com
Nicolas de Souza Barros
violÔes de 7 cordas e arranjos
homenagem a
J. S. Bach e Heitor Villa Lobos
18 de maio
såbado, à s 17h
local
Sala de SessÔes
valor
R$20 (meia R$10)
Sinopse
E a palavra âBachianas” Ă© o mote que contextualiza este recital. Ao elaborar esse programa, Nicolas começou com os prelĂșdios arpejados inicialmente usados por alaudistas barrocos no inĂcio do sĂ©culo XVII, e mostra como Bach, Garoto e ZĂ© Paulo Becker trabalharam com esta textura tĂŁo associada aos cordofones dedilhados.
A prĂłxima categoria Ă© das “Frases Bachianasâ: aqui, veremos como Villa-Lobos e Agustin Barrios criaram obras geniais usando ideais do mestre alemĂŁo como inspiração. As “Fantasias Latino-americanas” tĂȘm talvez um contato mais tĂȘnue com Bach, mas sabemos que o grande compositor mexicano Manuel Ponce criou a “SuĂte em LĂĄ menor”, a pedido de AndrĂ©s Segovia, que queria obras que pudessem ter alguma conexĂŁo com a mĂșsica barroca e principalmente com Bach. Marlos Nobre Ă© responsĂĄvel pelo momento mais moderno do programa, usando um pequeno elemento (inciso) do PrelĂșdio BWV 996 para criar a obra “Embolada”.
E para concluir, a “SĂ©rie Bachianas”, iniciada pelo “PrelĂșdio das Bachianas NÂș. 4” de Villa-Lobos. Seguem a “Bachianinha NÂș. 2” e o “Samba em PrelĂșdio” de Baden Powell, que foi inspirada exatamente no PrelĂșdio das Bachianas NÂș. 4
Programa
- PrelĂșdios arpejados: a herança dos alaĂșdes
- J. S. Bach
– PrelĂșdio 1 BWV 846
– PrelĂșdio BWV 1010 - Garoto
– Inspiração - ZĂ© Paulo Becker
– Outro Mundo
- J. S. Bach
- Frases Bachianas
- Heitor Villa-Lobos
– PrelĂșdio NÂș. 3 - AgustĂn Barrios
– PrelĂșdio Op. 5 NÂș. 1 # - J. S. Bach
– Toccata e Fuga BWV 565
- Heitor Villa-Lobos
- Fantasias Latino-Americanas
- Guido Santorsola
– PrelĂșdio (das âTrĂȘs Airs de Courtâ) - Manuel Ponce
– Giga # - Marlos Nobre
– RememĂłrias
I. Embolada (sobre o PrelĂșdio BWV 996)
- Guido Santorsola
- SĂ©rie Bachianas
- Heitor Villa Lobos
– Bachianas NÂș. 4 * - Paulinho Nogueira
– Bachianinha NÂș. 2 - Baden Powell
– Samba em PrelĂșdio
- Heitor Villa Lobos
Sobre a ViolÔes da AVRio
Sobre Nicolas de Souza Barros
JĂĄ tocou em diversos paĂses europeus, norte-americanos e latino-americanos, alĂ©m de quase todos os estados brasileiros. Lançou os CDs Ernesto Nazareth, _Ravel e Debussy e Chora ViolĂŁo (2014, 2015 e 2017) com arranjos prĂłprios para o violĂŁo de 8 cordas. Participou duas vezes no Circuito Nacional SESC Sonora Brasil: em 1997, no lançamento do projeto, com o Quadro Cervantes; e em 2009, realizando 87 concertos de violĂŁo solo em 23 estados brasileiros. Desde 2001, Ă© diretor artĂstico da Associação de ViolĂŁo do Rio (AV-Rio). Entre 2017-2020, exerceu o cargo de Coordenador do Mestrado Profissional em MĂșsica da UNIRIO (PROEMUS). Em 2018, tornou-se professor titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, defendendo a tese “Affordances e novos protocolos de arranjo aplicados a 100 Sonatas de Scarlattiâ.
Em 2019, lançou o CD Morena, Morena: CançÔes da Belle Ăpoque Brasileira com o tenor Alberto Pacheco (UFRJ – Universidade Nova de Lisboa). Em 2020, publicou o livro O ViolĂŁo Brasileiro no SĂ©culo XIX e a Belle Ăpoque, com arranjos de obras para piano de Ernesto Nazareth, Padre JosĂ© MaurĂcio, Chiquinha Gonzaga, Leopoldo Miguez e Arthur NapoleĂŁo, entre outros. Desde 2021, estĂĄ desenvolvendo novos repertĂłrios para o violĂŁo de 7 cordas; em abril de 2022, realizou a estreia de diversas obras de J. S. Bach arranjadas para este instrumento (BWV 1001, BWV 998, BWV 1006a, BWV 565) em recital pela SĂ©rie Cordofones no CCJF, Rio de Janeiro.
Jå apresentou-se com a Orquestra Petrobrås, a Baltimore Orquestra (EUA), a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Orquestra SinfÎnica Nacional (Niterói), a Academia Antiqua (uma das primeiras orquestras barrocas brasileiras) e a Orquestra da UNIRIO em vårias ocasiÔes. Realizou estreias nacionais e mundiais de concertos para violão de Francisco Mignone, Ronaldo Miranda (Concerto para Quarteto de ViolÔes e Orquestra), J. Orlando Alves, Mario Castelnuovo-Tedesco e Luiz Otåvio Braga, também estreando obras para violão solo de Heitor Villa-Lobos, Edino Krieger, Pauxy Gentil-Nunes, Ricardo Tacuchian, H. Dawid Korenchendler e Luiz Otåvio Braga, entre outros.