Na foto, close-up de uma mulher branca, de cabelos enrolados loiros na altura dos ombros. Ela veste uma blusa amarela de mangas bufantes e toca um violão. Além disso, olha para as cordas do instrumento musical e sorri. Usa batom vermelho e brincos dourados em forma de coração. Atrás dela, um fundo desfocado. apresenta
Marisa Sardo (EUA) – violão

22 de junho
sábado, às 17h

local
Sala de Sessões

valor*
R$20,00 (meia R$10)
*a bilheteria será doada
para o SOS Rio Grande do Sul

 

 

classificação indicativa AL (livre)

Sinopse

Premiada em mais de 20 competições internacionais, a violonista Marisa Sardo, nascida em Chicago, tem se revelado uma das jovens artistas mais emocionantes da atualidade. Ela trabalha ativamente com compositores modernos para encomendar novas músicas para violão, focando no repertório de compositoras, como veremos neste programa inovador, que contará com obras de Olga Amelkina-Vera, Keiko Fujiie, Nadia Borislova, Clarice Assad, Annette Kruisbrink  e Dale Kavanagh.

Programa

Olga Amelkina-Vera
– Western Vista
I. Nightfall      II. The Sunfisher

Nadia Borislova (1969)
– Fuego de Lágrimas

Clarice Assad
– Macunaíma
Part I   Part II

Keiko Fujiie (1963-)
– Sonata Nº. 1: “The Blue Flower”
I. Allegretto

Annete Kruisbrink
– Homenagem a Andrés Segovia
I. Encuentro      II. Scherzo
III. Llanto          IV. Recuerdo

Dale Kavanagh (1958-)
– A La Fueco

Mini bio

Marisa Sardo é violonista, professora de violão e teoria musical na Escola de Música Arpeggiato. Já trabalhou como Instrutora Associada de violão clássico Universidade de Indiana entre 2020-2022. Além disso, se apresentou em vários locais ao redor do mundo como solista convidada e foi premiada em mais de 20 competições internacionais, com repertórios que incluem obras da Europa, além de músicas africanas, latino-americanas, escrita por mulheres, estreias mundiais e música escrita para ela.

Ela recebeu seu título de Mestre em Música pela Jacobs Escola de Música da Universidade de Indiana, em 2022, e o seu Bacharelado em música graduada pela Northwestern University em 2020. Em 2023, recebeu um diploma de pós-graduação Performer da Nova Inglaterra Conservatório em 2023. Marisa toca guitarras de jacarandá feitas sob medida por Marshall Brune, Wilson Burnham e James Baur.

Em 2003, lançou seu primeiro álbum pela Frameworks Records, que inclui obras inovadoras de Sor, Mertz e von Sehrwald, entre outros.

Sobre a Violões da AV-Rio

Associação de Violão do Rio (AV-Rio) foi fundada em janeiro de 2001 com o objetivo expresso de realizar, apoiar e divulgar manifestações do violão instrumental de todos os estilos. A AV-Rio sempre contou com um tripé central de apoio, formado por profissionais e professores, estudantes de violão e amadores. Cada um desses grupos tem sido (e continua sendo) central para que a AV-Rio possa ter continuidade com suas múltiplas ações contínuas, que incluem esta série (e as outras), os concursos nacionais de violão, o Sarau da AV-Rio, a Orquestra de Violões da AV-Rio e um projeto de ensino gratuito de violão.