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade é construído a partir da pesquisa e leitura da correspondência inédita do poeta e sua única filha. A dramaturgia segue a cronologia infância, adolescência e vida adulta. Desde os primeiros desenhos, bilhetes, cartinhas, cartas e crônicas acompanhamos a relação de cuidado e amor entre os dois como a visão do país, dos acontecimentos e do mundo.

Maria Julieta, escritora e tradutora, morreu aos 59 anos vítima de câncer e Carlos Drummond, doze dias depois, o trágico momento que tanto impactou seus leitores apaixonados.

O espetáculo foi contemplado no FITA- Festa Internacional de Teatro de Angra pela dramaturgia

É nosso desejo encenar para o maior número de espectadores e que seja estímulo aos curiosos de Drummond e futuros escritores e poetas.

Após as sessões realizamos bate-papo com o público sobre o processo de criação desde a leitura das cartas, construção da dramaturgia e encenação.

O espetáculo solo prioriza a “palavra” enfatizando a escrita em desenvolvimento entre os dois protagonistas. Cenografia de Bia Junqueira e iluminação de Paulo César Medeiros criam a atmosfera de um gabinete de trabalho dos dois escritores. O espetáculo é flexível e adaptável a diversos espaços; teatros, auditórios, salas de leitura, bibliotecas, pois a ênfase estará na interpretação da atriz.

Ficha-técnica

Idealização – Pedro Drummond

Atuação. Dramaturgia e Atuação – Sura Berditchevsky

Codireção – Fernando Philbert

Pesquisa das cartas – Sura Berditchevsky e Pedro Drummond

Pesquisa iconográfica – Lucia Cerrone

Animação gráfica – Renato Vilarouca e Ricardo Vilarouca

Trilha sonora – Alexandre Elias

Figurino- Wagner Marquette

Operação de som e imagem – Maria Flávia Lanzoni

Voz de  Carlos Drummond de Andrade – LP Antologia Poética, Poligram, 1978

Produção – Ao Pé da Letra Produções

Apoio

ASA – Associação Scholem Aleichem