Na foto, um homem encontra-se em uma partida de futebol. Ele está de costas com os braços estendidos ao lado do corpo e ambas as mãos abertas; parece estar na posição de goleiro, esperando para defender a bola. Ele é deficiente físico (não possui o membro inferior esquerdo). Tem cabelos curtos, é moreno e usa um uniforme de futebol azul turquesa. Na blusa dele, ao centro, o número 11, em preto. Na frente do homem, um campo de futebol com a grama verde, com algumas áreas um pouco queimadas do sol. Ao fundo, no final do campo, parte da baliza do gol oposto, a bola, alguns jogadores, um muro branco baixo, postes de luz e árvores.cinematografia mundial |
futebol | pluralidade |
diversidade |interatividade

> mostras competitivas
de curta e longa metragens
> mostras especiais

 

26 a 28 de abril
sexta a domingo

local
Cinema

valor
Gratuito

ingressos
clique aqui

Sinopse

O CINEFOOT é um festival internacional de caráter competitivo, que apresenta na sua programação mostras competitivas de curta e longa metragens.

No seu segmento não competitivo, o CINEFOOT inclui mostras especiais, com destaque para as sessões de homenagens, o foco no futebol feminino e questões étnico-raciais e as tradicionais exibições com recursos de acessibilidade.

O CINEFOOT, orgulhosamente, faz parte da história dos festivais de cinema do Brasil, sendo considerado um festival estratégico para este circuito por ser o único do país (e pioneiro na América Latina) voltado para a difusão de filmes sobre futebol.

Trata-se de uma iniciativa cultural original e única, que promove exibições da cinematografia mundial sobre futebol, além de outras experiências pautadas pela pluralidade, diversidade e interatividade.

Todas as atividades do festival são articuladas com temáticas que atravessam os diversos olhares e facetas do futebol, oferecendo ao público contato com filmes raramente exibidos no Brasil (na sua grande maioria inéditos) e atividades envolvendo profissionais atuantes no universo do cinema e do futebol.

Ficha-técnica

ANTONIO LEAL – Diretor e Curador
TETÊ MATTOS – Pesquisa Fílmica
MARIA CLARA KRUMPF – Produtora Executiva
DIOGO ALBUQUERQUE – Coordenador de Programação

Parceria com outras instituições

Patrocínio: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Approach Comunicação, AFP-Agence France Press, Content Publicidade e Propaganda, Tools Strategy, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do ISS do Rio de Janeiro, Pró-Carioca Programa de Fomento à Cultura Carioca, Ministério da Cultura, Governo Federal, Lei Paulo Gustavo.

Apoio: Riofilme, Pró-Carioca Audiovisual. Parceria: Museu da Pelada, Museu do Futebol.

Parceria Estratégica: Fórum dos Festivais, Biblioteca Parque de Maguinhos. Parceria Cultural: UFRJ/ECO, LEME UERJ, Balkurs Cultural, Ludopédio.

Parceria Internacional: Festival de Cinema de Futebol de Berlin, FICTS-Federação Internacional de Cinema e Televisão de Sports, Lisbon Sports Film Festival, Shoot Festival Compenhagem, Cinefoot Portugal, Cinefoot Argentina, Off Side Festival Barcelona, Thinking Football Festival Bilbao, La Lucarne Festival Paris, Yokohama Football Film Festival, Festival Minuto 90 Peru, Total Football Amsterdam, Calcio Solidare Roma, Flutiicht Fussball Film Festival Basel, FICBOL Cali, Festigol Chile.

Parceria de Mídia: Sportv, Canal Like, Canal Futura, Jornal dos Sports, The Players Tribune, Corner.