Foto da capa do livro Constructing Latin America Capa de moldura amarela no meio da qual está inserida uma foto em preto e branco. Na parte superior, dentro da foto, o título Constructing Latin America e, logo abaixo, o subtítulo Architecture, Politics, and Race at the Museum of Modern Art, em letras menores. Título e subtítulo em letras brancas. É uma foto do edifício Gustavo Capanema, na qual aparecem as colunas, o mural e parte do primeiro andar do prédio. Em primeiro plano, mais à direita, uma mulher branca, de cabelo preso em coque atrás da cabeça. Ela está de costas, olhando para o prédio. Sua mão direita está acima dos olhos, para fazer sombra contra o sol que bate em seu rosto. Seu braço esquerdo está dobrado, a mão apoiada no quadril Ela usa uma blusa de mangas compridas e uma saia na altura do joelho, numa vestimenta que parece ser dos anos 60, e tem uma bolsa de alça longa pendurada em seu ombro direito.

 

palestra
de apresentação do livro
Constructing Latin America
Patricio del Real

debate
Patricio del Real
Beatriz Jaguaribe

15 ago, ter – 19h

Sala de Sessões
e YouTube do CCJF

Gratuito
(sujeito à lotação)

classificação livre

 

 

Público-alvo

Arquitetos, artistas, pesquisadores em História da Arte e Arquitetura, gestores e agentes culturais, estudantes de Arte, Arquitetura, Ciências Sociais e público em geral.

Sinopse

Palestra do professor Patricio del Real sobre seu livro Constructing Latin America: Architecture, Politics, and Race at the Museum of Modern Art (Yale University Press, 2022 ) seguida de conversa com a professora Beatriz Jaguaribe.

O livro revela como o tratamento dado à arquitetura latino-americana pelo Museu de Arte Moderna de Nova York promoveu interesses políticos, econômicos e culturais dos Estados Unidos. No período entreguerras e imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, o governo dos Estados Unidos promoveu a visão de uma América Latina moderna, progressista e democrática e trabalhou para apresentar a região como parceira na luta contra o fascismo e o comunismo. Isso foi reforçado por muitas instituições culturais, incluindo o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), que usou a arquitetura moderna para imaginar uma América Latina sob a liderança dos Estados Unidos no pós-guerra. O MoMA apresentou exposições que empregavam uma estética racialmente codificada e enfatizavam a confluência de “americanidade” e “modernidade” em um mundo globalizado.

Mergulhando nos debates acalorados do período, apresentando documentos internos inéditos e fotos do museu e dos arquivos de Nelson A. Rockefeller, Patricio del Real é o primeiro a abordar o papel do MoMA no imperialismo cultural dos EUA e suas consequências, por meio das exposições sobre arte e arquitetura latino-americanas.

Sobre Patricio del Real

Patricio del Real é historiador de arquitetura. Professor Associado de História da Arte e Arquitetura na Universidade de Harvard. Dedica-se à arquitetura moderna e às suas conexões transnacionais com foco nas Américas. Seu livro, Constructing Latin America: Architecture, Politics, and Race at the Museum of Modern Art (Yale University Press, 2022), examina diversas exposições de arquitetura realizadas pelo Museu de Artes Modernas de Nova York – MoMA instrumentalizadas como uma “arma cultural” imperialista, realizadas em meados do século XX.

Sobre Beatriz Jaguaribe

Beatriz Jaguaribe é PhD em Literatura Comparada pela Universidade de Stanford. Professora Titular da Escola de Comunicação da UFRJ. Foi professora visitante nas universidades de Harvard, Princeton, Stanford, New School for Social Research, New York University, e outras. Recebeu diversas bolsas de estudo, algumas das quais foram pela Guggenheim; Robert F. Kennedy Fellowship (Harvard); Plas (Princeton); Icas (NYU). Ãreas de atuação acadêmica: imaginários urbanos na América Latina; subjetividades na literatura e nas artes visuais; ideários e estéticas da modernidade na América Latina. Entre suas publicações estão os livros: Fins de século (1998); Choque do Real (2007); Mapa do Maravilhoso (2001); Rio de Janeiro: Urban Life through the Eyes of the City (2014), e numerosos ensaios.

Apoio

logomarca da Harvard University - David Rockefeller Center for Latin Americian Studies - Brazils

Harvard University
David Rockefeller Center
For Latin American Studies
Brazil