Cadeira de Violão Clássico
da UNIRIO*

com Arthur de Andrade, Axel Brendo, Gilberto Souza,
Illana Albuquerque, Tácio Prevatto e Rafael Sepulveda

2 de julho, às 17h

R$10 (R$5,00 meia)
Sala de Sessões
classificação livre

*Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Sinopse:
Em 1980, Turíbio Santos inaugurou, a cadeira de Violão Clássico da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Em 1989, Nicolas de Souza Barros, Maria Haro e, mais recentemente, Clayton Vetromilla, passaram a lecionar na instituição.
Diversos bacharelandos em violão da UNIRIO conquistaram muitos prêmios em concursos nacionais e internacionais, além de lecionare em dezena de universidades públicas brasileiras, e também países europeus e nos EUA.
Neste recital, alguns dos alunos adiantados, vários dos quais já premiados em concursos, apresentarão obras de S. L. Weiss, J. S. Bach, J. K. Mertz, J. Rodrigo, I. Albeniz, Heitor Villa-Lobos, Sergio Assad, Lennox Berkeley e M. D. Pujol.

Programa:
Luis de Narvaez – Guardame las Vacas
J. S. Bach – Courante BWV 995
J. K. Mertz – An Malvina
Illana Albuquerque: violão

Dietrich Buxtehude – Sarabande e Allemande WV 236
(arr. de N. S. Barros
Heitor Villa-Lobos – Estudo No. 8
Gilberto Souza: violão de 7 cordas

Heitor Villa-Lobos – Prelúdio 4
S. L. Weiss – Prelúdio e Allegro (arr. de N. S. Barros)
Lennox Berkeley – Allegretto (da: Sonatina para Violão)
Arthur de Andrade: violão

J. S. Bach – Sarabande e Prelúdio BWV 996
(arr. de N. S. Barros)
Joaquin Rodrigo – Zapateado (das: Três Danças Espanholas)
Tacio Prevatto: violão de 7 cordas

J. S. Bach – Prelúdio BWV 996 (arr. de N. S. Barros)
Issac Albeniz – Sevilla (arr. de N. S. Barros)
Sergio Assad – Cabloquinho e Coco
Axel Brendo: violão

Heitor Villa-Lobos – Estudo 3
J. S. Bach – Prelúdio BWV 996 (arr. de N. S. Barros)
Maximo Diego Pujol – Três Peças Rioplatenses
II. Septiembre III. Rojo y Negro
Rafael Sepulveda: violão

Convidados:
ILLANA ALBUQUERQUE
Iniciou seus estudos de música em 2005 na Escola de Música Villa-Lobos (RJ), finalizando em 2014. Em 2012, começou a ser orientada pela violonista Maria Lúcia Ribeiro. Ingressou no Bacharelado em Violão da UNIRIO em 2018, na classe de violão de Nicolas de Souza Barros. Em 2020 participou da 37ª Oficina de Música de Curitiba, orientada por Fábio Zanon. Regeu a Orquestra de Violões da Oficina.

GILBERTO SOUZA
Estudou violão na no Conservatório Brasileiro de Música com Gaetano Galifi, e depois na Escola Portátil de Música com Mauricio Carrilho. Participa de apresentações de choro na cidade do Rio e Janeiro. Ingressou no Bacharelado em Violão da UNIRIO em 2020, integrando a classe de violão de Nicolas de Souza Barros.

ARTHUR DE ANDRADE
Iniciou seus estudos de violão aos 14 anos no Colégio Pedro II (Unidade Realengo II; RJ), orientado por Daniel Fernandes. Três anos depois, foi aprovado no Bacharelado em Violão Clássico da UNIRIO, passando a integrar a classe de Maria Haro. Participou de masterclasses ministradas por Turíbio Santos e Ulisses Rocha nos Festivais do Vale do Café de 2016 e 2018 (Vassouras; RJ). Recentemente, foi um dos selecionados para a Classe Avançada de Violão do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC). Em 2019, realizou recitais com a soprano Nicole Amorim. Já se apresentou em diversas salas de concerto no Rio de Janeiro, e em 2020 passou a ser orientado por Nicolas de Souza Barros.

TÁCIO PREVATTO
Começou a tocar violão aos 14 anos de idade, também aprendendo rudimentos musicais no Colégio Pedro II. Durante dois anos, foi bolsista do projeto “Fazendo Música no Percurso da História”, participando de diversos concertos didáticos coordenados por Rebeca Vieira. Em 2017, ingressou no Curso Técnico da Escola de Música Villa-Lobos, onde estudou com Mara Lúcia Ribeiro. Participou de masterclasses com Turibio Santos, Thomas Patterson (EUA), Francisco Gil (MEX), Ximena Matamoros (CHI), Thiago Colombo e Fabio Zanon. Em 2018, ingressou na Orquestra de Violões da AV-Rio, realizando diversos recitais com este conjunto em importantes salas do Rio de Janeiro. No mesmo ano, ingressou no curso de Licenciatura em Música da UNIRIO, transferindo em seguida para o Bacharelado em Violão da instituição e estudando com Maria Haro; atualmente, integra a classe de Nicolas de Souza Barros. Foi semifinalista das edições IX e X do Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter e finalista do II CNVV da AV-Rio, no qual conquistou o 4º lugar.

AXEL BRENDO
Oriundo de uma família de músicos, o violonista, compositor e arranjador Axel Brendo iniciou seus estudos musicais aos seis anos de idade no violino. Passou para o violão com oito anos. Com 13 anos, foi um dos fundadores de um projeto social em Fortaleza-CE, lecionando música clássica e popular para 600 crianças, jovens e adultos. Participou de masterclasses com João Luiz e Fábio Zanon, e atualmente estuda com Nicolas de Souza Barros. Já teve orientação de Vasken Fermanian, Bento Cruz, Edigar Monteiro e David Calandrine. Integrou a Orquestra Sinfônica do SESI de Fortaleza (CE), estudando no Conservatório Alberto Nepomuceno da mesma cidade. Em 2012 e 2014, foi o vencedor do Concurso Eleazar de Carvalho, voltado à revelação de novos talentos musicais (Fortaleza, CE). Em 2019, recebeu o 2º Lugar no IX Concurso Nacional Fred Schneiter.
Já acompanhou artistas renomados da MPB e da música clássica, como Ivete Sangalo, Jorge Vercilo, Saulo Fernandes, João Luiz, o Sexteto Irmãos Cruz e Lorena Nunes. Também integrou os conjuntos Irmãos Cruz, Trio Toada, Os filhos de Sr. Galdino, Mirimbanda e a Orquestra Sinfônica do PAM, que interpretaram obras e arranjos autorais dele.

RAFAEL SEPULVEDA
O niteroiense Rafael Sepulveda iniciou seus estudos de violão, percepção e teoria musical em 2017 com Valéria Gomes. Em 2018, entrou no Bacharelado em Violão da UNIRIO, onde é orientado por Nicolas de Souza Barros. Já se apresentou pelo 56º Festival Villa Lobos (Museu Villa-Lobos, Rio de Janeiro), e participou de recitais coletivos de violão na UNIRIO, e em cerimônias e eventos didáticos na região de Niterói. Em 2020, recebeu o 4º Lugar no I Concurso Virtual Nacional de Violão da AV-Rio – Homenagem a Sergio Abreu, e, em 2020, o 2º Lugar no II Concurso Virtual Nacional de Violão da AV-Rio – Homenagem a Turibio Santos.