série

Na foto, dois homens sorriem para a câmera, segurando instrumentos musicais. Eles são brancos, de cabelos curtos e escuros e usam óculos de grau. O musicista da esquerda, veste blusa preta e segura vários tipos de baquetas. Já o da direita, usa blusa de botão e mangas longas azul-marinho. Ele tem nas mãos um trompete. Ao fundo, pedras claras em formato de quadrados dão um efeito 3D à parede.

apresenta
Windstoss Duo Trompete & Percussão

trompete
André Lacerda

percussão
Davi Nascimento

29 de junho
sábado, às 15h

local*
Teatro

*transmissão simultânea
pelo YouTube do CCJF

valor
Gratuito

 

classificação indicativa AL (livre)

Sinopse

No segundo concerto da temporada 2024 da Série Prelúdio 21 – Música do Presente teremos o Windstoss Duo Trompete & Percussão como convidado. O grupo é formado pelo trompetista André Lacerda e pelo percussionista Davi Nascimento. O repertório é formado por obras especialmente escritas para o Duo pelos compositores do Prelúdio 21, mostrando a versatilidade e a sonoridade singular da formação instrumental.

O Prelúdio 21 é composto pelos compositores Alexandre Schubert, J. Orlando Alves, Marcelo Carneiro, Marcos Lucas e Neder Nassaro.

Programa

  • Neder Nassaro – “Labirinto”
  • Marcos Lucas – “Três Miniaturas”
  • Alexandre Schubert – “Retratos de Joinville”
  • J. Orlando Alves – “Pantomimas VII”
  • Marcelo Carneiro – “Farofa”

Sobre o Windstoss Duo Trompete & Percussão:

Duo de música instrumental formado pelo trompetista André Lacerda e o percussionista Davi Nascimento. Atualmente o Duo está na sua segunda formação, tendo como membro honorário a percussionista e fundadora Clarice Maciel. O WD é egresso do Instituto Villa-Lobos (Unirio) e foi finalista no Concurso de Música de Câmara do Festival Villa-Lobos 2015. Em 2013, participaram do Festival Brasil-Alemanha sob a orientação do percussionista Isao Nakamura. Em 2016, Windstoss Duo foi um dos integrantes da programação do Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF-RJ) pela série de concertos “Vitrine Musicalâ€, foi segundo colocado na Seleção Tom de Classe 2016, da Casa de Cultura de Paquetá (RJ), além de participar da série “Jovens Cameristas†realizada no Museu de Arte do Rio (MAR) pelo Festival Villa Lobos nesse mesmo ano. Sua formação é uma inovação principalmente no Brasil, no que se refere à música de câmara. Desta maneira buscam ampliar e divulgar o repertório através de composições para esses dois instrumentos. O seu programa traz obras que exploram o colorido desse universo com destaque para a peça “PROG #1†escrita especialmente para o Duo em 2015 pelo compositor Gilson Santos e o “Dança para pandeiro estilo brasileiro e oboéâ€, do compositor brasileiro Luiz D´Anunciação, onde fazem uma adaptação para trompete. Neste mesmo ano de 2016, Windstoss Duo firmou parceria com o grupo de compositores cariocas “Prelúdio 21†sob a direção de Sérgio Roberto de Oliveira, indicado ao Grammy Latino 2011 com apresentações na série de concertos do grupo, realizada no CCJF. Atualmente o grupo é sediado em Goiânia – GO, e pretende colaborar ao movimento de música nova do centro oeste brasileiro, assim como, sempre que possível, nas demais regiões do país.

Sobre o Prelúdio 21 – Música do Presente

O grupo de compositores Prelúdio 21 surgiu em 1998. Congrega compositores de diferentes tendências estéticas, visando tornar a música contemporânea mais difundida por meio de recitais e palestras. Seus integrantes são Alexandre Schubert, J. Orlando Alves, Marcelo Carneiro, Marcos Lucas e Neder Nassaro.