Foto em preto e branco, fundo cinza. Ao centro, o rosto de Olga Benário. Mulher branca, cabelos pretos presos, olhos claros.

19 de agosto,
às 14h

Transmissão do debate:
clique aqui

com
Anita Leocadia Prestes
historiadora e filha de Olga Benário
Cármen Lúcia Antunes Rocha
ministra do Supremo Tribunal Federal
Paulo Celso Correa
cientista político

mediação
Simone Schreiber
desembargadora federal e diretora-geral do CCJF

No mês em que é comemorado o Dia do Advogado, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) realiza um encontro para debater a histórica decisão tomada em 1936 pela Corte Suprema dos Estados Unidos do Brasil, nome que o Supremo Tribunal Federal recebeu pela Constituição de 1934, no julgamento do habeas corpus 26.155, impetrado pelo advogado Heitor Lima em favor de Olga Benário Prestes.

A defesa tentou, sem sucesso, impedir a deportação da revolucionária de origem judaica para a Alemanha nazista, conforme determinado pelo governo de Getúlio Vargas, por conta da atuação da militante no levante conhecido como Intentona Comunista, em 1935.

O evento será fechado para convidados e jornalistas cadastrados e ocorrerá na Sala de Sessões do CCJF, onde o julgamento ocorreu. Participarão do debate a historiadora Anita Leocadia Prestes, filha de Olga Benário Prestes, a ministra do Supremo Tribunal Federal Carmem Lúcia e o cientista político Paulo Celso Correa. O evento será mediado pela desembargadora federal e diretora-geral do CCJF Simone Schreiber.