Tela dividida ao meio na horizontal. A parte superior preta; a inferior, vermelha. Na parte da frente da tela, um nova tela, menor, também dividida ao meio horizontalmente. Na parte superior, vermelha, o nome ‘Gustavo Speridião†em letras maiúsculas brancas, sublinhadas. Na parte de baixo, uma foto de uma das telas do artista. Tela do artista: Fundo cinza. Na parte superior, à esquerda, uma mancha preta. Ao lado, a palavra ‘Manifestação†em letras maiúsculas e logo abaixo dela, a frase ‘ contra a viagem no tempo’, em letras pretas maiúsculas. Na parte de baixo da tela, diversos vultos de pessoas vestidas e mascaradas de preto se misturam, como em uma manifestação.


com
Gustavo Speridião (artista)

28 de janeiro
a 11 de fevereiro
sábados
às 17h

Sala de Cinema do CCJF
Entrada Franca
Sem inscrição – ordem de chegada
classificação livre


Sinopse
Evento complementar à exposição “Manifestação Contra Viagem no Tempoâ€, do artista Gustavo Speridião, com exibição do filme “Estudos Superficiaisâ€, seguido de lançamento do catálogo em e-book e palestra com o artista Gustavo Speridião.

Programação

17h – Exibição do média-metragem Estudos Superficiais

Produzido pelo artista em 2013, o média-metragem ganhou o prêmio Funarte de Arte Contemporânea, em 2014. O filme registra lugares, imagens urbanas, momentos e pessoas que cruzaram o caminho de Gustavo Speridião.

 

18h – Palestra com o artista Gustavo Speridião

 

19h – Lançamento do e-book “Gustavo Speridião. Manifestação Contra a Viagem no Tempo” com o Artista

Editado pela AREA27, o e-book – cuja visualização é gratuita -, contém mais de 100 páginas e é bilingue.

17h РExibi̤̣o do filme Estudos Superficiais Exposi̤̣o Gustavo Speridịo: Manifesta̤̣o Contra a Viagem no Tempo

17h РExibi̤̣o do filme Estudos Superficiais Exposi̤̣o Gustavo Speridịo: Manifesta̤̣o Contra a Viagem no Tempo

 

Gustavo Speridião trabalha em uma grande variedade de mídias, incluindo fotografia, filmes, colagens e desenhos. De simples piadas visuais a esboços que convidam a interpretações complexas. Em sua obra, Gustavo Speridião não tem medo de parafrasear e citar coisas que o cercam, desde os discursos de trabalhadores até assuntos políticos globais ou filmes de vanguarda modernistas à história da arte. Há uma espécie de energia crítica que consegue mostrar uma atitude em relação ao que ele considera que deve ser discutido, reavaliado e recriado. O mundo inteiro pode ser o tema de seu trabalho. Tudo o que existe no mundo contemporâneo constitui sua gramática visual. O artista assimila a velocidade do mundo contemporâneo, mas recusa todos os discursos oficiais que tentam nos convencer de que a luta de classes já está completamente perdida. Speridião examina os problemas universais enfrentados pelo homem e os transforma em arte visual. Com sua criação e interpretação de imagens e a forma de editá-las, sua poesia reivindica o direito de ter voz contra o capitalismo.

Ficha técnica
Gustavo Speridião (artista)
Rodrigo Andrade – AREA27 (gestão de projeto e direção de produção)

Patrocínio
Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2

Realização
AREA27

Correalização
Centro Cultural Justiça Federal

Apoio
Atlantis