fundo amarelo: acima e abaixo, partes de molduras para fotos. Ao centro, dentro de uma moldura, a foto de três jarros iguais, um ao lado do outro, contendo flores multicoloridas.Professoras:
Lane Lopes
Rafaella Arias Whitaker

Realização:
Coletivo Uma Película

30 de julho
das 14h às 18h
plataforma zoom do CCJF
R$60,00 (3 bolsas de 100% para pessoas autodeclaradas pretas, indígenas ou trans)

classificação 16 anos

Inscrições*
Pré-requisito: maiores de 16 anos
Carga horária: 4 horas
Público-alvo: Interessados em criar com as palavras e as imagens, mulheres e artistas
Vagas: 15

* Cada inscrito receberá o link do drive onde deverá subir uma fotografia em formato original. É interessante que cada participante possua lápis, papel, tesoura e material disponível para os recortes.

Sinopse:

A oficina Confecção de Memória propõe uma vivência entre aqueles que desejam experimentar com a escrita e a colagem – instrumentos para nos relacionarmos com a memória como espaço de criação.

“Acreditamos que olhar para o passado é uma potente ferramenta transformadora do futuro. Olhar para as histórias das mulheres é recontar histórias mal contadas, é conhecer um pouco mais sobre si mesma e sobre o mundo, é entrar em um processo que pode ser profundamente criativo e curativo. Ao compartilhar esse gesto de rememoração/criação com o grupo, buscamos ampliar as micronarrativas para pensar o macro, identificando similaridades e distanciamentos, reconhecendo a diferença e os encontros das pessoas que compõem um coletivo.

Ao compartilhar a autoria dos trabalhos trazemos pro coletivo a responsabilidade e a capacidade de construção de novos mundos.

Ao ficcionalizar nossas memórias podemos imaginar novas possibilidades para as mulheres que vieram antes de nós, libertando-as das histórias que tiveram e valorizando as suas conquistas – ao mesmo tempo que ganhamos mais autonomia para conduzirmos hoje nossas próprias narrativas.” Lane Lopes, Rafaella Arias Whitaker

Lane Lopes é dramaturga e roteirista formada pela UFF.  É integrante do Coletivo Uma Película e assina o espetáculo “Aleito”, que tem estreia prevista para 2022 no CCJF. Em 2019 foi publicada pela Ed. Cobogó.  Como assistente de roteiro, trabalhou em Pasárgada, de Dira Paes (em fase de finalização), e no documentário “Deixei meu coração nesse lugar” (Eduardo Hunter Moura, 2021).

Rafaella Arias Whitaker (codinome Lambelá) é graduanda em Cinema pela UFSC. Durante a faculdade, conheceu e se aprofundou nas práticas de colagem e de lambe-lambe. Em 2020, foi co-autora das capas do podcast Papo Coletivo; das capas dos singles Pajarito, da banda O Racún e Estrela do Oriente, da banda Sang; e produziu as capas e identidade visual do podcast Cinema e Memória.