Fojurj reúne-se no prédio-sede do TRT-RJ
Publicado em 16/10/2025

Foi realizada a primeira reunião executiva do Fórum Permanente do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (Fojurj) após o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ), desembargador Roque Lucarelli Dattoli, assumir a coordenação do Fojurj, em fevereiro último. O encontro ocorreu no salão nobre do prédio-sede do TRT-RJ em 9/7.
Um dos assuntos em pauta foi avaliar o andamento dos projetos de instalação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs) em determinados municípios, entre os quais Itaguaí, Paraty e Carapebus, que ainda dependem da adesão das prefeituras locais. Considera-se PID qualquer sala ou espaço que permita, de forma adequada e simultaneamente para mais de um ramo do Poder Judiciário, a realização de atos processuais – como depoimentos de partes, testemunhas e outros colaboradores da justiça, por sistema de videoconferência -, bem como o atendimento por meio do Balcão Virtual, com possibilidade de agregar outros serviços públicos voltados à cidadania. Os PIDs estão sendo implantados na forma prevista da Resolução 508/2023, do Conselho Nacional Justiça (CNJ).
O grupo também debateu sobre um projeto proposto pelo TRT-RJ, “Desatando Vulnerabilidades”, voltado a pessoas em situação de rua em consonância com as diretrizes da Resolução 425/2021, do CNJ, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. A iniciativa consiste em uma ação coletiva entre os órgãos do sistema de Justiça, englobando a doação de roupas por servidores(as) e demais interessados(as). Durante a reunião, constatou-se a necessidade de um novo encontro para debater os limites do Poder Judiciário no atendimento a esse público.
Sobre o Fojurj
O Fórum Permanente do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (Fojurj) congrega o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ), o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ).
O objetivo do Fojurj é estabelecer um canal de parceria institucional permanente, visando à integração e ao fortalecimento dos órgãos do Poder Judiciário no Rio de Janeiro. Esperam-se também o compartilhamento de boas práticas e a realização de ações e atividades conjuntas, fomentando a cooperação tanto em sede administrativa, como em sede jurisdicional.
Fonte: portal do TRT-RJ.


