Na foto, dois musicistas, um homem e uma mulher estão sentados. Ela está na frente de um piano de cauda preto com detalhes dourados e gira levemente o tronco em direção a ele, que está mais atrás. Ela, sorrindo e olhando o músico, apoia uma das mãos nos teclados do piano e a outra fica sob os joelhos; usa um vestido de tecido prata sem mangas. É loira, branca e usa batom de cor rosada. Já o homem usa terno preto, blusa social azul e gravata prata. Tem cabelos encaracolados, curtos e castanho escuro. Ele segura na mão direita uma flauta prata. Também sorri, olhando para a câmera. No plano de fundo, uma parede em tom de madeira clara, com listras.

Crédito para fotos: Foto do Hugo Pilger por Leo Aversa

25 de maio
sábado, às 15h

local
Teatro

valor
R$20 (meia R$10)

ingressos antecipados
clique aqui

 

classificação indicativa AL (livre)

 

Sinopse

A série de concertos “Duo Barrenechea Convida†tem como proposta comemorar os 35 anos de atividades do duo com quatro concertos de música de câmara em colaboração com músicos convidados. O duo atua como mediador entre os ambientes da música de concerto, dita erudita, e a música popular, em colaboração com músicos renomados e jovens músicos, com repertório representativo da riquíssima produção musical para grupos camerísticos destas duas vertentes.

Busca-se também realizar a inclusão social e cultural de plateias de comunidades desassistidas com visitas prévias a projetos sociais de comunidades carentes que desenvolvam ensino musical. A ideia é convidar esse público para participar dos concertos.

Na apresentação do dia 25, o primeiro convidado é o violoncelista Hugo Pilger com repertório para flauta, violoncelo e piano. São apresentadas as obras: Trio n. 4 de Louise Farrenc, Ballade de Charles Lefebvra, Pièce Romantique de Plilippe Gaubert e o Trio n.1 de Francisco Mignone.  Durante o ano de 2024, teremos a participação dos seguintes músicos nessa série: a violinista Mariana Salles, a oboísta Andrea Silvério, o clarinetista Maurício Silva, a fagotista Ariane Petri, a trompista Waleska Beltrami e a Orquestra Carioca de Flautas.

O Duo Barrenechea, que é formado pelo flautista Sérgio Barrenechea e por sua esposa, a pianista Lúcia Barrenechea, vem atuando na cena musical desde 1989, explorando o vasto repertório para a formação de flauta e piano, incluindo a divulgação de música brasileira erudita e popular. Se apresentam com o renomado violoncelista Hugo Pilger.

Programa

Louise Farrenc (1804-1875)
Trio em mi menor para flauta, violoncelo e piano, op. 45 (1857)

  • I. Allegro deciso
  • II. Andante
  • III. Scherzo
  • IV. Finale: Presto

Charles Lefebvre (1843-1917)
Ballade (1908)

Philippe Gaubert  (1879-1941)
Pièce Romantique

Francisco Mignone (1897-1986)
Trio nº 1 para flauta, cello e piano (1981)

  • I.  Andante – Allegro molto – Allegro moderato
  • II. Modinha: Devagar e romântico
  • III. Festança sem boi: Molto vivo

Ficha-técnica

  • Sérgio Barrenechea, flauta
  • Lúcia Barrenechea, piano
  • Hugo Pilger, violoncelo

Parcerias

Apoio do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO e parcerias com os projetos sociais Casa Amarela da Providência, Espaço da Grota de Niterói e Orquestra de Câmara do Palácio de Itaboraí de Petrópolis.

Realização

Duo Barrenechea