Fundo cinza. Homem branco, com cabelo e barba pretos, usando camisa social de mangas longas preta, toca um violão. Ele olha para sua mão esquerda, cujos dedos tocam na escala do braço do violão. O corpo do violão é visto apenas parcialmente.Richard Martin

obras de Domenico Scarlatti, Jorge Morel, Sergio Assad, Leo Brouwer, Johann Kaspar Mertz e Jan Nepomucen Bobrowicz

Richard Martin é o mais premiado violonista carioca dos últimos anos, destacando-se em uma série de concursos nacionais desde 2019. Nesta apresentação, irá apresentar obras pouco ouvidas nos palcos, como a Premiére Grande Polonaise Op. 24 de Jan Nepomucen Bobrowicz, a íntegra da Sonatina de Jorge Morel, assim como obras de Assad, Brouwer, Scarlatti e Mertz.

7/5, das 17h às 18h10
R$10 (R$5 para estudantes e terceira idade)
Sala de Sessões

classificação livre
PROGRAMA

  • Domenico Scarlatti – Sonatas K 491 e K 213
  • Jorge Morel – Sonatina (dedicated to David Russell)
    I. Allegretto
    II. Andante Espressivo
    III. Allegro
  • Sergio Assad – Valseana (da Sonata “Aquarelle”)
    II. Valseana
  • Leo Brouwer – Un Dia de Noviembre
  • Johann Kaspar Mertz – An Malvina
    (da: Bardenklange, Op. 13)
  • Jan Nepomucen Bobrowicz – Premiére Grande Polonaise, Op. 24

Richard Martin iniciou seus estudos teóricos em 2004 no Colégio Pedro II, sendo orientado pelo violonista Romulo Viana em 2010. Em 2016, alcançou a maior nota geral entre os candidatos de todos os cursos de música da UNIRIO, sendo aprovado para o Bacharelado em Violão da instituição, onde estudou por um semestre com Nicolas de Souza Barros. Em 2019, começou a ser orientado por Marco Lima.

Desde 2019, tem participado de vários concursos nacionais de violão, obtendo os seguintes resultados: 2º lugar no XIV Concurso de Violão do Conservatório Villa-Lobos da FITO (SP; 2019); 3º lugar no IX Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter, realizada na Sala CecÌlia Meireles (RJ; 2019); 1º lugar no XXIII Concurso de Violão Musicalis (SP; 2019);

2º lugar no XXX Concurso de Violão Souza Lima (SP; 2019), também recebendo o prêmio de Melhor Intérprete de Villa-Lobos e participando do recital comemorativo do evento; Menção Honrosa no I Concurso Nacional Virtual de Violão da AV-Rio (CNVV AV-Rio; 2020; 1º lugar no I Concurso Internacional Violão & Violão (virtual).