série

Foto da Sala de SessÔes do CCJF. Ao centro, no tapete vermelho, sentado em uma cadeira, o violonista Nicolas de Souza Barros. Homem branco, cabelos grisalhos cortados rente à cabeça, óculos retangulares de hastes escuras. Ele usa uma camisa social clara, arregaçada até quase o cotovelo e calça jeans clara.. Em seu antebraço direito, ele usa uma munhequeira preta. Ele toca o violão apoiado em sua perna direita.

com
Nicolas de Souza Barros
violÔes de 7 cordas e arranjos

homenagem a
J. S. Bach e Heitor Villa Lobos

18 de maio
såbado, às 17h

local
Sala de SessÔes

valor
R$20 (meia R$10)

 

classificação indicativa AL (livre)

 

Sinopse

Neste programa, Nicolas de Souza Barros presta homenagem a dois gĂȘnios da cultura universal: J. S. Bach e Heitor Villa Lobos. Villa-Lobos nĂŁo terĂĄ sido o primeiro compositor a prestar homenagem Ă  produção brilhante do mestre alemĂŁo, mas ele demonstrou o tamanho da sua devoção ao criar a sĂ©rie monumental das Bachianas, a sua obra prima da dĂ©cada de 1940, ainda concebendo o termo “Bachianas”!

E a palavra “Bachianas” Ă© o mote que contextualiza este recital. Ao elaborar esse programa, Nicolas começou com os prelĂșdios arpejados inicialmente usados por alaudistas barrocos no inĂ­cio do sĂ©culo XVII, e mostra como Bach, Garoto e ZĂ© Paulo Becker trabalharam com esta textura tĂŁo associada aos cordofones dedilhados.

A prĂłxima categoria Ă© das “Frases Bachianas”: aqui, veremos como Villa-Lobos e Agustin Barrios criaram obras geniais usando ideais do mestre alemĂŁo como inspiração. As “Fantasias Latino-americanas” tĂȘm talvez um contato mais tĂȘnue com Bach, mas sabemos que o grande compositor mexicano Manuel Ponce criou a “SuĂ­te em LĂĄ menor”, a pedido de AndrĂ©s Segovia, que queria obras que pudessem ter alguma conexĂŁo com a mĂșsica barroca e principalmente com Bach. Marlos Nobre Ă© responsĂĄvel pelo momento mais moderno do programa, usando um pequeno elemento (inciso) do PrelĂșdio BWV 996 para criar a obra “Embolada”.

E para concluir, a “SĂ©rie Bachianas”, iniciada pelo “PrelĂșdio das Bachianas NÂș.  4” de Villa-Lobos. Seguem a “Bachianinha NÂș. 2” e o “Samba em PrelĂșdio” de Baden Powell, que foi inspirada exatamente no PrelĂșdio das Bachianas NÂș.  4

Programa

  • PrelĂșdios arpejados: a herança dos alaĂșdes
    • J. S. Bach
      – PrelĂșdio 1 BWV 846
      – PrelĂșdio BWV 1010
    • Garoto
      – Inspiração
    • ZĂ© Paulo Becker
      – Outro Mundo
  • Frases Bachianas
    • Heitor Villa-Lobos
      – PrelĂșdio NÂș.  3
    • AgustĂ­n Barrios
      – PrelĂșdio Op. 5 NÂș. 1 #
    • J. S. Bach
      – Toccata e Fuga BWV 565
  • Fantasias Latino-Americanas
    • Guido Santorsola
      – PrelĂșdio (das “TrĂȘs Airs de Court”)
    • Manuel Ponce
      – Giga #
    • Marlos Nobre
      – RememĂłrias
      I. Embolada (sobre o PrelĂșdio BWV 996)
  • SĂ©rie Bachianas
    • Heitor Villa Lobos
      – Bachianas NÂș. 4 *
    • Paulinho Nogueira
      – Bachianinha NÂș. 2
    • Baden Powell
      – Samba em PrelĂșdio

 

