Fundo preto Título em letras brancas O Centro Cultural Justiça Federal e a UNIRIO apresentam Logo abaixo, à esquerda, foto de dois braços de um homem passando pelas grades de uma prisão. A mão esquerda se apoia no punho do braço direito. Em frente a essa foto, à direita, há uma tela em branco, como a tela de um cinema. Atravessando essas duas fotos, a das grades com os braços e a tela em branco, o título CineDebate – Crime e Cinema, Direitos Fundamentais no Processo Penal em letras brancas, laranja e pretas. Em seguida a essas imagens e título, vêm as informações sobre o evento em letras laranja e brancas No rodapé, as logomarcas da Pró-reitoria de extensão e cultura da UNIRIO, da UNIRIO e do Centro Cultural Justiça Federal. CineDebate – Crime e Cinema, Direitos Fundamentais no Processo Penal – filme Justiça. Uma realização da Pró-reitoria de extensão e cultura da UNIRIO. Apoio: Centro Cultural Justiça Federal. Fundo preto. À esquerda, foto de dois braços de um homem passando pelas grades de uma prisão. A mão esquerda se apoia no punho do braço direito. Abaixo, a palavra CINEDEBATE em letras brancasexibição do filme
Anatomia de Uma Queda

seguida de debate com
Fernanda Prates

curadoria
Simone Schreiber

6 de maio
segunda-feira, às 17h

local
Teatro

valor
Gratuito

 

classificação indicativa A14 (14 anos)

Sinopse

Discutir direitos fundamentais na justiça penal a partir do cinema é o objetivo central do projeto Crime e Cinema, resultado de parceria entre a UNIRIO e o CCJF. Nesta edição, o filme Anatomia de Uma Queda (FR, 2023. 152 min. Justine Triet). Em uma pequena e isolada cidade nos Alpes, Sandra, uma escritora alemã, e Samuel, seu marido francês, vivem juntos com Daniel, seu filho de 11 anos. Quando Samuel é encontrado morto, a polícia passa a tratar o caso como um suposto homicídio, e Sandra se torna a principal suspeita.

Mini-bio

Simone Schreiber: Juíza e magistrada brasileira que atua no Tribunal regional Federal da 2ª Região. Doutora em Direito Público, a Desembargadora também é professora associada de direito processual penal da Escola de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a atual diretora geral do Centro Cultural Justiça Federal.

Fernanda Prates: Advogada. Professora da FGV Direito – Rio. Doutora em Criminologia pela Universidade de Montreal. Coordenadora adjunta do IBCCRIM-RJ.