Fotografia de uma mulher com máscara anti-covid manipulando um pequeno projetor de cinema movido a manivela. À frente, o reflexo da mulher e do projetor num espelho e uma tela verde com texto em letras pretas.Oficinas sobre cinema

instrutora
Bete Bullara

6 a 16 de out
gratuito

O mês de outubro é o mês da criança e da criatividade. O Festival do Rio promove a oficina E Assim Começou o Cinema, que conta a história do cinema por meio de objetos, voltada para todas as idades, inclusive crianças, e a oficina Desafio, direcionada a adolescentes criativos, na qual os alunos serão capazes de produzir um curta-metragem ao final da jornada de dois dias.

Sobre o Festival do Rio:
O Festival do Rio foi criado em 1999 e vem se firmando como uma das principais mostras de cinema do calendário mundial e uma das maiores vitrines da produção brasileira.

Mais informações sobre o Festival do Rio:
http://www.festivaldorio.com.br/br/o-festival/festival-do-rio

Informações sobre inscrições e seleção:
2022mostrageracao@gmail.com

 

Atividade 1
Oficina “E Assim Começou o Cinema”

6 a 16 de out,
das 11h às 17h

Sala de cursos do CCJF

  • Para agendamentos de grupos,
    mande um e-mail para: educativo.ccjf@trf2.jus.br
    Quem não fizer parte de grupo, não precisa agendar. É só chegar.

Público-alvo:
crianças e público em geral

Descrição da atividade:
Alguns aparelhos óticos que antecederam e colaboraram para a invenção do cinema poderão ser vistos e manuseados nesta oficina lúdica interativa.

A primeira invenção apresentada é a câmera escura, ancestral da câmera fotográfica e foi muito usada por pintores como Leonardo Da Vinci, Johanes Vermeer e outros.

Durante oficinas presenciais, monitores apresentarão aos visitantes dispositivos como o taumatrópio, o fenaquistoscópio e o zootrópio. Além de entender os mecanismos óticos envolvidos nesses inventos, todos poderão usá-los, e criar seus próprios “brinquedos”.

Atividade 2
Oficina “Desafio”

13 e 14 de outubro
das 10h às 16h30 (dia 13)
das 10h às 17h30 (dia 14)

Cinema do CCJF

Pré-requisito:

  • Disponibilidade para estar presente em dois dias de oficina no horários determinados
  • noções de edição de vídeo
  • idade entre 13 e 20 anos

Haverá uma comissão de seleção, pois serão apenas 30 vagas.
– informações e inscrições pelo e-mail: 2022mostrageracao@gmail.com

Descrição da atividade:
os participantes irão aprender a realizar seus próprios curtas-metragens

Um homem e uma criança desenham sobre um papel branco disposto em uma mesa. Deles, apenas as mãos podem ser vistas. O homem colore de vermelho o desenho de uma cabeça do Homem-Aranha, A criança desenha em azul um círculo com raios.

Bete Bullara
Formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Jornalista e fotógrafa. Trabalha com Cinema e Educação desde 1975. Participa de cursos para crianças e adolescentes, treinamento de professores, criação de materiais didáticos, roteiros, publicações, mesas redondas, palestras, curadoria de festivais e consultorias.