Sobre a ViolÔes da AVRio

A Associação de ViolĂŁo do Rio (AV-Rio) foi fundada em janeiro de 2001 com o objetivo expresso de realizar, apoiar e divulgar manifestaçÔes do violĂŁo instrumental de todos os estilos. A AV-Rio sempre contou com o tripĂ© central de apoio, formado por profissionais e professores, estudantes de violĂŁo e amadores. Cada um desses grupos tem sido e continua sendo central para que a AV-Rio possa ter continuidade com suas mĂșltiplas açÔes contĂ­nuas, que incluem essa sĂ©rie (e as outras), os concursos nacionais de violĂŁo, o Sarau da AV-Rio, a Orquestra de ViolĂ”es da AVRio e um projeto de ensino gratuito de violĂŁo.

Sobre Nicolas de Souza Barros

Doutor em MĂșsica, Ă© professor titular da UNIRIO e um dos mais conceituados especialistas brasileiros em cordofones dedilhados, como os violĂ”es de 6, 7 e 8 cordas, alaĂșdes variados e as guitarras barroca, renascentista e romĂąntica, entre outros. Tem intensa produção como solista e camerista, podendo ser destacadas suas atividades com o renomado conjunto de mĂșsica antiga Quadro Cervantes (2 CD’s), o Duo Folia, com o violoncelista inglĂȘs David Chew (1 CD) e o Quarteto Carioca de ViolĂ”es (1 CD).

JĂĄ tocou em diversos paĂ­ses europeus, norte-americanos e latino-americanos, alĂ©m de quase todos os estados brasileiros. Lançou os CDs Ernesto Nazareth, _Ravel e Debussy e Chora ViolĂŁo (2014, 2015 e 2017) com arranjos prĂłprios para o violĂŁo de 8 cordas. Participou duas vezes no Circuito Nacional SESC Sonora Brasil: em 1997, no lançamento do projeto, com o Quadro Cervantes; e em 2009, realizando 87 concertos de violĂŁo solo em 23 estados brasileiros. Desde 2001, Ă© diretor artĂ­stico da Associação de ViolĂŁo do Rio (AV-Rio). Entre 2017-2020, exerceu o cargo de Coordenador do Mestrado Profissional em MĂșsica da UNIRIO (PROEMUS). Em 2018, tornou-se professor titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, defendendo a tese “Affordances e novos protocolos de arranjo aplicados a 100 Sonatas de Scarlatti”.

Em 2019, lançou o CD Morena, Morena: CançÔes da Belle Époque Brasileira com o tenor Alberto Pacheco (UFRJ – Universidade Nova de Lisboa). Em 2020, publicou o livro O ViolĂŁo Brasileiro no SĂ©culo XIX e a Belle Époque, com arranjos de obras para piano de Ernesto Nazareth, Padre JosĂ© MaurĂ­cio, Chiquinha Gonzaga, Leopoldo Miguez e Arthur NapoleĂŁo, entre outros. Desde 2021, estĂĄ desenvolvendo novos repertĂłrios para o violĂŁo de 7 cordas; em abril de 2022, realizou a estreia de diversas obras de J. S. Bach arranjadas para este instrumento (BWV 1001, BWV 998, BWV 1006a, BWV 565) em recital pela SĂ©rie Cordofones no CCJF, Rio de Janeiro.

Jå apresentou-se com a Orquestra Petrobrås, a Baltimore Orquestra (EUA), a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Orquestra SinfÎnica Nacional (Niterói), a Academia Antiqua (uma das primeiras orquestras barrocas brasileiras) e a Orquestra da UNIRIO em vårias ocasiÔes. Realizou estreias nacionais e mundiais de concertos para violão de Francisco Mignone, Ronaldo Miranda (Concerto para Quarteto de ViolÔes e Orquestra), J. Orlando Alves, Mario Castelnuovo-Tedesco e Luiz Otåvio Braga, também estreando obras para violão solo de Heitor Villa-Lobos, Edino Krieger, Pauxy Gentil-Nunes, Ricardo Tacuchian, H. Dawid Korenchendler e Luiz Otåvio Braga, entre outros.