com
Duo Madri
16 de março
às 18h
Sala de Sessões do CCJF
Gratuito
Público-alvo
Público em geral, especialmente amantes de música clássica, músicos e pessoas interessadas em espetáculos de alto nível artístico
Sinopse
Seguindo a programação do Música no Museu e tendo como foco ¨Os imortais da música brasileira e os gênios internacionais”, em homenagem às mulheres e ao Dia Internacional da Mulher, o CCJF destaca a participação e o protagonismo feminino, desta vez com a apresentação do Duo Madri.
O duo é formado pelas violonistas Adriana Ballesté e Mara Lúcia Ribeiro, que estudaram juntas na Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e participaram da Orquestra de Violões do Rio de Janeiro, sob a direção de Turíbio Santos. Nessa época, formaram um Duo de Violões e se apresentaram em diversos locais. Hoje participam juntas da Orquestra de Violões da AV-RIO.
Música no Museu: série de concertos gratuitos com música de boa qualidade. Alguns dos melhores solistas e grupos brasileiros e internacionais já interpretaram, dentre outros: Bach, Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Astor Piazzolla e Gershwin.
Inaugurado em dezembro de 1997 no MNBA pelo violonista Turíbio Santos, o projeto Música no Museu tornou-se a maior série de música clássica do Brasil e uma das maiores do mundo.
A série já se apresentou em 40 dos melhores museus, igrejas e centros culturais cariocas, como o Museu Nacional de Belas Artes, Museu da República, Museu Histórico Nacional, e… lógico, no nosso CCJF!
Sobre as violonistas do Duo Madri
Adriana Balléste
Doutora em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atua, desde 1994, em pesquisas na área cultural contribuindo em diversos projetos de catálogos digitais, como os de Radamés Gnattali, Glauber Rocha e Guerra-Peixe. Atualmente é pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia onde coordena o Museu Virtual de Instrumentos Musicais. Em 2017, lançou o CD, Chuva no Mar.
Mara Lúcia
Bacharel em violão pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e licenciada em Música pela Universidade Candido Mendes. Especializou-se em violão flamenco na Espanha e atuou em diversas companhias de flamenco. Foi professora de violão no Conservatório de Música (CBM), professora na Escola de Música da UFRJ e no curso de extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Há quarenta anos é professora de violão da Escola de Música Villa-Lobos.