Livro lançado pela Enfam conta com a participação de juiz federal da 2ª Região e servidora da Emarf*

Publicado em 11/07/2024

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) lançou na última terça-feira, 9 de julho, o livro Coordenação e Gestão Educacional/Pedagógica – Trabalho e Formação como Práxis Educativa. O evento ocorreu no auditório da Escola Nacional, em Brasília/DF, e contou com participações presenciais e virtuais de organizadores e autores.

 

Lançamento do livro “Coordenação e Gestão Educacional/Pedagógica – Trabalho e Formação como Práxis Educativa”, no auditório da Enfam, em Brasília/DF

 

A obra, organizada por José Vieira de Sousa, Marizete da Silva Oliveira, Julia Maurmann Ximenes, Liliane Campos Machado e Vladimir Santos Vitovsky, traz perspectivas e práticas em diferentes contextos de Educação Profissional Judicial, oferecendo uma visão abrangente e detalhada sobre a gestão e a coordenação pedagógica.

O projeto, que começou a ser idealizado em 2017, nasceu das observações da coordenadora pedagógica da Enfam, Marizete da Silva Oliveira, durante sua trajetória profissional. Ela percebeu a falta de uma literatura que oferecesse suporte teórico e prático aos que atuam em gestão e coordenação educacional nas Escolas de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e impulsionou a ideia de escrever um livro que pudesse reunir essas experiências e oferecer um guia prático para outros profissionais.

Entre outros, o coorganizador e coautor juiz federal Vladimir Santos Vitovsky e a coautora coordenadora do Núcleo de Gestão Escolar da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf), Clarice Biancovilli, trazem contribuições significativas à obra. Vladimir Vitovsky escreveu sobre o balanço de onze anos de atuação como coordenador pedagógico de ações educacionais para a formação e aperfeiçoamento de magistrados. Já Clarice Biancovilli escreveu reflexões sobre o projeto político pedagógico da Emarf sob uma perspectiva democrática, abordando aspectos centrais para a sua elaboração num contexto de gestão democrática, alguns resultados mais relevantes e os critérios a serem adotados para a sua revisão.

Em suma, com a diversidade de autores dentre membros da magistratura, servidores, pedagogas e pedagogos das escolas judiciais e da magistratura, a obra não se limita a uma única perspectiva; ela integra contribuições de autores que compartilham interesses comuns e experiências na educação judicial profissional.

O conteúdo do livro Coordenação e Gestão Educacional/Pedagógica – Trabalho e Formação como Práxis Educativa foi dividido em cinco eixos principais:

1) Trabalho educativo e gestão educacional/escolar: cenários, desafios e propostas
2) Coordenação e gestão pedagógica em diferentes contextos da educação judicial: perspectivas teóricas e práticas
3) Gestão, coordenação pedagógica e (auto) desenvolvimento profissional de docentes, discentes e equipes técnicas
4) Papéis da gestão e coordenação na construção do projeto político pedagógico: a Escola Judicial em Movimento
5) Acompanhamento e avaliação do trabalho educativo como focos de atuação da gestão e coordenação pedagógica

Com um enfoque tanto acadêmico quanto administrativo-pedagógico, a expectativa é que a obra se torne uma ferramenta auxiliar para quem atua na gestão e coordenação educacional, oferecendo reflexões sobre práticas baseadas em experiências reais.

Clique para ter acesso ao livro Coordenação e Gestão Educacional/Pedagógica – Trabalho e Formação como Práxis Educativa.

 

 

*Fonte: Emarf

 

 

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