Foto colorida de pessoas em um terreno. Ocupando toda o quadro, apenas pessoas. Ao fundo aparecem apenas as pernas dessas pessoas, em pé, vestidas com calças compridas. À esquerda, uma parte do vestido de uma mulher, que carrega flores. Ao lado, a parte superior da cabeça de uma mulher ajoelhada, a cabeça baixa. Ao centro da foto, uma mulher morena, cabelos pretos amarrados, uma camiseta, está ajoelhada, a expressão triste, carregando um pequeno buquê de rosas vermelhas, brancas e amarelas

exibição do documentário
A Ilusão da Abundância

+  exibição dos curtas
Mangue Mulher
Maré Braba

+ debate

+ cocktail

31 ago (quinta)
das 18h às 20h (3h de duração)

Cinema do CCJF
(debate na Sala de Sessões)

Gratuito
classificação 16 anos

 

Público-alvo

Defensores dos direitos humanos e formadores (as) de opinião.

Programa

18h
exibição dos clipes “Mangue Mulher” e “Maré Braba”
exibição do documentário “A Ilusão da Abundância”
(local: Cinema)

19h30
debate (local: Sala de Sessões)

20h
cocktail (local: foyer)

Documentário

A Ilusão da Abundância

SINOPSE

Bertha, Carolina e Máxima moram em três países diferentes da América Latina, mas compartilham um objetivo comum: liderar a luta atual contra os conquistadores modernos. Esses defensores ambientais denunciam algumas das maiores empresas extrativistas do mundo. Documentário sobre aqueles que pagam o alto preço do “desenvolvimentoâ€, A Ilusão da Abundância é, sobretudo, uma história sobre a globalização da resistência ambiental de todos os povos do Sul Global.

FICHA-TÉCNICA

A Ilusão da Abundância
60 minutos, Color
Produccion 2022
Not So Crazy! Production / First Hand Films
Realizadores: Erika Gonzalez Ramirez e Matthieu Lietaert
Diálogos: espanhol, português, inglês
Formato DCP para cinemas ou em formato codec H264 para computadores
Legendas: português
Pagina web em português:  https://www.theillusionofabundance.earth/pt

Curtas

Clipe “Mangue Mulher”
(Música: Banho / Autora: Tulipa Ruiz / Intérprete: Elza Soares)

direção: Cecilia da Fonte e Thiago das Mercês
tempo: 4min36s

Sinopse:  As mulheres pescadoras representam 45% das pessoas que vivem da pesca artesanal no Brasil, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em Pernambuco, chegam a representar 56%. Apesar disso, ainda encontram dificuldade para serem reconhecidas como profissionais da pesca, e por isso têm seus direitos negados e o produto do seu trabalho subvalorizado.

Este clipe faz parte da etapa final do Projeto Mangue Mulher, realizado pelo Fórum Suape em parceria com as pescadoras dos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, tem como objetivo fortalecer e revelar a estreita e significativa relação dessas mulheres com esse território.

As mulheres pescadoras existem, resistem e exigem respeito.

Clipe “Maré Brabaâ€

direção: Pâmela Pelegrino*
realização:  Instituto Terramar, GT Comunidades Costeiras, Projeto De Maos Dadas Criamos Correnteza e ÃŒTÀN – Cinema negro de animação
tempo: 7min

Sinopse:
Ela, que conecta a todos pelas suas águas, observa e opera as mudanças decorrentes do aquecimento global. O povo à beira-mar é o primeiro a sentir suas agitações e mudanças de humor. Ela sabe que os humanos estão se movendo para frear essas mudanças. Assim como ela sabe, que repetem uma antiga saga: alguns poucos prevalecendo sobre o grande restante, aprofundam os problemas criados por eles mesmos.


A realização é uma parceria entre o Ibase e a Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale.