oficina

Oficina de Dramaturgia

com Gabriel Flores

facilitador
Gabriel Flores
bacharel em artes cênicas pela CAL,
é autor da peça “Latitudes dos Cavalos”,
indicada ao prêmio Cenym na categoria
melhor Texto Original.

pré-requisito
14 anos

15 a 22 de agosto
quintas, das 14h às 16h30

local
Sala de Cursos

valor*
R$ 100

*25% de bolsas para vagas afirmativas destinadas a pessoas pretas, indígenas e/ou PCD

Ementa

O objetivo da oficina é, como o título já diz, provocar começos; desbloquear caminhos da escrita, desenvolver uma autonomia sobre suas ideias, encontrar as palavras próprias de cada participante, que pavimentarão as suas jornadas de criação de uma dramaturgia original. A ideia é que os atalhos entre um desejo de escrever algo e o ato de escrever de fato sejam cada vez mais curtos. Serão oferecidas ferramentas para o participante cultivar um repertório de escrita, estimulando-o a criar textos que consigam imprimir a sua visão de mundo particular e preservar uma sofisticação, uma originalidade. Também serão abordadas formas de ampliar a habilidade do autor de se apropriar de múltiplas referências externas para a criação de um trabalho original, valorizando a potência da interdisciplinaridade e das muitas formas de “texto” na cena contemporânea.

Ao longo dos encontros, o participante terá acesso tanto a questionamentos do campo teórico, com material de apoio de autores como Walter Benjamin, Marguerite Duras, Anne Bogart e Jorge Luís Borges, quanto a provocações na forma de exercícios práticos, no intuito de criar uma relação com a escrita que se baseie em uma técnica que possa ser acessada a qualquer momento.

O curso é direcionado a qualquer pessoa que tenha ou deseje ter uma relação íntima com a escrita, seja ela visando o teatro ou não. Não é necessária nenhuma experiência prévia; o intuito principal da oficina é fazer com que o participante descubra suas vozes interiores e desenvolva técnicas apuradas para começar algo – e sempre é tempo de começar.

Objetivos

  • Fornecer ferramentas para iniciar, de uma maneira sofisticada e pessoal, obras escritas, sejam elas Dramaturgia ou não;
  • Proporcionar um vislumbre do processo de escrita utilizado para a criação da obra “Latitudes dos Cavalos”, de Gabriel Flores;
  • Oferecer exercícios práticos de escritas instantâneas, com feedback individualizado;
  • Analisar referências teóricas em busca de elaborar um pensamento que não seja mecânico para o ato da escrita;
  • Investigar as diversas possibilidades do que pode ser um “texto”, valorizando a intercessão de outras formas de expressão e da presença de referências conceituais e artísticas em uma obra original.