filme

A foto mostra duas pessoas, uma mulher e um homem, ambos brancos. Ela está em pé, atrás do homem; segurando os ombros dele. Usa uma blusa brilhosa de mangas longas e um lenço claro estampado nos ombros que se movimenta com o vento. Os cabelos são castanhos e estão presos. Parece estar surpresa com algo. Ele está sentado, tocando um violão. Veste um casaco preto com capuz na cabeça e usa um colar de contas grandes. Na imagem, predominam as cores preta e laranja, com toques de vermelho. Parece efeito de alguma iluminação quente do ambiente.

6 de julho
3 de agosto
7 de setembro

sábados, às 16h

local
Cinema

valor
R$20 (meia R$10)

 

 

classificação indicativa A16 (16 anos)

 

 

Sinopse

RE-SÃ-DUO Pares no lixo e no luxo

Um pouco de nós, o que resta de nós, o que nos serve e o arquétipo da busca do encontro. Essas reflexões alavancam a concepção coreográfica e cênica da performance de dança e música RE-SÃ-DUO. A nova etapa reúne fragmentos encontrados em trabalhos anteriores. O grupo está incessantemente na substituição, não só dos objetos, como também dos desejos, em que a experiência estética é também efêmera e descartável.

Nessa linguagem, a interação com a voz, a palavra, a dança, a música, a performance e a audiência, são veículos de tradução das nossas ideias e do que resta de nós, do nosso tempo, de nossos encontros. Um pouco de tudo nas movimentações, e nas imagens coreográficas da cena.

Em 2003, Rocio Infante e Mario da Silva realizaram uma parceria de trabalho que buscou a interação da música para violão acústico, dança contemporânea, movimento, improvisação e contato corporal. “Abraço de Câmara†2004 a 2010†e “Crescente” de 2012, agregada a composição musical também de André Abujamra e supervisão artística de Jennifer Muller (Nova York) e “Resíduo – pares no lixo e no luxo†em 2015.

Na direção minuciosa em vídeo, através do celular e durante os primeiros meses da pandemia, Lu Grimaldi obteve resultados de imagens e ângulos precisos, enquanto todos se adaptavam aos novos procedimentos de execução de um vide-arte a distância.

A equipe conta com a participação especial de João Vitti e Valéria Alencar na interpretação de textos poéticos que adicionam camadas de profundidade à narrativa. Os figurinos projetados por Benedito Netto e a superposição sobre as imagens fotográficas criadas por Rocio Infante complementam o resultado das cenas.

Todas as imagens internas foram gravadas em celular, sendo que a externa, através de um drone, ferramenta permitida para um momento único de imagem. Sobre essa batuta de Lu Grimaldi em uma edição cuidadosa junto a Gabriel Monteiro, vemos um resultado de um trabalho em conjunto e uma direção renovadora.

Ficha-técnica

Direção geral: Lu Grimaldi

Concepção e performance: Rocio Infante e Mario da Silva

Assistente: Monica Pimenta

Assistente de ensaio: Suzana Rosa

Preparação vocal e corporal: Gabriela Geluda (Técnica de Alexander)

Figurino: Rocio Infante, Iara Siviero ConBase, Zoia Acessórios

Textos: Carlos Drumond de Andrade, Chico Buarque, Sex Pistols, Cazuza, Isaac Asimov, Lia Luft

Compositores:

Mario da Silva, Edino Krieger, Agustin Barrios, Paulinho da Viola, Roberto Velasco, Waltel Branco, Adoniran Barbosa, Antonio Maria e Luis Bonfá , Bobie Thiele e George David Weiss, Beatles.

Supervisão de Trabalhos 2010/11: Leticia Teixeira

Ensaios: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, CCO, NPCP na FAV (Faculdade Angel Vianna).

Agradecimentos: Angel Vianna, CCO- Paula Mori, Gil, Negra Maria. FAV – Helena Matriciano, Secretaria, Juli Wein, Benedito Neto, Nicholas Ciraldo, Rachel Ciraldo, University of South Mississipi, Elizabeth Lentz.