Fundo preto. No centro da imagem, duas telas viradas uma para outra. À esquerda, uma foto de dois braços de um homem passando pelas grades de uma prisão. A mão esquerda se apoia no punho do braço direito. Em frente a essa foto, à direita, há uma tela em branco, como a tela de um cinema. Atravessando essas duas fotos, a das grades com os braços e a tela em branco, o título CineDebate (em letras brancas) – Crime & Cinema, sendo Crime em letras laranja, na tela gradeada, o & no fundo preto entre as duas telas e Cinema em letras pretas, na tela branca.com
Antonio do Passo Cabral

curadoria
Simone Schreiber

filme em debate
Argentina

26 de janeiro,
às 17h
Entrada franca
Sala de cinema do CCJF
classificaçao 12 anos

PÚBLICO -ALVO

Estudantes de Direito, pesquisadores, advogados e todos aqueles interessados no tema.

SINOPSE

Discutir direitos fundamentais na justiça penal a partir do cinema é o objetivo central do projeto Crime e Cinema, resultado da parceria entre a UNIRIO e o CCJF.

Nesta edição, o filme “Argentina, 1985†(ARG, 2022. 140 min Santiago Mitre, Mariano Llinás). O filme conta a história verídica dos promotores públicos Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo que ousaram investigar e processar a ditadura militar mais sangrenta da Argentina em 1985.


Antonio do Passo Cabral
Professor da UERJ. Procurador da República. Foi coordenador do GT Justiça de Transição do MPF e coordenador da Equipe Conjunta de Investigação Brasil-Argentina de Justiça de Transição.

 

Parceria
UNIRIO