No centro da imagem, uma arte parecendo duas formas geométricas (trapézios), cada uma virada para um lado, sendo uma delas listrada em preto e branco e a outra toda em branco. No trapézio da esquerda, a impressão de ser a cela de uma prisão, com antebraços e duas mãos para fora das ‘grades’. Acima delas, as palavras ‘Cine Debate’ (menor, em branco) e ‘Crime’ (maior, na cor vermelha e em negrito). No centro da forma geométrica da direita, as palavras ‘Cinema’ (preta, em negrito) e logo abaixo, menor, a frase ‘Direitos Fundamentais no Processo Penal’. O plano de fundo da imagem é preto, contrastando com os trapézios.

apresentação do filme
Negação

seguida de debate com
Fernanda Tórtima

curadoria
Des. Simone Schreiber

25 set
seg, às 17h

Teatro do CCJF

Gratuito

classificação indicativa A12 (12 anos)

Público-alvo

Estudantes de Direito, Pesquisadores, Advogados e todos aqueles interessados no tema.

Sinopse

Discutir direitos fundamentais na justiça penal a partir do cinema é o objetivo central do projeto Crime e Cinema, resultado de parceria entre a UNIRIO e o CCJF.

Nesta edição, o filme “Negação†(EUA, 2016. 110 min. Mick Jackson).

O filme conta a história do escritor David Irving (Timothy Spall), que enfrenta uma batalha legal contra a respeitada autora e historiadora Deborah Lipstadt (Rachel Weisz) depois que ela o acusa de negar a existência do Holocausto.

Ficha-técnica

  • Curadoria: Des. Simone Schreiber
    Diretora-geral do Centro Cultural Justiça Federal e professora titular da UNIRIO.
  • Debate: Fernanda Tórtima
    Advogada criminal e Mestre em Direito Penal pela Universidade de Frankfurt am Main.

Mini Bios

Simone Schreiber
Magistrada brasileira que atua no Tribunal regional Federal da 2ª Região. Doutora em Direito Público, a Desembargadora também é professora associada de direito processual penal da Escola de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a atual diretora geral do Centro Cultural Justiça Federal.

Fernanda Tórtima
Advogada criminal e Mestre em Direito Penal pela Universidade de Frankfurt am Main.