Por do sol ao fundo. Em primeiro plano estão os dois violinistas do Av-Rio: rapaz jovem e claro de olhos claros à direita; rapaz jovem negro à esquerda e um pouco mais atrás que o primeiro, tocando violão.

Artur Vidal e Raphael dos Santos:
violão de 7 cordas

24 de setembro
às 17h
Sala de Sessões

R10 (R$5 meia)

Público-alvo: amantes de música erudita
e de instrumentos com cordas.


A Série Violões da AV-Rio representa um dos mais importantes espaços para recitais de instrumentistas de todo o Brasil, e também da Europa e Américas. Um dos melhores espaços para recitais de violão do país, por seu décor e acústica, desde 2010 a Sala de Sessões do CCJF abriga os concertos dessa série.

Sinopse:
Neste programa, dois destacados bacharelandos em Violão da UFRJ, Artur Vidal e Raphael dos Santos, se apresentam em violões de 7 cordas com um repertório diferenciado, interpretando obras de Paco de Lucia, Hermeto Pascoal, Iteberê Zwarg, Guinga, Moraíto Chico e Artur Vidal, entre outros.


PROGRAMA

Artur Vidal: violão de 7 cordas

  • Artur Vidal – Lamento em D
  • Artur Vidal – Solo Luna
  • H. Villa Lobos – Mazurka Choro
  • Artur Vidal – Flores ao Vento
  • Artur Vidal – Forte Vento
  • Artur Vidal – Pa Moraíto

Raphael dos Santos: violão de 7 cordas

  • Hermeto Pascoal – Chapéu
  • Guinga – Henriquieto
  • Hermeto Pascoal – Samba do Belaqua
  • Itiberê Zwarg – Concerto para Violão
  • Itiberê Zwarg – Maria Tereza Dançando nas Nuvens
  • Itiberê Zwarg – Festa dos Samurais

Artur Vidal e Raphael dos Santos: violões de 7 cordas

  • Jacob do Bandolim – Noites Cariocas
  • ARTUR VIDAL
    Desde pequeno, acompanhou as atividades didáticas musicais de seu pai, e iniciou-se ao violão como autodidata. Aos 12 anos, fazia apresentações no Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro (CMERJ – Niterói). Começou a estudar grandes violonistas brasileiros, como Baden Powell, Raphael Rabello, Yamandu Costa, Marcello Gonçalves, Rogério Caetano e Alessandro Penezzi, com isso definindo sua identidade instrumental e começando a compor. Atualmente com 21 anos, suas influências instrumentais/composicionais incorporam características do violão gaúcho, do violão oitocentista que aprendeu quando criança e também da música flamenca.

    É bacharelando em violão da UFRJ, sob orientação de Marcello Gonçalves e Marco Pereira, entre outros. Participou do Concurso Nacional da OSRN (Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte). Leciona violão de 6 e 7 cordas, níveis básico e avançado em domicílio e também na Escola de Música Timbrart (Niterói, Icaraí).

    RAPHAEL DOS SANTOS
    Natural de Duque de Caxias, o violonista e arranjador Raphael dos Santos iniciou seus estudos de violão aos nove anos de idade. Começou a tocar profissionalmente aos treze anos, em rodas de choro e de samba. Aos 14 anos começou a ter contato com o saxofone e o piano. Em 2016 desfilou como violonista na escola de samba GRES União da Ilha do Governador. Em 2017 ingressou na Oficina de Música de Itiberê Zwarg e posteriormente, no Septeto de Itiberê Zwarg, fazendo shows, viagens e participando na gravação do CD Intuitivo. Neste mesmo ano, ingressou no Bacharelado em Violão da UFRJ, sendo orientado por Marcello Gonçalves. Em 2018, participou do SESC Jazz e no ano seguinte, do Festival Médio y Médio (Uruguai), ao lado de Itiberê Zwarg. Já acompanhou diversos artistas do samba, como Tiãozinho da Mocidade, Dominguinhos do Estácio, Marquinhos Sathan, e da música instrumental, como Carlos Malta, Fábio Pascoal e Camille Bertault. Em 2022, foi premiado no edital Ondas da Cultura, pelo projeto “A Música Livre de Hermeto Pascoal e Itiberê Zwarg”.