Fundo preto Título em letras brancas O Centro Cultural Justiça Federal e a UNIRIO apresentam Logo abaixo, à esquerda, foto de dois braços de um homem passando pelas grades de uma prisão. A mão esquerda se apoia no punho do braço direito. Em frente a essa foto, à direita, há uma tela em branco, como a tela de um cinema. Atravessando essas duas fotos, a das grades com os braços e a tela em branco, o título CineDebate – Crime e Cinema, Direitos Fundamentais no Processo Penal em letras brancas, laranja e pretas. Em seguida a essas imagens e título, vêm as informações sobre o evento em letras laranja e brancas No rodapé, as logomarcas da Pró-reitoria de extensão e cultura da UNIRIO, da UNIRIO e do Centro Cultural Justiça Federal. CineDebate – Crime e Cinema, Direitos Fundamentais no Processo Penal – filme Justiça. Uma realização da Pró-reitoria de extensão e cultura da UNIRIO. Apoio: Centro Cultural Justiça Federal. Fundo preto. À esquerda, foto de dois braços de um homem passando pelas grades de uma prisão. A mão esquerda se apoia no punho do braço direito. Abaixo, a palavra CINEDEBATE em letras brancas

 

Curadoria
Des. Fed. Dra. Simone Schreiber

3 de julho
17h

Teatro do CCJF
Gratuito
classificação 16 anos

 

Público-alvo: estudantes de Direito, pesquisadores, advogados e todos os interessados

Sinopse
Discutir direitos fundamentais na justiça penal a partir do cinema é o objetivo central do projeto Crime e Cinema, resultado de parceria entre a UNIRIO e o CCJF.
Nesta edição, o filme “Luta por Justiça†(EUA, 2020. 136 min. Destin Cretton). O filme conta a história de Bryan Stevenson (Michael B. Jordan), advogado que assume o caso de Walter McMillian (Jamie Foxx), que foi condenado à morte por assassinato, apesar das evidências que comprovam sua inocência. Stevenson encontra racismo e manobras legais enquanto luta pela vida de McMillian.

Ficha-técnica

  • Curadoria
    Des. Fed. Simone Schreiber – Desembargadora do Tribunal Regional da 2ª Região. Doutora em Direito Público. Professora Associada de Direito Processual Penal da Escola de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Diretora-geral do Centro Cultural Justiça Federal.
  • Debatedora convidada
    Daniele Silva de Magalḥes РDefensora P̼blica do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora de Promo̤̣o da Equidade Racial da DPERJ (Coopera).

Parceria
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)