A imagem √© um close-up de duas esculturas que parecem feitas em pedra m√°rmore clara. Ambas s√£o rostos de pessoas do tempo antigo, que se assemelham aos romanos. Os narizes das duas faces (e a boca de uma delas), est√£o deteriorados ‚ÄĒ parecendo efeito do tempo. Ao lado da segunda obra, parte de uma terceira cabe√ßa, na qual n√£o se v√™ o rosto devido ao √Ęngulo da foto. Ao fundo, uma parede cor de vermelho vivo.

24 a 26 de abril
quarta a sexta,
das 9h às 18h30

local
Foyer
e Sala de Sess√Ķes

valor
Gratuito

Sinopse

Dando prosseguimento ao primeiro col√≥quio ocorrido nos dias 05 e 12 de maio de 2022, de forma remota, ‚ÄúUsos da Imagem II‚ÄĚ, apresenta uma interliga√ß√£o entre as artes e as culturas como um problema te√≥rico. Al√©m disso, o evento pretende p√īr em relevo n√£o somente os usos das imagens em diferentes contextos culturais, mas o necess√°rio tr√Ęnsito que se opera em suas naturezas quando essas culturas entram em contato e disputam os espa√ßos de representa√ß√£o nas sociedades metropolitanas.

Em sua segunda edi√ß√£o, a ideia √© p√īr em foco os desafios da cr√≠tica, da historiografia e das institui√ß√Ķes museais diante dos novos modos de ag√™ncia das imagens da arte quando ativadas por outros usos e sujeitos.

Programação

das 10h30 às 12h

 

Conferência de abertura:

 

  • A imagem em seus diferentes espa√ßos de circula√ß√£o e ambientes receptivos. Pode a arte estar circunscrita aos modos est√©ticos de apreens√£o? Como repensar o museu e o campo discursivo da arte frente aos desafios da cultura? Em que condi√ß√Ķes a arte colapsa em detrimento do valor cultural da imagem?
    • Dra. Sylvie Co√ęllier (Fran√ßa)
      Professora em√©rita de hist√≥ria da arte contempor√Ęnea na Universidade de Aix- Marseille

 

das 13h45 às 15h45

 

Mesa 1

 

Mediadora: Elizabeth Catoia Varela (pós-doutoranda PPGAV-UFRJ)

 

  • Imagens que n√£o se conformam: arte e representa√ß√Ķes do passado
    • Dr. Paulo Knauss (RJ)
  • A po√©tica da hist√≥ria: entre logos e pathos
    • Dra. Let√≠cia Pumar (RJ)

 

das 16h às 18h

 

Mesa 2

 

Mediadora: Vivian Horta (doutoranda PPGAV-UFRJ)

 

  • Paul Mpagi Sepuya, ou os espaciotempos dos afetos
    • Dr. Cezar Bartholomeu (RJ)
  • O poder das imagens
    • Dra. Annateresa Fabris (SP)

das 10h às 12h

 

Mesa 3

 

Mediadora: Paula Borghi (doutoranda PPGAV-UFRJ)

 

  • Imagens e presen√ßas: uma reflex√£o sobre um caso de (des)cuidado da pr√°tica curatorial
    • Ms. Clarissa Diniz (RJ)
  • Voc√™s nunca ter√£o direito sobre os seus corpos
    A imagem em diferentes corpos ou peles. Como os desdobramentos subjetivos na pr√°tica de “virar outro”, em contexto de rituais xam√Ęnicos, abrem novos horizontes para a ativa√ß√£o das imagens? Representa√ß√£o: a imagem do corpo ou corpo como imagem? Quais os desafios te√≥rico e cr√≠tico diante da ativa√ß√£o do corpo na/pela imagem?

    • Jaime Lauriano (SP)

 

das 13h45  às 15h30

 

Mesa 4

 

Mediador: Rafael Mayer (mestrando PPGCA-UFF)

 

  • F√°brica como imagem
    • Dra. Cristina Salgado (RJ)
  • As m√°scaras e as alegorias de Leonor Fini ou “as reprodu√ß√Ķes de mim em que sempre Eu estou”
    • Dra. Bianca Tomaselli (SC)

 

das 16h às 17h45

 

Mesa 5

 

Mediadora: Mariana Destro (mestranda PPGCA-UFF)

 

  • Tesouros √† flor da pele: fotografia, mem√≥ria e direito √† imagem n√£o subalternizada
    • Dra. Livia Flores (RJ)
  • Arte com, contra e apesar do arquivo
    • Dr. Tiago Sant’Ana (BA)

das 10h às 12h

 

Mesa 6

 

Mediadora: Caroline Valansi (mestranda PPGCA-UFF)

 

  • A Hist√≥ria como arremedo: Bispo do Ros√°rio
    • Dra. Tania Rivera (RJ)
  • Tempos e frames entre simb√≥licas mon√°rquicas e republicanas: a mais pobre imagem de massa
    O tempo circular em que a seta do futuro se projeta no passado como ato presente da imagem. Como o eterno retorno das imagens se relaciona com as novas configura√ß√Ķes espa√ßo-temporais da arte e da cultura? O que pode a historiografia da arte diante do campo cultural?

    • Dra. Vera Pugliese (DF)

 

das 13h45 às 15h30

 

Mesa 7

 

Mediadora: Rachel Souza (pós-doutoranda/ PPGAV-UFRJ)

 

  • Se eu estou chamando √© porque eu quero ver
    • Dr. Marcelo Campos (RJ)
  • O futuro aconteceu e foi mandado de volta para onde veio: imagens do Movimento de Cultura Popular do Recife (1960-1964)
    • Dr. Moacir dos Anjos (PE)

 

das 16h às 17h45

 

Conferência de encerramento:

 

  • Flashback – flashforward: imagens do trauma na fotografia colonial ontem e hoje
    • Dr. Marcio Seligmann Silva
      Professor titular de Teoria Liter√°ria na UNICAMP e pesquisador do CNPq

Mini Bio

Professor Doutor Ivair Renaldim: Docente do Departamento de Hist√≥ria e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes e do quadro permanente do Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/UFRJ). Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV-UFRJ. √Č l√≠der do Grupo de Pesquisa Lab | HABA ‚Äď Laborat√≥rio de Historiografia da Arte no Brasil e Am√©ricas, membro do Comit√™ Brasileiro de Hist√≥ria da Arte (CBHA) e da Associa√ß√£o Brasileira de Cr√≠ticos de Arte (ABCA). Desenvolve pesquisa nas √°reas de historiografia e teoria da arte, cr√≠tica de arte e estudos curatoriais

Professor Doutor Luciano Vinhosa: Artista visual. Professor Titular do Instituto de Artes e Comunica√ß√£o Social da Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF). Ensina no Bacharelado de Artes e no Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Estudos Contempor√Ęneos das Artes, na mesma universidade. Mestre em Artes Visuais pela pelo Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/UFRJ), doutor pela Universit√© du Qu√©bec √† Montr√©al (UQ√ÄM), Canad√°. Bolsista do CNPq, Produtividade em Pesquisa, com estudos sobre as teorias da imagem, em particular, as da arte.

Parcerias

Apoio institucional: CCJF

Apoio: FAPERJ e CNPQ

Realiza√ß√£o: PPGCA-UFF ‚Äď Programa de P√≥s-gradua√ß√£o em Estudos Contempor√Ęneos da Arte, PPGAV-EBA-UFRJ- Programa de P√≥s-gradua√ß√£o em Artes Visuais