Fundo preto. Curvas na textura de digitais vermelha e branca. Tanto a curva vermelha quanto a branca, lembram uma grande letra S, cortada pelas margens da própria imagem. A curva branca está levemente acima e à direita da curva vermelha.

O Som como elemento central nas artes, nas tecnologias e na sociedade contemporânea.

12 a 15 set
OFICINAS
14h a 18h
Sala de Cursos

19 set
ABERTURA MOSTRA +
BIENAL ESCUTA
18h РGalerias do t̩rreo

PERFORMANCES I
19h – Teatro do CCJF

20 set
PERFORMANCES II
14h a 18h
Sala de Sessões

20 a 22 set
SEMINÃRIOS
14h a 18h
Sala de Sessões

26 a 29 set
SESSÕES DE ESCUTA
18h e 19h30
Cinema do CCJF

20 set a 22 out
visitação à Mostra
11h a 19h
Galerias do Térreo

consulte a classificação
indicativa em
www.artes.uff.br/
somarumor/III

valor
colaboração
voluntária

 

 

Público-alvo

Para leigos e curiosos.

A todos os interessados em arte sonora, rádio arte, música e sonoridade.

Sinopse

O III SomaRumor – Encontro Latino Americano de Arte Sonora é um evento dedicado às produções contemporâneas que utilizam o sonoro como meio de expressão. Em múltiplos formatos, o encontro oferece uma variedade de atividades, incluindo mostra, performances, instalações, intervenções, sessões de escuta, oficinas, palestras e mesas redondas. O evento propõe difundir e integrar a arte sonora local em perspectiva e diálogo regional e global.

O SomaRumor é um evento latino-americano dedicado à Arte Sonora, promovendo experiências e reflexões ao redor do Som como elemento central nas artes, nas tecnologias e na sociedade contemporânea. Realizado bienalmente desde 2019, trata-se de um dos raros eventos no Brasil voltado à cultura sonora em múltiplas linguagens, formatos e espaços de realização: da música experimental nos palcos às intervenções e ocupações de rua, das exibições e debates em salas às transmissões radiofônicas, das instalações em galerias às práticas de escuta das paisagens sonoras dos territórios do Rio de Janeiro.

Ementa

O projeto prevê a realização de oficinas a partir do desenvolvimento de pesquisa dos artistas contemplados. Além da oficina, também contará com palestra composta por membros do corpo curatorial e artistas residentes.

Essas atividades serão preferencialmente realizadas nos espaços parceiros do SomaRumor – Espaço Cultural Mães de Acari, coordenado pelo Coletivo Fala Akari (Favela de Acari), Espaço Papo Reto, coordenado pelo Coletivo Papo Reto (Complexo do Alemão) e Centro Cultural Justiça Federal (Cinelândia) – como maneira de deslocar a produção e beneficiar a população do entorno.

Nesta edição o projeto contou com apoio do Fomento à Cultura Carioca (FOCA) buscando facilitar a difusão de produções periféricas da cidade do Rio de Janeiro para dentro do circuito de arte sonora.