Sobre um fundo de tecido marrom, dispostos em círculo, cinco instrumentos de corda (violão, viola…) dos quais só aparece a parte superior: mão, tarraxas, pestana e parte dos braços com as cordas.

obras de
Mignone, Bach, Villa-Lobos,
João Lyra e Agustín Barrios

entre outros

alunos
Alexsandro Santos, Antonio Martins,
Bernardo Jannuzzi, Guido Tornaghi
Pedro Sett, Raphael Cisneiros
e Vitoria Marques

20 de abril
sábado, às 17h

local
Sala de Sessões

valor
R$20 (R$10 meia)

 

classificação indicativa AL (livre)

Sinopse

A série AV-Rio inova o modelo deste recital, juntando alunos escolhidos a dedo por variados professores do Rio de Janeiro. Alexsandro Santos, Antonio Martins, Bernardo Jannuzzi, Guido Tornaghi, Pedro Sett, Raphael Cisneiros e Vitoria Marques  foram indicados por Marco Lima, Lula Perez, Paulo Pedrassoli, Clayton Vetromilla, Nicolas de Souza Barros, Luis Carlos Barbieri e Marcia Taborda, para apresentar obras de Mignone, Bach, Villa-Lobos, João Lyra e Agustín Barrios, entre outros.

Programa

Alexsandro Santos: violão
(aluno de Marco Lima)

  • J. S. Bach – Prelúdio BWV 998
  • M. Castelnuovo-Tedesco – Melancolia
  • H. Villa-Lobos  – Prelúdio 5

Antonio Martins: violão
(aluno de Lula Perez)

  • Mateo Carcassi – Andantino, Valsa  e Allegretto  Op. 59

Vitoria Marques: violão
(aluna de Marcia Taborda)

  • Luis Carlos Barbieri – A Santa Ceia Segunto Athayde
  • Heitor Villa-Lobos – Prelúdio N°. 3
  • João dos Santos  – Malandro Descendo o Morro

Guido Tornaghi: violão
(aluno de Clayton Vetromilla)

  • J. S. Bach  – Gavotte en Rondeau BWV 1006 (Arr. N. S. Barros)
  • Agustín Barrios  – Choro da Saudade
  • João Lyra – De João Pra Pernambuco

Raphael Cisneiros: violão
(aluno de Luis Carlos Barbieri)

  • João Pernambuco – Sons de Carrilhões
  • Stanley Meyers – Cavatina
  • J. S. Bach – Prelúdio BWV 1007

Bernardo Jannuzzi: violão
(aluno de Paulo Pedrassoli)

  • Bernardo Jannuzzi – Ardor
  • Manuel Ponce – 3º Mov. da Sonatina Meridional
  • Radamés Gnattali – Dança Brasileira

Pedro Sett: violão
(aluno de Nicolas S. Barros)

  • Isaac Albeniz – Granada (arr.: N. S. Barros)
  • Domenico Scarlatti – Sonata K. 146 (arr.: N. S. Barros)
  • Francisco Mignone – Estudo 12

Sobre os alunos destacados do Rio

Alexsandro Santos

Iniciou seus estudos de violão aos 16 anos, no Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro (Niterói), sob orientação do professor Paulo Targino. Já se apresentou no Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói, no Centro Cultural da Justiça Federal e foi finalista do 2° Concurso de Novos Talentos da AV- Rio (2004). Interrompeu os estudos por um período, retornando em 2022 sob a orientação do professor Marco Lima.

Antonio Martins

Carioca e nascido em 1982, após dar os primeiros passos no violão como autodidata, passou a estudar sob orientação do professor Lula Perez, em 2021. Em seguida, iniciou seus estudos de teoria e percepção musical com a conceituada professora Felicia Wang e permanece tendo aulas como esses dois professores.

Bernardo Jannuzzi

Iniciou seus estudos de violão aos 14 anos, ingressando em seguida no Conservatório de Música de Niterói. Com 16 anos, integrou o corpo da Orquestra do Liceu Nilo Peçanha (ONP) como guitarrista e violonista, realizando diversas apresentações em escolas municipais e estaduais de Niterói, assim como na Câmara de Vereadores da cidade. Aos 17 anos, ingressou no Curso Técnico da Escola Villa-Lobos, também recebendo bolsa concedida pela Orquestra de Cordas da Grota para participar do Festival do Vale do Café (Vassouras, RJ), onde fez masterclass com Turibio Santos. Ingressou então o Bacharelado em Violão da UFRJ, onde é orientado por Paulo Pedrassoli. Já tocou o Concerto RV93 de Vivaldi com a Orquestra de Cordas da Grota, sob regência de Katunga Vidal. Em 2023, foi finalista de dois concursos nacionais: o I Concurso Sebastião Tapajós e o Concurso Nacional Fred Schneiter.

Guido Tornaghi

É bacharelando em Violão na UNIRIO, integrando a classe do professor Clayton Vetromilla. Foi aluno da Escola Portátil de Música, onde estudou com Mauricio Carrilho, Luiz Flávio Alcofra e Iuri Bittar. Estudou violão também com Yuri Reis e Luis Carlos Barbieri. É frequentador assíduo de rodas de choro, tendo acompanhado músicos como Leonardo Miranda, Luciana Rabello, Pedro Amorim, Oscar Bolão, Everson Moraes, Aquiles Moraes, Deo Rian, Bruno Rian, Tomaz Retz, Ronaldo do Bandolim, Luizinho 7 Cordas, Jayme Vignoli e Marcus Thadeu, dentre outros. Já se apresentou na em locais como Casa do Choro, Armazém do Campo, Centro Cultural da Justiça Federal, Sobrado da Cidade, Rádio Roquette Pinto, Centro da Música Carioca Artur da Távola e Imperator – Centro Cultural João Nogueira. Trabalhou também no Acervo da Casa do Choro, na catalogação e digitalização de partituras e documentos do acervo pessoal de Altamiro Carrilho, assim como na elaboração do site de Altamiro. É atualmente integrante dos conjuntos de choro Regional Subindo a Serra e Boêmia Terra, do quarteto de forró Forrópião, e atua como violonista do grupo vocal Abstrasom.

Pedro Sett

Carioca, iniciou seus estudos em 2020 ao ingressar no Curso Técnico em Música do Colégio Pedro II (RJ), em que foi orientado por Vanessa Weber. Durante os três anos de sua formação, participou de festivais de música e masterclasses com Luiz Cláudio Ribas (UNESPAR), Alexandre Lopes (UNILA) e Fábio Zanon. Em 2023, lecionou nas seguintes instituições: Escola Berta, Allegro Espaço Musical e Escola de Música Império Musical, também ministrando aulas voluntárias na Associação pela Vida (ONG), onde lecionou as disciplinas Teoria Musical, Violão Popular e Violão Erudito para jovens e adultos. Em 2023, ingressou no Bacharelado em Violão da UNIRIO, no qual integra atualmente a classe de Nicolas de Souza Barros. Também está cursando o Curso Técnico em Composição e Arranjo da Escola de Música Villa-Lobos (RJ).

Raphael Cisneiros

Com 38 anos, Raphael Cisneiros é engenheiro mecânico e apaixonado por música. Começou a ter contato com o violão na adolescência, trabalhando com repertórios de rock e música popular. Em 2022, decidiu iniciar seus estudos de no violão clássico, estudando até hoje com o violonista Luis Carlos Barbieri, e encontrando seu estilo e verdadeira paixão como instrumentista.

Vitoria Marques

Iniciou seus estudos formais de violão em 2020 com Alisson Freire. No ano seguinte, foi aprovada para o Curso Técnico em Violão da Escola de Música Villa-Lobos, onde estudou com Mara Lúcia Ribeiro. Em 2022, ingressou no Bacharelado da Escola de Música da UFRJ, integrando a classe de Marcia Taborda. Desde 2023 tem integrado o conjunto Violões da UFRJ.

 

Sobre a Violões da AV-Rio

Associação de Violão do Rio (AV-Rio) foi fundada em janeiro de 2001 com o objetivo expresso de realizar, apoiar e divulgar manifestações do violão instrumental de todos os estilos. A AV-Rio sempre contou com um tripé central de apoio, formado por profissionais e professores, estudantes de violão e amadores. Cada um desses grupos tem sido (e continua sendo) central para que a AV-Rio possa seguir com suas múltiplas ações contínuas, que incluem essa série, os concursos nacionais de violão, o Sarau da AV-Rio, a Orquestra de Violões da AVRio e um projeto de ensino gratuito de violão.