Foto de fundo escuro. Ao centro, uma moça branca, cabelos claros compridos e lisos amarrados com rabo de cavalo. Seu corpo está um pouco virado para a direita, mas seu rosto olha diretamente para a câmera. Ela está com os dois braços dobrados e levantados à sua frente, como se gesticulando. Ela usa um vestido preto sem mangas e sobre ele, cobrindo os ombros, um tecido transparente preto, como se fosse uma mantilha.

com
Bia Laere

10 de junho (sábado)
14h às 16h
Sala de cursos do CCJF

R$120*

*R$ 60,00 (pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas,
pessoas da comunidade LGBTQIA+ e estudantes de artes cênicas)

classificação 16 anos

Inscrições
beatrizlaere@gmail.com

 

Público-alvo
Atores, atrizes e todos os interessados, independente da formação

Carga horária: 2 horas
Certificado para os participantes

Sinopse
Essa é uma proposta de imersão para atores e atrizes que explora a relação entre corpo e atuação, considerando não só todos os recortes sociais que produzem identidade (raça, gênero, etnia, idade e muitos outros), mas também a potência energética presente em cada um de nós. A energia é a ponte que nos une nas diferenças. Essa é uma imersão pensada como um espaço acolhedor para todos os tipos de corpos e backgrounds, onde a jornada de aprendizagem é adaptada às particularidades de cada participante.

Ementa
A tradição teatral brasileira costuma ser “textocêntrica”, deixando de lado a importância da preparação corporal e movimentação do ator em cena. Quando há treinamentos nesse campo, eles são inacessíveis financeiramente ou nas zonas mais ricas da cidade. Há um recorte social em termos de quem costuma e não costuma ter acesso a esse tipo de vivência. Essa é uma proposta de imersão para atores e atrizes que explora a relação entre corpo e atuação, considerando não só todos os recortes sociais que produzem identidade (raça, gênero, etnia, idade e muitos outros), mas também a potência energética presente em cada um de nós. A energia é a ponte que nos une nas diferenças.

Conteúdo programático
Exercícios e dinâmicas envolvendo:
A potencialidade do corpo para expressar
Voz enquanto veículo de energia
Foco, precisão e conexão
Partituras corporais

Bia Laere – multiartista, pós-graduada em Artes Performáticas – Teatro, Dança e Artes Visuais pela CAL. Formada em Teatro e Performance Contemporânea Britânica e Irlandesa, na Universidade de Edimburgo, na Escócia. Pesquisa dança-teatro há 8 anos.