Foto do violonista Mario da Silva. Fundo de parede cinza com quadros de formas orgânicas coloridas à esquerda e à direita. Ao centro, um homem branco, cabelos e barba grisalhos, tocando um violão. Ele usa um blazer bege claro e uma camiseta marrom clara.

com
Mario da Silva

2 set (sáb)
às 17h

Sala de Sessões do CCJF

R$ 10
(estudantes e terceira idade: R$ 5)

classificação livre

 

Público-alvo

Amantes da música clássica, de instrumentos de cordas, de violão clássico e público em geral.

Sinopse

A Série Violões da AV-Rio tem o prazer de apresentar Mario da Silva. Reconhecido no meio musical pelo seu empenho em divulgar a produção brasileira para violão. Neste recital, tocará um bonito repertório – com um pé no erudito e o outro no popular.

O violonista usa o recurso de técnica expandida, que permite a exploração de novas maneiras de tocar o violão, obtendo sons não usuais ou timbres instrumentais diferenciados. Dessa forma, o violão deixa de ser coadjuvante e passa a ter destaque nas composições.
Violões da AV-Rio.

Fundada em janeiro de 2001, a Associação de Violão do Rio (AV-Rio) tem por objetivo realizar, apoiar e divulgar manifestações do violão instrumental de todos os estilos, com o apoio imprescindível de profissionais e professores, estudantes de violão e amadores. Cada um desses grupos é fundamental para que a AV-Rio possa dar continuidade com às suas múltiplas ações, que incluem diversas séries, concursos nacionais de violão, o Sarau da AV-Rio, a Orquestra de Violões da AV-Rio e um projeto de ensino gratuito de violão.

A Série Violões da AV-Rio é um dos mais importantes eventos para recitais de instrumentistas de todo o Brasil, da Europa e das Américas. Desde 2010 o CCJF abriga os concertos dessa série em sua Sala de Sessões, um dos melhores espaços do país para recitais de violão, por seu décor e acústica.

Programa

Celil Refik Kaya – From My Window

Tim Rescala​​​ – O dia em que o gato do João Gilberto pulou pela janela​​​​ (do projeto: “Janelas Sonoras do Violão” – músicas de ​​​​​ compositores convidados e suas reflexões sobre o iso​​​lamento de 2020. Dedicada a Mario da Silva)

Radamés Gnatalli
– Toccata em Ritmo de Samba 2 (dedicada a Waltel Branco)

– Sonatina para Flauta e Violão
​​​​ I. Cantando con Simplicidade
​​​​ II. Adagio
​​​​ III. Movido

Waltel Branco – Chimarrita (dedicada a Badi Assad)

Sergio Assad – Um Olhar Pela Janela

Ficha-técnica

Mario da Silva – violão

Mario da Silva

Bacharel em Violão pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Mestrado pela Unirio e Doutorado em Composição pela Unicamp/Unirio. Lançou quatro discos – Nova Música Brasileira; Música contemporânea brasileira desconstruída sob encomenda; Tu Tausan Tu Elve; e Violão Expandido. Sempre apresentando os ricos repertórios brasileiros, tocou nos seguintes palcos internacionais: a abertura do The New York Guitar Seminar em Nova York, assim como na Argentina, Alemanha, Inglaterra, Itália, Finlândia, Noruega, no México, e em Portugal. Em 2022, Mario da Silva lançou o documentário “Desvendando o violão expandido”, em quatro episódios, que foi apresentado em Nova York, Mannes College (setembro, 2022) e na UCLA Los Angeles (Outubro de 2022) https://www.mariodasilva.com/videos. Já fez performances de dança realizadas com a coreógrafa Rocio Infante, que culminou na apresentação da obra Elogio De La Danza, do cubano Leo Brouwer, no Seminário de Violão de Nova York promovido pelo Mannes College em 2019 em homenagem o compositor pelos seus 80 anos.

Nicolas de Souza Barros

Doutor em Música, Professor Titular da UNIRIO e um dos mais conceituados especialistas brasileiros em instrumentos eruditos de cordas dedilhadas, como os violões de 6, 7 e 8 cordas, alaúdes variados e as guitarras barroca, renascentista e romântica, entre outros.