Foto do violonista Vinicius Perez tocando um alaúde barroco. O violonista é um homem branco, de cabelos pretos curtos. Usa camisa social preta de mangas longas e calça escura. Ele está sentado em um jardim, com folhagens ao fundo.

com
Vinicius Perez

22 de outubro,
 às 17h
Sala de Sessões do CCJF
classificação livre

R$10 (R$5 meia)


Sinopse:

A Série Violões da AV-Rio é um dos mais importantes eventos para recitais de instrumentistas de todo o Brasil, e também da Europa e Américas. Desde 2010 o CCJF abriga os concertos dessa série em sua Sala de Sessões, um dos melhores espaços para recitais de violão do país, por seu décor e acústica.

Um dos principais especialistas em cordofones dedilhados antigos do Brasil, Vinicius Perez revela variadas facetas num programa ímpar, em homenagem ao mestre alemão J. S. Bach:

Programa:
Homenagem a Johann Sebastian Bach

1ª parte – Alaúde barroco de 13 ordens

Johann Sebastian Bach
Pieces pour la Luth à Monsieur Schouster – BWV 995
I. Prelude
II. Allemande
III. Courante
IV. Sarabande
V. Gavotte I / Gavotte II (en Rondeau)
VI. Gigue

Silvius Leopold Weiss
Da Grand Partita em Dó Maior (Ms. de Dresden)
I. Ouverture
IV. Sarabande
VI. Presto

2ª parte – Guitarra elétrica de 8 cordas

Johann Sebastian Bach
Sonata à Violino senza Baßo
I. Adagio
II. Fuga
III. Siciliana
IV. Presto

Vinícius Perez
Johnnie on the Rocks (Concerto para Guitarra Elétrica e Orquestra Barroca)
I. Allegro
II. Adagio
III. Allegro

Vinicius Perez iniciou seus estudos musicais aos 6 anos de idade. É Bacharel em violão pela UFRJ (Magna cum Laude), Mestre em Violão pela Hochschule für Musik Luzern e Mestre em Instrumentos Antigos de Cordas Dedilhadas pela Schola Cantorum Basiliensis (Basel), instituição na qual estudou com o renomado alaudista Hopkinson Smith por quatro anos.

Já se apresentou tanto como solista quanto camerista em diversos países: Suíça, Alemanha, França, Itália, Portugal, Inglaterra, Republica Tcheca, Polônia, Estônia e Israel.

Em 2015 gravou seu primeiro CD solo intitulado “The Galant Lute”, que recebeu excelentes críticas da mídia especializada. Vinícius também gravou com as “Ensemble Contrapunct Us” e “Concerto Ibérico” em diversas formações de câmara.

Vinícius Perez já lecionou masterclasses na Suíça (Schola Cantorum Basiliensis, Basel), Alemanha (Hochschule für Kunst, Bremen) e Londres (Lute Society), e foi professor de instrumentos de cordas dedilhadas na Escola Superior de Música de Lisboa (Portugal, Lisboa).
www.viniciusperez.com