orquestra

Na foto, um grupo de cerca de 40 violonistas se apresenta em um palco, a maioria são jovens. Eles estão sentados em cadeiras que formam um semi-círculo. No centro, mais a frente, um homem de mais idade, com a cabeça baixa, parece ser o maestro. Ele também toca um violão. Há partituras na frente de cada musicista. O chão é preto e liso. Ao fundo, uma cortina e as últimas fileiras são iluminadas por uma luz verde. Orquestra Jovem de Violões
Música na Rede do Espirito Santo
– Obras de Egberto Gismonti,
Hermeto Pascoal e Astor Piazzolla,
entre outros

6 de julho
sábado, às 17h

local
Sala de Sessões

valor
R$20 (meia R$10)

Tocata às 15h no Foyer da Sala de Cursos
> participação: Camerata de Violões da AV Rio

 

classificação indicativa AL (livre)

 

Sinopse

Com regência de Phillipp Areias, coordenação pedagógica de Bruno Soares e coordenação geral de Fabiano Mayer, a Orquestra de Violões nas Escolas da Rede Pública Estadual do Espírito Santo é fruto de um compromisso entre a Secretaria de Estado da Educação (SEDU), a Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). Alcançando 65 escolas em 36 municípios, o projeto transcende o ensino do violão, já que também visa enriquecer o currículo escolar com dados e conhecimentos que promovam a evolução do programa educacional.

Esse conjunto é composto por alunos que se destacam em suas escolas de origem, que recebem bolsas de pesquisa e têm a oportunidade de se dedicar integralmente aos estudos musicais e escolares. A Orquestra tem enriquecido o cenário musical capixaba participando de eventos como o Festival de Inverno de Domingos Martins, o Festival Internacional de Violão do Espírito Santo, o Festival Orquestra de Violões e o Festival de Férias Música na Rede.

No repertório que irão apresentar, há uma ênfase na música popular brasileira, com obras de Moacir Santos, Sivuca e Glorinha Gadelha, Egberto Gismonti, Heraldo do Monte, Hermeto Pascoal,  Zé Marcelino e Maurício de Oliveira, além, de Leo Brouwer e Astor Piazzolla. A Orquestra de Violões nas Escolas Estaduais do Espírito Santo promete uma experiência musical inesquecível, unindo talento, dedicação e paixão pela música.

O concerto será antecedido pela Tocata da AV-Rio, um sarau aberto ao público e gratuito, em que qualquer violonista profissional, amador ou estudante pode trazer seu violão e tocar. É necessário trazer duas coisas: seus próprios instrumentos e a vontade de compartilhar a sua arte!

Programa

Coisa nº 4 – Moacir Santos *

Feira de Mangaio – Sivuca e Glorinha Gadelha*

Maracatu – Egberto Gismonti*

Sete An̩is РEgberto Gismonti*

Lágrima Nordestina – Heraldo do Monte *

Ṣo Jorge РHermeto Pascoal *

Beb̻ РHermeto Pascoal *

Paisagem Cubana com Chuva – Leo Brouwer

Libertango – Astor Piazzolla *

Uma Sala de Reboco РZ̩ Marcelino*

Canção da Paz – Maurício de Oliveira**

Ardiloso – Maurício de Oliveira *

*Arranjos de Phillipp Areias

** Arranjo de Bruno Soares

Sobre o Violões da AV-Rio

Associação de Violão do Rio (AV-Rio) foi fundada em janeiro de 2001 com o objetivo expresso de realizar, apoiar e divulgar manifestações do violão instrumental de todos os estilos. A AV-Rio sempre contou com um tripé central de apoio, formado por profissionais e professores, estudantes de violão e amadores. Cada um desses grupos tem sido (e continua sendo) central para que a AV-Rio possa ter continuidade com suas múltiplas ações contínuas, que incluem essa série (e as outras), os concursos nacionais de violão, o Sarau da AV-Rio, a Orquestra de Violões da AVRio e um projeto de ensino gratuito de violão.