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Acorda! Coletivo de Música
Serão oferecidas oficinas antes dos concertos
para quem quiser conhecer as engrenagens
da produção das composições e arranjos do grupo.
20 de maioÂ
e 16 de setembro
(sábados)
de 11h às 16h
Inscreva-se aqui para as oficinas
*os participantes das oficinas receberão certificados
Público-alvo das oficinas
Alunos de composição, arranjo e instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), a partir dos 14 anos.
Público-alvo dos concertos
Público em geral, adultos e jovens de todas as idades
Sinopse
Misturando elementos da música de câmara e contemporânea à s raÃzes da música popular, o Acorda! Coletivo de música estreia no CCJF apresentando o resultado de suas pesquisas sonoras e convida o público a conhecer as engrenagens da produção de suas composições e arranjos, em oficinas ministradas antes dos concertos.
O repertório do primeiro concerto (20 de maio) reflete a diversidade do pensamento musical do conjunto, em arranjos originais para canções de Cartola, Baden Powel e Pixinguinha, e composições de Alexandre Fenerich. O grupo apresenta, também, improvisações livres criadas pelos integrantes do conjunto, além do repertório camerÃstico mais tradicional.
Formado por músicos atuantes nas principais orquestras sinfônicas do Rio de Janeiro e em demais formações da cena musical clássica e popular, o Acorda! Coletivo de Música prima pela qualidade e diversidade do repertório Oficina de interpretação – cordas / oficina de composição musical – analisar com os participantes o repertório do concerto que será apresentado do mesmo dia, no CCJF. As músicas serão abordadas a partir das questões relativas à interpretação e à composição, visto que algumas obras foram criadas para o grupo.
Sala de Cursos do CCJF
pré-requisto
ter mais de 14 anos
Gratuito
das 15h à s 16h – 1º Concerto
Teatro do CCJF
R$30 (R$15 meia)
Sala de Cursos do CCJF
pré-requisto
ter mais de 14 anos
Gratuito
das 15h à s 16h – 2º Concerto
Teatro do CCJF
R$30 (R$15 meia)
Conteúdo programático
- Interpretação – serão estudadas: técnicas instrumentais; opções estéticas para interpretar as obras; estratégias de adaptação idiomática de estilos da música popular brasileira para a situação de concertos.
- Composição – serão abordadas: técnicas empregadas; ideias composicionais trabalhadas; particularidades da escrita para cordas.
O objetivo é confluir os pontos de vista da interpretação e da composição para, ao final, promover uma conversa entre os membros do grupo e os participantes sobre as questões levantadas.
Programa - maio
- Agenor de Oliveira “Cartola†(1908-1980)
Sala de Recepção - Baden Powell (1937-2000)
Samba triste - Acorda!
Improviso livre 1 - Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Assovio a jato - Acorda!
Improviso livre 2 - Bernhard Romberg (1767-1841)
Trio
I – Allegro non tropo.
II – Andante.
III – Rondó - Alexandre Fenerich (1976)
Cadernos de Alexandre e Bernardo.
I – Andar titubeando.
II – O titerista bêbado e o boneco equilibrista - Alfredo da Rocha Vianna Filho “Pixinguinha†(1897-1973
Naquele Tempo (arranjo de Alexandre Fenerich)
Programa - setembro
- Adagio con Variazione
- Menueto
- Presto
Carl Nielsen – Faith and Hope are Playing.
Heitor Villa-Lobos (1887-1950) – assovio a jato.
Acorda! Improviso livre 1 (com a participação dos alunos da oficina).
Daniel Quaranta – Él me regaló un pedacito de tiempo.
- Alfredo da Rocha Vianna Filho “Pixinguinhaâ€
- Naquele Tempo
- Lamento
Arranjos de Alexandre Fenerich e Alexandre Brasil.
Ficha-técnica
Alexandre Brasil – contrabaixo
Alexandre Fenerich – flauta e composição
Nayara Tamarozi – violoncelo e composição
Andrea Pessoa – Assessoria de Imprensa
Site: http://www.4corda.wordpress.com
Apoio: Restaurante Ernesto
Realização: Irmãos Fantini