Dois jovens, segurando instrumentos musicais, posam para a foto. No lado esquerdo, o jovem usa blusa social de manga longa vermelha e apoia o violão em uma das pernas, segurando com a mão direita. Ele tem cabelos curtos escuros, bigode e cavanhaque. Já do lado direito, o outro músico usa óculos, tem cabelos escuros e cavanhaque; veste camisa social roxa. Ele segura uma flauta. No plano de fundo, folhagens de vários tons de verde. Os dois sorriem levemente para a câmera.

16 de março
sábado, às 17h

local
Sala de Sessões

valor
R$ 20 (R$ 10 meia)

classificação indicativa AL (livre)

Duo
Tacio Prevatto (violão e arranjos)
Erick do Carmo (flauta)

obras de
Padre Antonio Soler,
Carlos Seixas, 

Liduíno Pitombeira
e Astor Piazzolla

 

Duo
Rafael Sepulveda (violão)
Daniel Pereira de Souza (flauta)

obras de
G. F. Handel,
Kaspar Furstenau,

Bela Bartok
e Radamés Gnattali

 

Sinopse

A Associação de Violão do Rio busca enfatizar as contribuições da geração jovem de músicos brasileiros. Neste recital, apresenta dois duos de flauta e violão, com a participação de dois violonistas premiados do Estado do Rio nos últimos anos. Tacio Prevatto (violão), Erick do Carmo (flauta), Rafael Sepulveda (violão) e Daniel Pereira de Souza (flauta) farão um recital diversificado, tocando obras G. P. Handel, K. Fursternau, B. Bartok, Radamés Gnattali, Padre Antônio Soler, Carlos Seixas, Astor Piazzolla e Liduino Pitombeira.

Programa

Duo
Tacio Prevatto (violão e arranjos)
Erick do Carmo (flauta)

  • Padre Antonio Soler (1729-1783)
    • Sonata 56 (arr.: T. Prevatto)
      – Sonata 110 (arr.: T. Prevatto)
  • Carlos Seixas (1704-1742)
    • Sonata 78 (arr.: T. Prevatto)
  • Liduíno Pitombeira (1962)
    • Brazilian Landscapes nº12.
      II. Baião   V. Acalanto
  • Astor Piazzolla (1921-1992)
    • Oblivion (arr.: T. Prevatto)
      – Bordel (1900)

Duo
Rafael Sepulveda (violão)
Daniel Pereira de Souza (flauta)

  • G. F. Handel (1685-1759)
    • Sonata em Lá menor
      I. Larghetto II. Allegro
      III. Adagio   IV. Allegro
  • Kaspar Furstenau (1772-1819)
    • Ecossaise
      – Andante
      – Allegro
  • Bela Bartok (1881-1945)
    • Joc cu bata
      – Braûl
      – Pe loc
      – Maruntel
  • Radamés Gnattali (1906-1988)
    • Sonatina para flauta e violão
      I. Cantando com simplicidade
      II. Expressivo e pouco rubato

 

Minibios

Violões da AV-Rio

Associação de Violão do Rio (AV-Rio) foi fundada em janeiro de 2001 com o objetivo expresso de realizar, apoiar e divulgar manifestações do violão instrumental de todos os estilos. A AV-Rio sempre contou com um tripé central de apoio, formado por profissionais e professores, estudantes de violão e amadores. Cada um desses grupos tem sido e continua sendo central para que a AV-Rio possa ter continuidade com suas múltiplas ações contínuas, que incluem esta série (e as outras), os concursos nacionais de violão, o Sarau da AV-Rio, a Orquestra de Violões da AV-Rio e um projeto de ensino gratuito de violão.

DANIEL SOUZA

Estudou flauta pela Escola de Música do Colégio Pedro II, formando-se em  2019. Atualmente, cursa o Bacharelado em Flauta pela UNIRIO, sob a orientação da professora Laura Rónai. Integrou como flautista a Orquestra Violões do Forte de Copacabana em 2021 e 2022, em que participou das homenagens aos 90 anos do Cristo Redentor e a Comemoração dos 107 anos do Forte de Copacabana.

ERICK DO CARMO

Erick do Carmo é flautista desde 2015, quando iniciou seus estudos no ensino técnico em música do Colégio Pedro II. Ao longo de sua formação, teve aulas com importantes flautistas do Rio de Janeiro, como Sérgio Barrenechea, Helder Teixeira, Ana Paula Cruz, Celso Woltzenlogel e Odette Ernst Dias. Atualmente, cursa o Bacharelado em Flauta na UNIRIO, sendo orientado por Laura Rónai. Também estuda a flauta traversa barroca, integrando a Orquestra Barroca da Unirio (OBU). Já participou de masterclasses com renomados intérpretes do estilo barroco, como Rachel Brown (Inglaterra), Diana Baroni (Argentina) e Alexis Kossenko (França). Enquanto professor, atua na área de musicalização para crianças nos anos de educação básica.

RAFAEL SEPULVEDA

Nascido em 2000, o niteroiense Rafael Sepulveda iniciou seus estudos de violão, percepção e teoria musical em 2017 com Valéria Gomes. Em 2018, entrou no Bacharelado em Violão da UNIRIO, sendo orientado por Nicolas de Souza Barros. Já apresentou-se pelo 56o Festival Villa Lobos (Museu Villa-Lobos, Rio de Janeiro), também participando de recitais coletivos de violão na UNIRIO e em cerimonias e em eventos didáticos na região de Niterói. Em 2020, recebeu o 4º Lugar no I Concurso Virtual Nacional de Violão da AV-Rio – Homenagem a Sergio Abreu, e em 2022, o 2º Lugar no II Concurso Virtual Nacional de Violão da AV-Rio – Homenagem a Turibio Santos. No mesmo ano, venceu o Concurso Internacional Violão e Violão (Brasil / Portugal).

TÁCIO PREVATTO

Começou a tocar violão aos 14 anos de idade, também aprendendo rudimentos musicais no Colégio Pedro II. Durante dois anos, foi bolsista do projeto “Fazendo Música no Percurso da História”, participando de diversos concertos didáticos coordenados por Rebeca Vieira. Em 2017, ingressou no Curso Técnico da Escola de Música Villa-Lobos, onde estudou com Mara Lúcia Ribeiro. Participou de masterclasses com Turibio Santos, Thomas Patterson (EUA), Francisco Gil (MEX), Ximena Matamoros (CHI), Thiago Colombo e Fabio Zanon. Em 2018, ingressou na Orquestra de Violões da AV-Rio, realizando diversos recitais com esse conjunto em importantes salas do Rio de Janeiro. No mesmo ano, ingressou no curso de Licenciatura em Música da UNIRIO, transferindo em seguida para o Bacharelado em Violão da instituição e estudando com Maria Haro; atualmente, integra a classe de Nicolas de Souza Barros. Foi semifinalista das edições IX e X do Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter e finalista do II CNVV da AV-Rio, no qual conquistou o 4o lugar. Em 2023, foi aceito no Programa de Mestrado em Música Profissional da UNIRIO e na Licenciatura em Música da UNIRIO.

Ficha-técnica

Duo Tacio Prevatto – violão e arranjos/ Erick do Carmo – flauta
Duo Rafael Sepulveda – violão / Daniel Pereira de Souza – flauta