Fundo escuro. No palco, à esquerda, um homem de fraque preto, olhando para a plateia Do lado direito, uma mulher de vestido preto, o quadril inclinado para a esquerda, as mãos na cintura, olha para a plateia. No centro do palco, atrás do casal, uma mesa pequena redonda e, ao lado, duas cadeiras.

26 nov
das 16h às 18h
Teatro
Gratuito

classificação livre


Público-alvo: estudantes, artistas e grupos que debatem a discriminação racial

Sinopse:
O projeto Luiz Gama: Encontros e Debates tem como proposta provocar um debate sobre, principalmente, as questões político-sociais brasileiras da época do poeta e advogado abolicionista Luiz Gama (1830-1882) aos dias atuais, a partir dos bastidores e da história da peça Luiz Gama: Uma voz pela liberdade, que está em cartaz no teatro do CCJF nos dias 18, 19, 20 e 25, 26 e 27/11.

Cada um dos quatro tópicos de debate será apresentado e coordenado por um dos integrantes do projeto: Deo Garcez, Soraia Arnoni, Ricardo Torres e Antonio Tostes.

    1. “Imaginários de Luiz Gama do XIX ao XXI”
      Coordenação: Deo Garcez (ator e dramaturgo)
      Apresentação da escrita dramatúrgica e historiográfica da peça, relação entre personagem e ator, desdobramentos do espetáculo e sua contemporaneidade.
    2. “Vozes Femininas pela Liberdade”
      Coordenação: Soraia Arnoni (atriz e roteirista)
      Análises das diversas personagens femininas da peça e suas relações com pautas ligadas aos movimentos atuais de luta por igualdade das mulheres pretas.
    3. “Apagamento, Esquecimento e Memórias de Luiz Gama”
      Coordenação: Antonio Tostes (produtor e historiador)
      Reflexões sobre movimentos e momentos históricos que levaram ao encobrimento do personagem Luiz Gama e debate de um apagamento e/ou esquecimento histórico.