A imagem é um close-up de duas esculturas que parecem feitas em pedra mármore clara. Ambas são rostos de pessoas do tempo antigo, que se assemelham aos romanos. Os narizes das duas faces (e a boca de uma delas), estão deteriorados — parecendo efeito do tempo. Ao lado da segunda obra, parte de uma terceira cabeça, na qual não se vê o rosto devido ao ângulo da foto. Ao fundo, uma parede cor de vermelho vivo.

24 a 26 de abril
quarta a sexta,
das 9h às 18h30

local
Foyer
e Sala de Sessões

valor
Gratuito

Sinopse

Dando prosseguimento ao primeiro colóquio ocorrido nos dias 05 e 12 de maio de 2022, de forma remota, “Usos da Imagem II”, apresenta uma interligação entre as artes e as culturas como um problema teórico. Além disso, o evento pretende pôr em relevo não somente os usos das imagens em diferentes contextos culturais, mas o necessário trânsito que se opera em suas naturezas quando essas culturas entram em contato e disputam os espaços de representação nas sociedades metropolitanas.

Em sua segunda edição, a ideia é pôr em foco os desafios da crítica, da historiografia e das instituições museais diante dos novos modos de agência das imagens da arte quando ativadas por outros usos e sujeitos.

Programação

das 10h30 às 12h

 

Conferência de abertura:

 

  • A imagem em seus diferentes espaços de circulação e ambientes receptivos. Pode a arte estar circunscrita aos modos estéticos de apreensão? Como repensar o museu e o campo discursivo da arte frente aos desafios da cultura? Em que condições a arte colapsa em detrimento do valor cultural da imagem?
    • Dra. Sylvie Coëllier (França)
      Professora emérita de história da arte contemporânea na Universidade de Aix- Marseille

 

das 13h45 às 15h45

 

Mesa 1

 

Mediadora: Elizabeth Catoia Varela (pós-doutoranda PPGAV-UFRJ)

 

  • Imagens que não se conformam: arte e representações do passado
    • Dr. Paulo Knauss (RJ)
  • A poética da história: entre logos e pathos
    • Dra. Letícia Pumar (RJ)

 

das 16h às 18h

 

Mesa 2

 

Mediadora: Vivian Horta (doutoranda PPGAV-UFRJ)

 

  • Paul Mpagi Sepuya, ou os espaciotempos dos afetos
    • Dr. Cezar Bartholomeu (RJ)
  • O poder das imagens
    • Dra. Annateresa Fabris (SP)

das 10h às 12h

 

Mesa 3

 

Mediadora: Paula Borghi (doutoranda PPGAV-UFRJ)

 

  • Imagens e presenças: uma reflexão sobre um caso de (des)cuidado da prática curatorial
    • Ms. Clarissa Diniz (RJ)
  • Vocês nunca terão direito sobre os seus corpos
    A imagem em diferentes corpos ou peles. Como os desdobramentos subjetivos na prática de “virar outro”, em contexto de rituais xamânicos, abrem novos horizontes para a ativação das imagens? Representação: a imagem do corpo ou corpo como imagem? Quais os desafios teórico e crítico diante da ativação do corpo na/pela imagem?

    • Jaime Lauriano (SP)

 

das 13h45  às 15h30

 

Mesa 4

 

Mediador: Rafael Mayer (mestrando PPGCA-UFF)

 

  • Fábrica como imagem
    • Dra. Cristina Salgado (RJ)
  • As máscaras e as alegorias de Leonor Fini ou “as reproduções de mim em que sempre Eu estou”
    • Dra. Bianca Tomaselli (SC)

 

das 16h às 17h45

 

Mesa 5

 

Mediadora: Mariana Destro (mestranda PPGCA-UFF)

 

  • Tesouros à flor da pele: fotografia, memória e direito à imagem não subalternizada
    • Dra. Livia Flores (RJ)
  • Arte com, contra e apesar do arquivo
    • Dr. Tiago Sant’Ana (BA)

das 10h às 12h

 

Mesa 6

 

Mediadora: Caroline Valansi (mestranda PPGCA-UFF)

 

  • A História como arremedo: Bispo do Rosário
    • Dra. Tania Rivera (RJ)
  • Tempos e frames entre simbólicas monárquicas e republicanas: a mais pobre imagem de massa
    O tempo circular em que a seta do futuro se projeta no passado como ato presente da imagem. Como o eterno retorno das imagens se relaciona com as novas configurações espaço-temporais da arte e da cultura? O que pode a historiografia da arte diante do campo cultural?

    • Dra. Vera Pugliese (DF)

 

das 13h45 às 15h30

 

Mesa 7

 

Mediadora: Rachel Souza (pós-doutoranda/ PPGAV-UFRJ)

 

  • Se eu estou chamando é porque eu quero ver
    • Dr. Marcelo Campos (RJ)
  • O futuro aconteceu e foi mandado de volta para onde veio: imagens do Movimento de Cultura Popular do Recife (1960-1964)
    • Dr. Moacir dos Anjos (PE)

 

das 16h às 17h45

 

Conferência de encerramento:

 

  • Flashback – flashforward: imagens do trauma na fotografia colonial ontem e hoje
    • Dr. Marcio Seligmann Silva
      Professor titular de Teoria Literária na UNICAMP e pesquisador do CNPq

Mini Bio

Professor Doutor Ivair Renaldim: Docente do Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes e do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/UFRJ). Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV-UFRJ. É líder do Grupo de Pesquisa Lab | HABA – Laboratório de Historiografia da Arte no Brasil e Américas, membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Desenvolve pesquisa nas áreas de historiografia e teoria da arte, crítica de arte e estudos curatoriais

Professor Doutor Luciano Vinhosa: Artista visual. Professor Titular do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF). Ensina no Bacharelado de Artes e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes, na mesma universidade. Mestre em Artes Visuais pela pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/UFRJ), doutor pela Université du Québec à Montréal (UQÀM), Canadá. Bolsista do CNPq, Produtividade em Pesquisa, com estudos sobre as teorias da imagem, em particular, as da arte.

Parcerias

Apoio institucional: CCJF

Apoio: FAPERJ e CNPQ

Realização: PPGCA-UFF – Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos da Arte, PPGAV-EBA-UFRJ- Programa de Pós-graduação em Artes Visuais