Corregedoria da 2ª Região: Painel passa a relacionar histórico de magistrados lotados desde o final dos anos 90*

Publicado em 11/07/2024

Saiba mais sobre o Painel de Indicadores da Corregedoria da 2ª Região

A Corregedoria do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), empenhada em atingir as Metas Nacionais do Poder Judiciário e acabar com o estoque de processos causadores de altas taxas de congestionamento nos Juízos, investe em avançadas ferramentas tecnológicas de gestão de dados, que permitem a análise do desempenho dos Juízos e fornecem todas as informações essenciais para melhor organização dos trabalhos e tomadas de decisão.

Disponível na página da Corregedoria na internet, o Painel de Indicadores oferece gráficos percentuais e permite o acesso a diversos relatórios, dentre os quais: petições pendentes, processos parados, execuções contra grande devedores, monitoramento de perícias médicas, produtividade do Juízo, dentre outros.

A novidade é que o painel passou a relacionar, também, o histórico de magistrados lotados em cada vara desde o final dos anos 1990. O link fica no campo superior direito do Painel de Indicadores. Basta selecionar a vara federal e clicar no link “Histórico de Magistrados”, conforme figura abaixo.

 

 

Outros painéis da Corregedoria

Além do Painel de Indicadores, a Corregedoria disponibiliza também os seguintes painéis:

O Painel de desempenho dos Juízos apresenta as principais informações da tramitação de processos, tais como: o acervo de processos (ativo, suspenso e parado), a taxa de congestionamento e o percentual de cumprimento das Metas do CNJ e do CJF.

O Painel de desempenho dos magistrados traz, no período selecionado, a produtividade de cada Magistrado, organizada por despacho, decisão e sentenças – estas agrupadas por tipo.

O Painel de plano de trabalho foi desenvolvido para atender à Diretriz Estratégica nº 1 das Corregedorias (Desenvolver projeto de trabalho junto às Unidades Jurisdicionais com maior dificuldade em atingir as Metas Nacionais 1 e 2 do CNJ ou com recorrente excesso de prazo de conclusão), estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça, e disponibiliza um relatório com os Juízos deficitários, em relação às referidas metas e com excesso de prazo na conclusão para sentença. Assim, permite, de forma objetiva e eficiente, a formação de Grupos de Trabalho que atuarão em auxílio à Unidade.

O Portal de Estatística apresenta diversos relatórios prontos, como: ações relacionadas ao COVID-19 (e correlato Auxílio-Emergencial) e dados globais da Justiça Federal da 2ª Região. Além disso, possibilita a criação de relatórios particularizados, mesclando apenas as informações de interesse do usuário. Esta última opção exige que o usuário se logue no sistema.

Metas Nacionais

As Metas Nacionais do Poder Judiciário representam o compromisso dos tribunais brasileiros com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, buscando proporcionar à sociedade serviço mais célere, com maior eficiência e qualidade. As metas são definidas anualmente pelos presidentes dos tribunais brasileiros. Algumas das metas incluem:

– Julgar mais processos que os distribuídos (Meta 1)
– Julgar processos mais antigos (Meta 2)
– Estimular a conciliação (Meta 3)
– Reduzir a Taxa de Congestionamento (Meta 5)
– Estimular a Inovação no Poder Judiciário (Meta 9)
– Promover os Direitos da Criança e do Adolescente (Meta 11)

*Com informações do TRF2 e do CNJ

Compartilhar: